Turismo acessível: a importância da formação na alteração das atitudes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25760 |
Resumo: | O turismo acessível é uma das áreas de investigação mais interessantes para os académicos. Contudo, a maior parte da produção científica dentro desta área foca a acessibilidade física, havendo muito pouca investigação que vise as barreiras interpessoais, mais concretamente as atitudes em relação às pessoas com incapacidade. A grande maioria dos estabelecimentos de ensino superior que lecionam cursos de turismo em Portugal, não contemplam, nos programas das suas unidades curriculares, um módulo dedicado exclusivamente a esta temática. Esta investigação tem como objetivo determinar se pequenas ações de formação e sensibilização em turismo acessível influenciam as atitudes dos estudantes, de licenciatura e mestrado, da área científica do turismo em relação às pessoas com incapacidade. Por outro lado, procura-se também averiguar se as variáveis demográficas, a frequência de interação com pessoas com incapacidade e o conhecimento do segmento de mercado influenciam essas atitudes. Para a concretização destes objetivos, foi desenvolvido um estudo empírico, recorrendo a uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Foi administrado um questionário em dois momentos chave, antes e depois de uma ação de formação, a 288 estudantes dos cursos de licenciatura e mestrado em turismo. Os resultados apontam, inequivocamente, para diferenças estatisticamente significativas entre as atitudes dos estudantes de turismo em relação às pessoas com incapacidade, após uma sessão de formação ou sensibilização acerca do tema. Este estudo de investigação contribui inequivocamente para que as instituições de ensino superior, de ensino técnico-profissional e as empresas de formação profissional possam reprogramar os seus planos curriculares, ou criar módulos que abordem o tema do turismo acessível e das necessidades dos turistas com incapacidade. Por outro lado, contribui para alertar a indústria do setor do turismo para a importância da formação nesta área e como a formação poderá contribuir para melhorar a qualidade dos serviços prestados. |
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O turismo acessível é uma das áreas de investigação mais interessantes para os académicos. Contudo, a maior parte da produção científica dentro desta área foca a acessibilidade física, havendo muito pouca investigação que vise as barreiras interpessoais, mais concretamente as atitudes em relação às pessoas com incapacidade. A grande maioria dos estabelecimentos de ensino superior que lecionam cursos de turismo em Portugal, não contemplam, nos programas das suas unidades curriculares, um módulo dedicado exclusivamente a esta temática. Esta investigação tem como objetivo determinar se pequenas ações de formação e sensibilização em turismo acessível influenciam as atitudes dos estudantes, de licenciatura e mestrado, da área científica do turismo em relação às pessoas com incapacidade. Por outro lado, procura-se também averiguar se as variáveis demográficas, a frequência de interação com pessoas com incapacidade e o conhecimento do segmento de mercado influenciam essas atitudes. Para a concretização destes objetivos, foi desenvolvido um estudo empírico, recorrendo a uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Foi administrado um questionário em dois momentos chave, antes e depois de uma ação de formação, a 288 estudantes dos cursos de licenciatura e mestrado em turismo. Os resultados apontam, inequivocamente, para diferenças estatisticamente significativas entre as atitudes dos estudantes de turismo em relação às pessoas com incapacidade, após uma sessão de formação ou sensibilização acerca do tema. Este estudo de investigação contribui inequivocamente para que as instituições de ensino superior, de ensino técnico-profissional e as empresas de formação profissional possam reprogramar os seus planos curriculares, ou criar módulos que abordem o tema do turismo acessível e das necessidades dos turistas com incapacidade. Por outro lado, contribui para alertar a indústria do setor do turismo para a importância da formação nesta área e como a formação poderá contribuir para melhorar a qualidade dos serviços prestados. |
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