O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Miguel Cristovão dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99477
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_200a3efcfc4c9be1252d51f3f0e64286
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino BásicoThe development of Historical Significance in the construction of historical narratives in 7th grade students.Ensino da HistóriaSignificância HistóricaNarrativa HistóricaExplicação HistóricaTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)Historical EducationHistorical SignificanceHistorical NarrativeHistorical ExplanationInformation and Communication Technologies (ICT)Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasA Consciência Histórica, assim como o desenvolvimento dos conceitos metahistóricos, por parte de alunos e professores tem sido uma temática que tem despertado o interesse de investigadores na área da Educação Histórica. Cada vez mais se procura novas estratégias de aula e recursos para que o Ensino da História acompanhe o avanço dos tempos e prepare os jovens para os desafios que encontrarão no seu futuro. Num mundo digital, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), são ubíquas em todas as áreas da sociedade. As TDIC dinamizam o do Ensino da História, tornando o processo de “fazer História” mais apelativo. Este trabalho visa o desenvolvimento da Significância e da Explicação Histórica, como forma de desenvolver a Consciência Histórica, de forma que os discentes agucem a forma como compreendem historicamente, progredindo no âmbito das operações cognitivas que realizam.Com o intuito de aumentar o leque de recursos para a operacionalização do seu pensamento histórico, realizou-se um estudo com uma turma de 7º ano, cujo objetivo residia na compreensão de quais as experiências de aprendizagem potenciam a construção de narrativas históricas significativas por parte dos alunos, e se planearam atividades com recurso a TDIC. As principais expectativas do estudo eram compreender como a construção de narrativas históricas baseadas no significado histórico dos alunos e o uso de Plotagon, contribui para um melhor desempenho escolar dos alunos.O Plotagon foi escolhido para a realização da atividade dado que permite desenvolver narrativas através de diálogos entre personagens, nas quais se afere o desenvolvimento de competências nas áreas da educação histórica e da literacia digital, surgindo uma atividade, em que se potencia o desenvolvimento da significância histórica.Historical consciousness, as well as the development of metahistorical concepts by students and teachers, has been a subject which has awakened the interest of researchers in the area of History Education. New classroom strategies and resources are increasingly sought so that History keeps up with the times and prepares young people for the challenges they will find in their future. In a digital world, Information and Communication Technologies (ICT) are widespread in all areas of society. ICTs dynamise the teaching of history, making the process of "doing history" more engaging. This work aims to develop Historical Significance and Explanation, as a way of developing Historical Consciousness, so that learners develop the way they understand history, progressing within the scope of the cognitive operations they accomplish.With the purpose of increasing the variety of resources for the operationalisation of their historical thinking, a study was carried out with a 7th grade class, whose goal was to understand which learning experiences enhance the construction of significant historical narratives on the part of the students, and activities were planned using ICT. The main expectations of the study were to understand how the construction of historical narratives based on students' historical meaning and the use of Plotagon, contributes to a better school performance of students.The Plotagon was chosen to perform the activity since it allows developing narratives through dialogues between characters, in which the acquisition of competences in the areas of history education and digital literacy is assessed, resulting in an activity that enhances the development of historical significance.2021-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99477http://hdl.handle.net/10316/99477TID:202968421porSantos, Miguel Cristovão dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T17:10:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:04.922047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico
The development of Historical Significance in the construction of historical narratives in 7th grade students.
title O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico
Santos, Miguel Cristovão dos
Ensino da História
Significância Histórica
Narrativa Histórica
Explicação Histórica
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Historical Education
Historical Significance
Historical Narrative
Historical Explanation
Information and Communication Technologies (ICT)
title_short O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico
title_full O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico
author Santos, Miguel Cristovão dos
author_facet Santos, Miguel Cristovão dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Miguel Cristovão dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da História
Significância Histórica
Narrativa Histórica
Explicação Histórica
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Historical Education
Historical Significance
Historical Narrative
Historical Explanation
Information and Communication Technologies (ICT)
topic Ensino da História
Significância Histórica
Narrativa Histórica
Explicação Histórica
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Historical Education
Historical Significance
Historical Narrative
Historical Explanation
Information and Communication Technologies (ICT)
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99477
http://hdl.handle.net/10316/99477
TID:202968421
url http://hdl.handle.net/10316/99477
identifier_str_mv TID:202968421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134066127142912