Família empresária no Evangelho de São Lucas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jorge
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marques, Maria Amélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14351
Resumo: Artigo publicado em revista científica internacional
id RCAP_2017b39fdff09e87909c780c96569ec5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14351
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Família empresária no Evangelho de São LucasFamily business in the gospel of St. LukeOîkosFamília empresáriaNegócio de famíliaEntrepreneurship familyFamily firmArtigo publicado em revista científica internacionalO artigo pretende estabelecer o estado da arte das organizações percursoras da família empresária na antiguidade, através da leitura não religiosa do evangelho de São Lucas. Procura-se, assim, contribuir para a construção de conhecimento organizado e estruturado e para uma compreensão mais aprofundada dos conceitos que estão subjacentes ao construto família empresária. A estratégia de investigação prosseguida socorreu-se da “teoria da prática” de Bourdieu, significando que no momento da realização de uma pesquisa, a problemática pode ser alterada, a hipótese modificada e as variáveis reconsideradas, fazendo com que a qualquer instante surja uma visão inovadora do que se passa no campo em análise. Como principais resultados aponta-se para uma estrutura de família empresária embrionária daquela que hoje conhecemos. Tais conhecimentos poderão potenciar um modelo integrador de várias dimensões teóricas, suficientemente genérico e abrangente, qual mosaico árabe, para que o mesmo possa ser aplicado a qualquer tipo de família empresária.The article aims to establish the state of the art of organisations were precursors of the family business in ancient times through the non-religious reading of the Gospel of St. Luke. The construct of family business defines a family firm that is totally or partially owned by a family, from the second generation on wards, with formal organisational structures that ensure its continuity, growth and reinforcement of family heritage and status. The purpose of this article is to contribute to the construction of organised and structured knowledge about the particularities of the family business, as opposed to family firm. And, also, to a better understanding of the concepts that underlie the family business construct. The research strategy carried out was supported on Bourdieu’s “Theory of Practice”, an approach that aims to overcome dichotomies in social theory, such as micro/macro, material/symbolic, empirical/theoretical, objective/subjective, public/private, structure/agency, and focuses on the understanding the practical logic of everyday life and understand relations of power. Methodologically meaning that at the time of conducting a research, the problem can be changed and or the theoretical issues can be transformed, the hypothesis modified, and the variables reconsidered, causing at any moment an innovative vision of what is happening in the field under review. Our reading’s main finding suggested an existence in ancient times of the emergence of an embryonic family business structure. Such knowledge could enhance an integrating model of various theoretical dimensions, sufficiently generic and comprehensive, like an Arabic mosaic, so that it can be applied to any type of business family.SOCIAL SCIENCES STUDIESRCIPLRodrigues, JorgeMarques, Maria Amélia2022-02-28T16:54:02Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14351porRodrigues, J., & Marques, M. A. (2019). Família empresária no Evangelho de São Lucas / Family business in the gospel of St. Luke. European Journal of Management and Marketing Studies, 4(4). https://doi.org/10.5281/zenodo.3559205  2501 - 9988https://doi.org/10.5281/zenodo.3559205info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:10.245907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Família empresária no Evangelho de São Lucas
Family business in the gospel of St. Luke
title Família empresária no Evangelho de São Lucas
spellingShingle Família empresária no Evangelho de São Lucas
Rodrigues, Jorge
Oîkos
Família empresária
Negócio de família
Entrepreneurship family
Family firm
title_short Família empresária no Evangelho de São Lucas
title_full Família empresária no Evangelho de São Lucas
title_fullStr Família empresária no Evangelho de São Lucas
title_full_unstemmed Família empresária no Evangelho de São Lucas
title_sort Família empresária no Evangelho de São Lucas
author Rodrigues, Jorge
author_facet Rodrigues, Jorge
Marques, Maria Amélia
author_role author
author2 Marques, Maria Amélia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jorge
Marques, Maria Amélia
dc.subject.por.fl_str_mv Oîkos
Família empresária
Negócio de família
Entrepreneurship family
Family firm
topic Oîkos
Família empresária
Negócio de família
Entrepreneurship family
Family firm
description Artigo publicado em revista científica internacional
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2022-02-28T16:54:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14351
url http://hdl.handle.net/10400.21/14351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, J., & Marques, M. A. (2019). Família empresária no Evangelho de São Lucas / Family business in the gospel of St. Luke. European Journal of Management and Marketing Studies, 4(4). https://doi.org/10.5281/zenodo.3559205  
2501 - 9988
https://doi.org/10.5281/zenodo.3559205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SOCIAL SCIENCES STUDIES
publisher.none.fl_str_mv SOCIAL SCIENCES STUDIES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133493779759104