Educação em ciências e tecnologias da informação e comunicação: abordagem CTS no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virgílio, Susana Raquel Neves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17253
Resumo: Neste relatório de estágio está descrito o percurso de um projeto de intervenção-investigação, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional. Este projeto consistiu na conceção, planeamento, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre Educação em Ciências articulada às Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC]. A sequência didática desenvolvida neste projeto contempla estratégias diversificadas recorrendo às Tecnologias da Informação e Comunicação, que foram implementadas ao longo de várias sessões numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como orientações teóricas que suportam a sequência didática desenvolvida neste projeto identificam-se a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Literacia Científica, a Importância da Educação em Ciências desde os primeiros anos, as orientações CTS, e a perspetiva de Ensino Por Pesquisa. Os objetivos definidos para este projeto de intervenção-ação recaíram sobre: (i). desenvolvimento de uma sequência didática que promova a exploração de temáticas de ciências através das TIC; (ii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação da estratégia nas aprendizagens das crianças, ao nível de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores; (iii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a concebeu e implementou. O projeto de intervenção-investigação assumiu caraterísticas da metodologia investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foi utilizado a observação participante, o inquérito por questionário, a compilação documental, tendo-se recorrido a análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto, recorrendo-se ao auxílio do software WebQDA. Foi possível concluir, através dos resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, que a implementação da sequência didática teve efeitos positivos nas crianças que desenvolveram aprendizagens ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, relacionadas com as TIC. Também se averiguou efeitos positivos no desenvolvimento profissional da professora-investigadora, através da verificação do desenvolvimento de competências como profissional de educação e investigação.
id RCAP_1fff8d911eb513a7f61417f66df0bcf4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17253
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação em ciências e tecnologias da informação e comunicação: abordagem CTS no 1º CEBPensamento críticoAvaliação da aprendizagemTecnologia da educação Ensino básico 1º cicloEducação em ciênciasNeste relatório de estágio está descrito o percurso de um projeto de intervenção-investigação, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional. Este projeto consistiu na conceção, planeamento, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre Educação em Ciências articulada às Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC]. A sequência didática desenvolvida neste projeto contempla estratégias diversificadas recorrendo às Tecnologias da Informação e Comunicação, que foram implementadas ao longo de várias sessões numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como orientações teóricas que suportam a sequência didática desenvolvida neste projeto identificam-se a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Literacia Científica, a Importância da Educação em Ciências desde os primeiros anos, as orientações CTS, e a perspetiva de Ensino Por Pesquisa. Os objetivos definidos para este projeto de intervenção-ação recaíram sobre: (i). desenvolvimento de uma sequência didática que promova a exploração de temáticas de ciências através das TIC; (ii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação da estratégia nas aprendizagens das crianças, ao nível de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores; (iii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a concebeu e implementou. O projeto de intervenção-investigação assumiu caraterísticas da metodologia investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foi utilizado a observação participante, o inquérito por questionário, a compilação documental, tendo-se recorrido a análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto, recorrendo-se ao auxílio do software WebQDA. Foi possível concluir, através dos resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, que a implementação da sequência didática teve efeitos positivos nas crianças que desenvolveram aprendizagens ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, relacionadas com as TIC. Também se averiguou efeitos positivos no desenvolvimento profissional da professora-investigadora, através da verificação do desenvolvimento de competências como profissional de educação e investigação.Neste relatório de estágio está descrito o percurso de um projeto de intervenção-investigação, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional. Este projeto consistiu na conceção, planeamento, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre Educação em Ciências articulada às Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC]. A sequência didática desenvolvida neste projeto contempla estratégias diversificadas recorrendo às Tecnologias da Informação e Comunicação, que foram implementadas ao longo de várias sessões numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como orientações teóricas que suportam a sequência didática desenvolvida neste projeto identificam-se a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Literacia Científica, a Importância da Educação em Ciências desde os primeiros anos, as orientações CTS, e a perspetiva de Ensino Por Pesquisa. Os objetivos definidos para este projeto de intervenção-ação recaíram sobre: (i). desenvolvimento de uma sequência didática que promova a exploração de temáticas de ciências através das TIC; (ii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação da estratégia nas aprendizagens das crianças, ao nível de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores; (iii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a concebeu e implementou. O projeto de intervenção-investigação assumiu caraterísticas da metodologia investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foi utilizado a observação participante, o inquérito por questionário, a compilação documental, tendo-se recorrido a análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto, recorrendo-se ao auxílio do software WebQDA. Foi possível concluir, através dos resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, que a implementação da sequência didática teve efeitos positivos nas crianças que desenvolveram aprendizagens ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, relacionadas com as TIC. Também se averiguou efeitos positivos no desenvolvimento profissional da professora-investigadora, através da verificação do desenvolvimento de competências como profissional de educação e investigação.Universidade de Aveiro2017-04-21T13:09:57Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17253TID:201933950porVirgílio, Susana Raquel Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:59Zoai:ria.ua.pt:10773/17253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:26.796882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação em ciências e tecnologias da informação e comunicação: abordagem CTS no 1º CEB
title Educação em ciências e tecnologias da informação e comunicação: abordagem CTS no 1º CEB
spellingShingle Educação em ciências e tecnologias da informação e comunicação: abordagem CTS no 1º CEB
Virgílio, Susana Raquel Neves
Pensamento crítico
Avaliação da aprendizagem
Tecnologia da educação Ensino básico 1º ciclo
Educação em ciências
title_short Educação em ciências e tecnologias da informação e comunicação: abordagem CTS no 1º CEB
title_full Educação em ciências e tecnologias da informação e comunicação: abordagem CTS no 1º CEB
title_fullStr Educação em ciências e tecnologias da informação e comunicação: abordagem CTS no 1º CEB
title_full_unstemmed Educação em ciências e tecnologias da informação e comunicação: abordagem CTS no 1º CEB
title_sort Educação em ciências e tecnologias da informação e comunicação: abordagem CTS no 1º CEB
author Virgílio, Susana Raquel Neves
author_facet Virgílio, Susana Raquel Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Virgílio, Susana Raquel Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento crítico
Avaliação da aprendizagem
Tecnologia da educação Ensino básico 1º ciclo
Educação em ciências
topic Pensamento crítico
Avaliação da aprendizagem
Tecnologia da educação Ensino básico 1º ciclo
Educação em ciências
description Neste relatório de estágio está descrito o percurso de um projeto de intervenção-investigação, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional. Este projeto consistiu na conceção, planeamento, implementação e avaliação de uma sequência didática sobre Educação em Ciências articulada às Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC]. A sequência didática desenvolvida neste projeto contempla estratégias diversificadas recorrendo às Tecnologias da Informação e Comunicação, que foram implementadas ao longo de várias sessões numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como orientações teóricas que suportam a sequência didática desenvolvida neste projeto identificam-se a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a Literacia Científica, a Importância da Educação em Ciências desde os primeiros anos, as orientações CTS, e a perspetiva de Ensino Por Pesquisa. Os objetivos definidos para este projeto de intervenção-ação recaíram sobre: (i). desenvolvimento de uma sequência didática que promova a exploração de temáticas de ciências através das TIC; (ii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação da estratégia nas aprendizagens das crianças, ao nível de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores; (iii). averiguar os efeitos da conceção, planificação, implementação e avaliação do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento profissional da professora-investigadora que a concebeu e implementou. O projeto de intervenção-investigação assumiu caraterísticas da metodologia investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foi utilizado a observação participante, o inquérito por questionário, a compilação documental, tendo-se recorrido a análise de conteúdo, através de um sistema categorial misto, recorrendo-se ao auxílio do software WebQDA. Foi possível concluir, através dos resultados obtidos na análise dos dados recolhidos, que a implementação da sequência didática teve efeitos positivos nas crianças que desenvolveram aprendizagens ao nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, relacionadas com as TIC. Também se averiguou efeitos positivos no desenvolvimento profissional da professora-investigadora, através da verificação do desenvolvimento de competências como profissional de educação e investigação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-04-21T13:09:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17253
TID:201933950
url http://hdl.handle.net/10773/17253
identifier_str_mv TID:201933950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137574526124032