Educação para os valores e desenvolvimento da oralidade: um estudo na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Inês Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25872
Resumo: O presente estudo pretendia promover valores junto de crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar e simultanealmente desenvolver nelas competências em comunicação oral. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeito terá a reflexão sobre a importância que as relações com pessoas de outras gerações têm na nossa vida social no desenvolvimento de competências em comunicação oral em situações mais formais em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar? Tínhamos ainda o seguinte objetivo de investigação: Desenvolver competências em comunicação oral em situações mais formais em crianças a frequentar a Educação Pré- Escolar a partir da reflexão sobre a importância que as relações com pessoas de outras gerações têm na nossa vida social. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre as relações entre crianças e adultos e implicou o envolvimento do público visado em atividades de compreensão e produção oral em situações mais formais. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em atividades envolvendo a reflexão sobre relações entre elas e adultos e a compreensão e expressão/produção oral em situações mais formais. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que essas crianças tinham efetivamente desenvolvido competências em comunicação oral em situações mais formais e se mostravam mais conscientes da importância de determinados valores para a praxis social
id RCAP_1fecda43bbce8dc9e07c0fb963e5422d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para os valores e desenvolvimento da oralidade: um estudo na educação pré-escolarComunicação oralValoresEducação pré-escolarO presente estudo pretendia promover valores junto de crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar e simultanealmente desenvolver nelas competências em comunicação oral. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeito terá a reflexão sobre a importância que as relações com pessoas de outras gerações têm na nossa vida social no desenvolvimento de competências em comunicação oral em situações mais formais em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar? Tínhamos ainda o seguinte objetivo de investigação: Desenvolver competências em comunicação oral em situações mais formais em crianças a frequentar a Educação Pré- Escolar a partir da reflexão sobre a importância que as relações com pessoas de outras gerações têm na nossa vida social. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre as relações entre crianças e adultos e implicou o envolvimento do público visado em atividades de compreensão e produção oral em situações mais formais. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em atividades envolvendo a reflexão sobre relações entre elas e adultos e a compreensão e expressão/produção oral em situações mais formais. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que essas crianças tinham efetivamente desenvolvido competências em comunicação oral em situações mais formais e se mostravam mais conscientes da importância de determinados valores para a praxis socialThis study aimed to promote certain values among children attending a kindergarten (3-5 year old) and, at the same time, develop their competences in oral communication. The project was supposed to help us find answers for one research question: How can the reflection on the importance of relations among several generations in social life affect the competences in oral communication in more formal situations of children attending kindergarten? The research objective was the following one: To develop competences in oral communication in more formal situations in children attending kindergarten through the reflection on the importance of relations among several generations in social life. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention, including five sessions, focused on the relations between children and adults and involving our public in situations implying oral comprehension and oral expression in more formal situations. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning the children’s performance in situations involving the appreciation of relations between themselves and adults and also oral comprehension and expression in more formal situations. The content analysis of these data revealed that these children had developed competences in oral communication in more formal situations and were more conscious of the importance of certain values in social praxis2019-04-30T10:31:40Z2018-10-22T00:00:00Z2018-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25872porFrancisco, Inês Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:20:05Zoai:ria.ua.pt:10773/25872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:20:05Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para os valores e desenvolvimento da oralidade: um estudo na educação pré-escolar
title Educação para os valores e desenvolvimento da oralidade: um estudo na educação pré-escolar
spellingShingle Educação para os valores e desenvolvimento da oralidade: um estudo na educação pré-escolar
Francisco, Inês Lopes
Comunicação oral
Valores
Educação pré-escolar
title_short Educação para os valores e desenvolvimento da oralidade: um estudo na educação pré-escolar
title_full Educação para os valores e desenvolvimento da oralidade: um estudo na educação pré-escolar
title_fullStr Educação para os valores e desenvolvimento da oralidade: um estudo na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Educação para os valores e desenvolvimento da oralidade: um estudo na educação pré-escolar
title_sort Educação para os valores e desenvolvimento da oralidade: um estudo na educação pré-escolar
author Francisco, Inês Lopes
author_facet Francisco, Inês Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Inês Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação oral
Valores
Educação pré-escolar
topic Comunicação oral
Valores
Educação pré-escolar
description O presente estudo pretendia promover valores junto de crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar e simultanealmente desenvolver nelas competências em comunicação oral. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeito terá a reflexão sobre a importância que as relações com pessoas de outras gerações têm na nossa vida social no desenvolvimento de competências em comunicação oral em situações mais formais em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar? Tínhamos ainda o seguinte objetivo de investigação: Desenvolver competências em comunicação oral em situações mais formais em crianças a frequentar a Educação Pré- Escolar a partir da reflexão sobre a importância que as relações com pessoas de outras gerações têm na nossa vida social. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre as relações entre crianças e adultos e implicou o envolvimento do público visado em atividades de compreensão e produção oral em situações mais formais. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em atividades envolvendo a reflexão sobre relações entre elas e adultos e a compreensão e expressão/produção oral em situações mais formais. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que essas crianças tinham efetivamente desenvolvido competências em comunicação oral em situações mais formais e se mostravam mais conscientes da importância de determinados valores para a praxis social
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-22T00:00:00Z
2018-10-22
2019-04-30T10:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25872
url http://hdl.handle.net/10773/25872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543706433028096