Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho:um estudo aplicado a organizações de Economia Social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2298 |
Resumo: | Dissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2018 |
id |
RCAP_1fcc1c1910609621e8f9ce43c5b64922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2298 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho:um estudo aplicado a organizações de Economia SocialResponsabilidade socialSatisfaçãoEmoçõesEconomia socialInstituições particulares de solidariedade socialDissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2018Este trabalho testa empiricamente como as perceções de responsabilidade social e as emoções (positivas e negativas) explicam a satisfação com o trabalho. Testa igualmente o efeito mediador das emoções na relação entre as perceções de responsabilidade social e a satisfação com o trabalho. O estudo foi aplicado aos colaboradores de 17 instituições organizações de economia social do concelho de Santarém (Portugal). A amostra abarca 370 colaboradores (94,3% são do género feminino; 56% possuem habilitações ao nível do 9º ano, 23% do 12º ano e 21% do ensino superior; 12% ocupam cargos de chefia). Os inquiridos têm, em média, 42,76 anos (dp: 10,12) e trabalham na instituição, em média, há 9,39 anos (dp: 7,69). O instrumento de recolha de dados referente às perceções de responsabilidade social foi adaptado de Rego, Leal e Cunha (2011), tendo sido retirados os itens que não se aplicavam ao setor de economia social (Leal, Ribeiro & Jorge, 2013). Os itens de emoções positivas e negativas foram retirados da escala de PANAS (Positive and Negative Affect Schedule; Watson, Clark & Tellegen, 1988). A satisfação com o trabalho foi medida com dois itens de Valentine e Fleischman (2008) e um de Nascimento (2011). As escalas de responsabilidade social e a das emoções foram submetidas a análises fatoriais exploratórias. Analisou-se a consistência interna das escalas e prosseguiu-se com análises de médias, correlações e regressões lineares hierárquicas. Nas análises, controlou-se o efeito do género, idade, escolaridade, antiguidade e o exercer (ou não) cargos de chefia.Os dados sugerem o seguinte: (a) as emoções positivas são positivamente influenciadas pelas perceções de responsabilidade social global (média dos cinco fatores que compõem a RS); (b) as emoções negativas são negativamente influenciadas pelas perceções de responsabilidade social global; (c) a satisfação global com o trabalho é positivamente influenciado pelas perceções de responsabilidade global e pelas emoções positivas; (d) as emoções negativas não influenciam de modo significativo a satisfação global das pessoas no trabalho; (e) as emoções positivas medeiam a relação entre as perceções de responsabilidade social e a satisfação no trabalho, o mesmo não acontecendo com as emoções negativas. Os resultados deste estudo podem ser utilizados na definição de uma política de gestão de recursos humanos que: valorize a conciliação da vida pessoal e profissional dos seus colaboradores; apoie os colaboradores que desejam adquirir formação adicional; encoraje os colaboradores a desenvolver as suas competências e carreiras; desenvolva um clima de trabalho propício às emoções positivas e que mitigue as negativas.Leal, SusanaJorge, FátimaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRibeiro, Cláudia Sofia da Silva2018-08-14T09:31:34Z2018-06-192018-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2298TID:201969653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:23.657156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho:um estudo aplicado a organizações de Economia Social |
title |
Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho:um estudo aplicado a organizações de Economia Social |
spellingShingle |
Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho:um estudo aplicado a organizações de Economia Social Ribeiro, Cláudia Sofia da Silva Responsabilidade social Satisfação Emoções Economia social Instituições particulares de solidariedade social |
title_short |
Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho:um estudo aplicado a organizações de Economia Social |
title_full |
Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho:um estudo aplicado a organizações de Economia Social |
title_fullStr |
Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho:um estudo aplicado a organizações de Economia Social |
title_full_unstemmed |
Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho:um estudo aplicado a organizações de Economia Social |
title_sort |
Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho:um estudo aplicado a organizações de Economia Social |
author |
Ribeiro, Cláudia Sofia da Silva |
author_facet |
Ribeiro, Cláudia Sofia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leal, Susana Jorge, Fátima Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Cláudia Sofia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social Satisfação Emoções Economia social Instituições particulares de solidariedade social |
topic |
Responsabilidade social Satisfação Emoções Economia social Instituições particulares de solidariedade social |
description |
Dissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-14T09:31:34Z 2018-06-19 2018-06-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2298 TID:201969653 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2298 |
identifier_str_mv |
TID:201969653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137033551085568 |