Comunicacao das organizacões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neiva, Filipa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/145218
Resumo: A importância das organizações é conhecida por todos: a solidez de uma empresa, da marca que representa, o peso que tem para o setor e a relevância para a sociedade. Do outro lado da equação ficam os intermediários para esse sucesso, imprescindíveis para o crescimento e funcionamento de qualquer organização. Numa perspetiva integrada na gestão de recursos humanos e na gestão da comunicação, este artigo abarca alguns conceitos da comunicação das organizações e a importância da sua estratégia para uma empresa mais solidificada, uma marca mais ativa, colaboradores mais motivados e integrados num espírito de envolvência no seu trabalho. Após leitura de várias referências bibliográficas de autores da área, e de modo a compreender a origem e posteriormente a importância desta vertente da comunicação, foi analisada a sua perspetiva estratégica, levando o conceito à comunicação interna, essencial ao crescimento das empresas e das comunidades locais. The importance of organizations is acknowledged by everyone: the solidity of a company, the brand it represents, its weight in the sector and its relevance for society. On the other side of the equation stand the intermediates for that success, the ones who are indispensable for the growth and the operations of any organization. By defending its integration with human resource management and communication management, this article covers some concepts of organization communication and the importance of its strategy for a more solid company, a more active brand and more motivated workers who are immersed in the spirit of their work. After reading several reference authors on these issues, and so as to comprehend the origin and importance of this communication strand, the strategic perspective was analyzed, leading to the concept of internal communication, essential to the growth of companies and local communities.
id RCAP_1fd0ff22cc6959da6667e64ff45f405f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/145218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicacao das organizacõesOrganizational communicationThe importance of internal communicationUm olhar sobre a importância da comunicacao internaCorporative responsibilityIntegrated communicationInternal communicationOrganizational communicationOrganizational cultureComunicação OrganizacionalComunicação InternaCultura OrganizacionalResponsabilidade CorporativaComunicação IntegradaCommunicationA importância das organizações é conhecida por todos: a solidez de uma empresa, da marca que representa, o peso que tem para o setor e a relevância para a sociedade. Do outro lado da equação ficam os intermediários para esse sucesso, imprescindíveis para o crescimento e funcionamento de qualquer organização. Numa perspetiva integrada na gestão de recursos humanos e na gestão da comunicação, este artigo abarca alguns conceitos da comunicação das organizações e a importância da sua estratégia para uma empresa mais solidificada, uma marca mais ativa, colaboradores mais motivados e integrados num espírito de envolvência no seu trabalho. Após leitura de várias referências bibliográficas de autores da área, e de modo a compreender a origem e posteriormente a importância desta vertente da comunicação, foi analisada a sua perspetiva estratégica, levando o conceito à comunicação interna, essencial ao crescimento das empresas e das comunidades locais. The importance of organizations is acknowledged by everyone: the solidity of a company, the brand it represents, its weight in the sector and its relevance for society. On the other side of the equation stand the intermediates for that success, the ones who are indispensable for the growth and the operations of any organization. By defending its integration with human resource management and communication management, this article covers some concepts of organization communication and the importance of its strategy for a more solid company, a more active brand and more motivated workers who are immersed in the spirit of their work. After reading several reference authors on these issues, and so as to comprehend the origin and importance of this communication strand, the strategic perspective was analyzed, leading to the concept of internal communication, essential to the growth of companies and local communities.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)RUNNeiva, Filipa2022-11-03T22:13:40Z2018-11-122018-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article13application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/145218por1645-5681PURE: 47338938https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:25:23Zoai:run.unl.pt:10362/145218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:51:58.039444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicacao das organizacões
Organizational communicationThe importance of internal communication
Um olhar sobre a importância da comunicacao interna
title Comunicacao das organizacões
spellingShingle Comunicacao das organizacões
Neiva, Filipa
Corporative responsibility
Integrated communication
Internal communication
Organizational communication
Organizational culture
Comunicação Organizacional
Comunicação Interna
Cultura Organizacional
Responsabilidade Corporativa
Comunicação Integrada
Communication
title_short Comunicacao das organizacões
title_full Comunicacao das organizacões
title_fullStr Comunicacao das organizacões
title_full_unstemmed Comunicacao das organizacões
title_sort Comunicacao das organizacões
author Neiva, Filipa
author_facet Neiva, Filipa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Neiva, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Corporative responsibility
Integrated communication
Internal communication
Organizational communication
Organizational culture
Comunicação Organizacional
Comunicação Interna
Cultura Organizacional
Responsabilidade Corporativa
Comunicação Integrada
Communication
topic Corporative responsibility
Integrated communication
Internal communication
Organizational communication
Organizational culture
Comunicação Organizacional
Comunicação Interna
Cultura Organizacional
Responsabilidade Corporativa
Comunicação Integrada
Communication
description A importância das organizações é conhecida por todos: a solidez de uma empresa, da marca que representa, o peso que tem para o setor e a relevância para a sociedade. Do outro lado da equação ficam os intermediários para esse sucesso, imprescindíveis para o crescimento e funcionamento de qualquer organização. Numa perspetiva integrada na gestão de recursos humanos e na gestão da comunicação, este artigo abarca alguns conceitos da comunicação das organizações e a importância da sua estratégia para uma empresa mais solidificada, uma marca mais ativa, colaboradores mais motivados e integrados num espírito de envolvência no seu trabalho. Após leitura de várias referências bibliográficas de autores da área, e de modo a compreender a origem e posteriormente a importância desta vertente da comunicação, foi analisada a sua perspetiva estratégica, levando o conceito à comunicação interna, essencial ao crescimento das empresas e das comunidades locais. The importance of organizations is acknowledged by everyone: the solidity of a company, the brand it represents, its weight in the sector and its relevance for society. On the other side of the equation stand the intermediates for that success, the ones who are indispensable for the growth and the operations of any organization. By defending its integration with human resource management and communication management, this article covers some concepts of organization communication and the importance of its strategy for a more solid company, a more active brand and more motivated workers who are immersed in the spirit of their work. After reading several reference authors on these issues, and so as to comprehend the origin and importance of this communication strand, the strategic perspective was analyzed, leading to the concept of internal communication, essential to the growth of companies and local communities.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12
2018-11-12T00:00:00Z
2022-11-03T22:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/145218
url http://hdl.handle.net/10362/145218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-5681
PURE: 47338938
https://doi.org/10.14195/2183-5462_33_4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 13
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138111760891904