A linguagem oral e a promoção da cidadania em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Beatriz Frias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2874
Resumo: Este relatório tem como temática o desenvolvimento da oralidade no jardim de infância, com vista à promoção da cidadania. A investigação partiu das vivências experienciadas, numa instituição onde foi realizado o estágio de intervenção, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este estudo teve como finalidade compreender como é que as crianças interagem verbalmente tanto em pequeno como em grande grupo, na faixa etária dos quatro anos e interpretar as conceções e a prática desenvolvida pela educadora cooperante sobre esta área. Foi também uma forma de contribuir para a implementação de melhorias no desenvolvimento da competência oral deste grupo de crianças. Na realização desta investigação foi adotada a metodologia qualitativa, baseada na abordagem da investigação-ação, isto porque consideramos a metodologia que melhor se enquadra na área da educação, nomeadamente com o tema em questão. Assim, foi realizada a análise de um estudo de caso numa sala de quatro anos de um jardim de infância da cidade do Porto. Neste estudo podemos inferir que o desenvolvimento de reflexões em grande grupo proporciona não só um maior enriquecimento vocabular das crianças, como também um elevado poder de argumentação. Também inferimos que o papel da educadora como mediadora nos momentos de discussão/reflexão em grande grupo é fundamental no desenvolvimento da linguagem oral da criança. Discurso oral; Resolução de conflitos; Debate; Trabalho cooperativo
id RCAP_2815b95f1edd2ee6961a90bd18898a07
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A linguagem oral e a promoção da cidadania em educação pré-escolarEducação pré-escolarDesenvolvimento da linguagem oral da criançaEste relatório tem como temática o desenvolvimento da oralidade no jardim de infância, com vista à promoção da cidadania. A investigação partiu das vivências experienciadas, numa instituição onde foi realizado o estágio de intervenção, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este estudo teve como finalidade compreender como é que as crianças interagem verbalmente tanto em pequeno como em grande grupo, na faixa etária dos quatro anos e interpretar as conceções e a prática desenvolvida pela educadora cooperante sobre esta área. Foi também uma forma de contribuir para a implementação de melhorias no desenvolvimento da competência oral deste grupo de crianças. Na realização desta investigação foi adotada a metodologia qualitativa, baseada na abordagem da investigação-ação, isto porque consideramos a metodologia que melhor se enquadra na área da educação, nomeadamente com o tema em questão. Assim, foi realizada a análise de um estudo de caso numa sala de quatro anos de um jardim de infância da cidade do Porto. Neste estudo podemos inferir que o desenvolvimento de reflexões em grande grupo proporciona não só um maior enriquecimento vocabular das crianças, como também um elevado poder de argumentação. Também inferimos que o papel da educadora como mediadora nos momentos de discussão/reflexão em grande grupo é fundamental no desenvolvimento da linguagem oral da criança. Discurso oral; Resolução de conflitos; Debate; Trabalho cooperativo2020-06-03T16:18:42Z2020-05-12T00:00:00Z2020-05-122020-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2874TID:202484009porFerreira, Beatriz Friasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:19Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:35.903718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem oral e a promoção da cidadania em educação pré-escolar
title A linguagem oral e a promoção da cidadania em educação pré-escolar
spellingShingle A linguagem oral e a promoção da cidadania em educação pré-escolar
Ferreira, Beatriz Frias
Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem oral da criança
title_short A linguagem oral e a promoção da cidadania em educação pré-escolar
title_full A linguagem oral e a promoção da cidadania em educação pré-escolar
title_fullStr A linguagem oral e a promoção da cidadania em educação pré-escolar
title_full_unstemmed A linguagem oral e a promoção da cidadania em educação pré-escolar
title_sort A linguagem oral e a promoção da cidadania em educação pré-escolar
author Ferreira, Beatriz Frias
author_facet Ferreira, Beatriz Frias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Beatriz Frias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem oral da criança
topic Educação pré-escolar
Desenvolvimento da linguagem oral da criança
description Este relatório tem como temática o desenvolvimento da oralidade no jardim de infância, com vista à promoção da cidadania. A investigação partiu das vivências experienciadas, numa instituição onde foi realizado o estágio de intervenção, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar. Este estudo teve como finalidade compreender como é que as crianças interagem verbalmente tanto em pequeno como em grande grupo, na faixa etária dos quatro anos e interpretar as conceções e a prática desenvolvida pela educadora cooperante sobre esta área. Foi também uma forma de contribuir para a implementação de melhorias no desenvolvimento da competência oral deste grupo de crianças. Na realização desta investigação foi adotada a metodologia qualitativa, baseada na abordagem da investigação-ação, isto porque consideramos a metodologia que melhor se enquadra na área da educação, nomeadamente com o tema em questão. Assim, foi realizada a análise de um estudo de caso numa sala de quatro anos de um jardim de infância da cidade do Porto. Neste estudo podemos inferir que o desenvolvimento de reflexões em grande grupo proporciona não só um maior enriquecimento vocabular das crianças, como também um elevado poder de argumentação. Também inferimos que o papel da educadora como mediadora nos momentos de discussão/reflexão em grande grupo é fundamental no desenvolvimento da linguagem oral da criança. Discurso oral; Resolução de conflitos; Debate; Trabalho cooperativo
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-03T16:18:42Z
2020-05-12T00:00:00Z
2020-05-12
2020-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2874
TID:202484009
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2874
identifier_str_mv TID:202484009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131630989737984