Efeitos da Variação do Número de Jogadores e da Disposição Espacial das Equipas nas Acções Tácticas no Ensino do Basquetebol
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/709 |
Resumo: | Objectivo desta tese foi analisar o efeito da variação do número de jogadores e da disposição espacial das equipas nas acções tácticas no ensino do Basquetebol. Para esse efeito forma observadas três formas jogadas distintas (3x3, 5x5 (4:1) e 5x5 (5:0) na modalidade de Basquetebol através da recolha de vídeos numa equipa do escalão de iniciados masculinos (49 ± 8,03 kg, 13, 3 ± 0,71 anos, 160,9 ± 0,91 cm). Foram definidas variáveis tácticas individuais e colectivas sendo elaborada uma ficha de registo a partir das mesmas. Os resultados obtidos foram tratados no programa de estatística SPSS que possibilitou o tratamento dos mesmos em três modos diferentes: comparação múltipla entre as três formas jogadas analisadas, sucesso e insucesso em função de cada posse de bola em cada forma jogada analisada e comparação das variáveis colectivas. Nos indicadores colectivos, apesar de não terem sido encontradas diferenças estatisticamente significativas obtivemos dados interessantes. O 3x3 apresenta posses de bola mais curtas e com menor número de passes tendo também o coeficiente de eficácia ofensiva mais baixo das três formas analisadas. Quanto aos indicadores individuais, as diferenças significativas detectadas indicam-nos que o 3x3 promove uma maior utilização dos meios tácticos colectivos básicos podendo ser um modo para que os jovens que iniciem a modalidade evoluam tacticamente. Estes dados demonstram os benefícios que o jogo reduzido 3x3 pode trazer a nível táctico para a iniciação no Basquetebol. |
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