Educação em ciências e tecnologias da informação e comunicação: abordagem CTS no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17253 |
Resumo: | Neste relatório de estágio está descrito o percurso de um projeto de intervenção-investigação, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional. Este projeto consistiu na conceção, planeamento, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre Educação em Ciências articulada às Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC]. A sequência didática desenvolvida neste projeto contempla estratégias diversificadas recorrendo às Tecnologias da Informação e Comunicação, que foram implementadas ao longo de várias sessões numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como orientações teóricas que suportam a sequência didática desenvolvida neste projeto identificam-se a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Literacia Científica, a Importância da Educação em Ciências desde os primeiros anos, as orientações CTS, e a perspetiva de Ensino Por Pesquisa. Os objetivos definidos para este projeto de intervenção-ação recaíram sobre: (i). desenvolvimento de uma sequência didática que promova a exploração de temáticas de ciências através das TIC; (ii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação da estratégia nas aprendizagens das crianças, ao nível de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores; (iii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a concebeu e implementou. O projeto de intervenção-investigação assumiu caraterísticas da metodologia investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foi utilizado a observação participante, o inquérito por questionário, a compilação documental, tendo-se recorrido a análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto, recorrendo-se ao auxílio do software WebQDA. Foi possível concluir, através dos resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, que a implementação da sequência didática teve efeitos positivos nas crianças que desenvolveram aprendizagens ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, relacionadas com as TIC. Também se averiguou efeitos positivos no desenvolvimento profissional da professora-investigadora, através da verificação do desenvolvimento de competências como profissional de educação e investigação. |
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Este projeto consistiu na conceção, planeamento, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre Educação em Ciências articulada às Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC]. A sequência didática desenvolvida neste projeto contempla estratégias diversificadas recorrendo às Tecnologias da Informação e Comunicação, que foram implementadas ao longo de várias sessões numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como orientações teóricas que suportam a sequência didática desenvolvida neste projeto identificam-se a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Literacia Científica, a Importância da Educação em Ciências desde os primeiros anos, as orientações CTS, e a perspetiva de Ensino Por Pesquisa. Os objetivos definidos para este projeto de intervenção-ação recaíram sobre: (i). desenvolvimento de uma sequência didática que promova a exploração de temáticas de ciências através das TIC; (ii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação da estratégia nas aprendizagens das crianças, ao nível de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores; (iii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a concebeu e implementou. O projeto de intervenção-investigação assumiu caraterísticas da metodologia investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foi utilizado a observação participante, o inquérito por questionário, a compilação documental, tendo-se recorrido a análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto, recorrendo-se ao auxílio do software WebQDA. 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