A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Nuno Filipe Bebiano da Cunha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Eusébio, Maria Celeste Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.10649
Resumo: Accessible tourism is one of the growing research areas. However, most of the scientific production within this area addresses physical accessibility, with very little research focusing interpersonal barriers, more specifically attitudes towards people with disabilities. In Portugal, the majority of higher education tourism courses do not include in their curriculum a module dedicated to this subject. The purpose of this research is to determine whether previous contacts with people with special needs influences the knowledge about the accessible tourism market segment of tourism undergraduate and master students, as well as their attitudes towards this group of people. In order to achieve these objectives, a questionnaire was self-administered to 288 students of the higher education in tourism. The findings suggested that there are statistically significant differences between students who frequently contact people with special needs, particularly in terms of their knowledge of the accessible tourism market segment and attitudes towards this group. This study contributes, on a theoretical plan, for the validation of the relation between the frequency of previous contact with people with special needs and their attitudes towards this group of people. On the other hand, at a practical level, it helps higher education and vocational training institutions in order to reprogram curricula to improve attitudes towards people with disabilities.
id RCAP_1fe52ced4676284dbce9d691ef652a2a
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/10649
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismoAccessible tourism is one of the growing research areas. However, most of the scientific production within this area addresses physical accessibility, with very little research focusing interpersonal barriers, more specifically attitudes towards people with disabilities. In Portugal, the majority of higher education tourism courses do not include in their curriculum a module dedicated to this subject. The purpose of this research is to determine whether previous contacts with people with special needs influences the knowledge about the accessible tourism market segment of tourism undergraduate and master students, as well as their attitudes towards this group of people. In order to achieve these objectives, a questionnaire was self-administered to 288 students of the higher education in tourism. The findings suggested that there are statistically significant differences between students who frequently contact people with special needs, particularly in terms of their knowledge of the accessible tourism market segment and attitudes towards this group. This study contributes, on a theoretical plan, for the validation of the relation between the frequency of previous contact with people with special needs and their attitudes towards this group of people. On the other hand, at a practical level, it helps higher education and vocational training institutions in order to reprogram curricula to improve attitudes towards people with disabilities.O turismo acessível é uma das áreas de investigação em crescimento. Contudo, a maior parte da produção científica dentro desta área aborda a acessibilidade física, havendo muito pouca investigação que foque as barreiras interpessoais, mais concretamente, as atitudes em relação às pessoas com incapacidade. Em Portugal, a maioria dos cursos superiores de turismo não contemplam, nos seus programas curriculares, um módulo dedicado a esta temática. Neste contexto, esta investigação tem como objetivo determinar se os contactos prévios com pessoas com incapacidade (PCI) influenciam o conhecimento que os estudantes, de licenciatura e mestrado da área do turismo, possuem acerca do turismo acessível, bem como as suas atitudes em relação a este grupo de pessoas. Para a concretização destes objetivos foi administrado um questionário a 288 estudantes dos cursos de superiores de turismo. Os resultados sugerem que existem diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes que, frequentemente, contactam com pessoas com necessidades especiais, nomeadamente a nível do conhecimento que possuem acerca do segmento de mercado do turismo acessível e das atitudes em relação a este grupo. Este estudo contribui, num plano teórico, para a validação da relação que existe entre a frequência do contacto prévio com PCI e as atitudes em relação a este grupo de pessoas. Por outro lado, a nível prático contribui para que as instituições de ensino superior, técnico-profissionais ou empresas de formação profissional, possam reprogramar os planos curriculares de forma a melhorar as atitudes em relação às pessoas com incapacidade.Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2021-06-30T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.10649oai:proa.ua.pt:article/10649Journal of Tourism & Development; Vol 36 No 1 (2021); 279-299Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 36 n.º 1 (2021); 279-2992182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/10649https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.10649https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/10649/17971Direitos de Autor (c) 2021 Revista Turismo & Desenvolvimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Nuno Filipe Bebiano da CunhaEusébio, Maria Celeste Aguiar2022-09-26T10:56:46Zoai:proa.ua.pt:article/10649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:31.543479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismo
title A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismo
spellingShingle A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismo
Leal, Nuno Filipe Bebiano da Cunha
title_short A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismo
title_full A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismo
title_fullStr A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismo
title_full_unstemmed A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismo
title_sort A influência da interação com pessoas com incapacidade no conhecimento e atitudes dos estudantes do ensino superior de turismo
author Leal, Nuno Filipe Bebiano da Cunha
author_facet Leal, Nuno Filipe Bebiano da Cunha
Eusébio, Maria Celeste Aguiar
author_role author
author2 Eusébio, Maria Celeste Aguiar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Nuno Filipe Bebiano da Cunha
Eusébio, Maria Celeste Aguiar
description Accessible tourism is one of the growing research areas. However, most of the scientific production within this area addresses physical accessibility, with very little research focusing interpersonal barriers, more specifically attitudes towards people with disabilities. In Portugal, the majority of higher education tourism courses do not include in their curriculum a module dedicated to this subject. The purpose of this research is to determine whether previous contacts with people with special needs influences the knowledge about the accessible tourism market segment of tourism undergraduate and master students, as well as their attitudes towards this group of people. In order to achieve these objectives, a questionnaire was self-administered to 288 students of the higher education in tourism. The findings suggested that there are statistically significant differences between students who frequently contact people with special needs, particularly in terms of their knowledge of the accessible tourism market segment and attitudes towards this group. This study contributes, on a theoretical plan, for the validation of the relation between the frequency of previous contact with people with special needs and their attitudes towards this group of people. On the other hand, at a practical level, it helps higher education and vocational training institutions in order to reprogram curricula to improve attitudes towards people with disabilities.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.10649
oai:proa.ua.pt:article/10649
url https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.10649
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/10649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/10649
https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.10649
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/10649/17971
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Revista Turismo & Desenvolvimento
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Revista Turismo & Desenvolvimento
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 36 No 1 (2021); 279-299
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 36 n.º 1 (2021); 279-299
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130517209088000