Família empresária no Evangelho de São Lucas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14351 |
Resumo: | Artigo publicado em revista científica internacional |
id |
RCAP_2017b39fdff09e87909c780c96569ec5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14351 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Família empresária no Evangelho de São LucasFamily business in the gospel of St. LukeOîkosFamília empresáriaNegócio de famíliaEntrepreneurship familyFamily firmArtigo publicado em revista científica internacionalO artigo pretende estabelecer o estado da arte das organizações percursoras da família empresária na antiguidade, através da leitura não religiosa do evangelho de São Lucas. Procura-se, assim, contribuir para a construção de conhecimento organizado e estruturado e para uma compreensão mais aprofundada dos conceitos que estão subjacentes ao construto família empresária. A estratégia de investigação prosseguida socorreu-se da “teoria da prática” de Bourdieu, significando que no momento da realização de uma pesquisa, a problemática pode ser alterada, a hipótese modificada e as variáveis reconsideradas, fazendo com que a qualquer instante surja uma visão inovadora do que se passa no campo em análise. Como principais resultados aponta-se para uma estrutura de família empresária embrionária daquela que hoje conhecemos. Tais conhecimentos poderão potenciar um modelo integrador de várias dimensões teóricas, suficientemente genérico e abrangente, qual mosaico árabe, para que o mesmo possa ser aplicado a qualquer tipo de família empresária.The article aims to establish the state of the art of organisations were precursors of the family business in ancient times through the non-religious reading of the Gospel of St. Luke. The construct of family business defines a family firm that is totally or partially owned by a family, from the second generation on wards, with formal organisational structures that ensure its continuity, growth and reinforcement of family heritage and status. The purpose of this article is to contribute to the construction of organised and structured knowledge about the particularities of the family business, as opposed to family firm. And, also, to a better understanding of the concepts that underlie the family business construct. The research strategy carried out was supported on Bourdieu’s “Theory of Practice”, an approach that aims to overcome dichotomies in social theory, such as micro/macro, material/symbolic, empirical/theoretical, objective/subjective, public/private, structure/agency, and focuses on the understanding the practical logic of everyday life and understand relations of power. Methodologically meaning that at the time of conducting a research, the problem can be changed and or the theoretical issues can be transformed, the hypothesis modified, and the variables reconsidered, causing at any moment an innovative vision of what is happening in the field under review. Our reading’s main finding suggested an existence in ancient times of the emergence of an embryonic family business structure. Such knowledge could enhance an integrating model of various theoretical dimensions, sufficiently generic and comprehensive, like an Arabic mosaic, so that it can be applied to any type of business family.SOCIAL SCIENCES STUDIESRCIPLRodrigues, JorgeMarques, Maria Amélia2022-02-28T16:54:02Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14351porRodrigues, J., & Marques, M. A. (2019). Família empresária no Evangelho de São Lucas / Family business in the gospel of St. Luke. European Journal of Management and Marketing Studies, 4(4). https://doi.org/10.5281/zenodo.3559205 2501 - 9988https://doi.org/10.5281/zenodo.3559205info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:10.245907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Família empresária no Evangelho de São Lucas Family business in the gospel of St. Luke |
title |
Família empresária no Evangelho de São Lucas |
spellingShingle |
Família empresária no Evangelho de São Lucas Rodrigues, Jorge Oîkos Família empresária Negócio de família Entrepreneurship family Family firm |
title_short |
Família empresária no Evangelho de São Lucas |
title_full |
Família empresária no Evangelho de São Lucas |
title_fullStr |
Família empresária no Evangelho de São Lucas |
title_full_unstemmed |
Família empresária no Evangelho de São Lucas |
title_sort |
Família empresária no Evangelho de São Lucas |
author |
Rodrigues, Jorge |
author_facet |
Rodrigues, Jorge Marques, Maria Amélia |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Maria Amélia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jorge Marques, Maria Amélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oîkos Família empresária Negócio de família Entrepreneurship family Family firm |
topic |
Oîkos Família empresária Negócio de família Entrepreneurship family Family firm |
description |
Artigo publicado em revista científica internacional |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2022-02-28T16:54:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14351 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, J., & Marques, M. A. (2019). Família empresária no Evangelho de São Lucas / Family business in the gospel of St. Luke. European Journal of Management and Marketing Studies, 4(4). https://doi.org/10.5281/zenodo.3559205 2501 - 9988 https://doi.org/10.5281/zenodo.3559205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SOCIAL SCIENCES STUDIES |
publisher.none.fl_str_mv |
SOCIAL SCIENCES STUDIES |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133493779759104 |