Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria da Graça Cítima Parreira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/530
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_201ca0db0ad4115b16124768bb458d69
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textualPsicologia educacionalInstrumentosAprendizagemEscritaCompetências de escritaDesenvolvimentoEducational psychologyInstrumentsWritingWriting skillsDevelopmentDissertação de mestrado em Psicologia EducacionalNeste trabalho centrámo-nos nos modos de resolução de uma tarefa de escrita - a planificação de uma narrativa -, em situação individual e em interacção, seguida da sua reescrita. Assim, procurámos analisar o efeito das interacções sociais, enquanto elemento potenciador de progressos, relativamente ao desenvolvimento de tais competências, em idade escolar. Os objectivos remetem para a necessidade de avaliar os ganhos obtidos, por dois grupos de alunos (experimental e de controlo), na qualidade dos guiões produzidos do princípio para o final do ano e se os referidos ganhos eram superiores nos alunos que trabalhavam em interacção. Por outro lado, também tentámos perceber se, estes últimos, produziriam textos de melhor qualidade. Por isso, formulámos duas hipóteses. Na primeira, prevíamos maior evolução na qualidade dos guiões, dos alunos que trabalhavam em interacção, comparativamente com os que trabalhavam em situação individual. Na segunda, visávamos que se registaria maior evolução na qualidade dos textos produzidos pelos alunos que planificavam em interacção, do que naqueles que planificavam em situação individual. A experiência decorreu, na mesma escola, em duas turmas do 3o ano de escolaridade (14 alunos de uma das turmas constituiu o grupo de controle e 14 alunos da outra turma constituiu o experimental). A metodologia adoptada foi integrada no contexto das actividades das turmas, ao longo de três sessões, tendo o programa decorrido de Janeiro a Maio. Os alunos foram submetidos a um pré-teste em Novembro e a um pós-teste em Junho. Com o material produzido pelos alunos nestes dois momentos (guiões e produções escritas), foi feita a análise quantitativa. Para além da avaliação destas duas dimensões, também foram analisadas e caracterizadas as dinâmicas estabelecidas na planificação em situação diádica. Esperámos obter maior evolução na qualidade dos guiões dos alunos que trabalharam em interacção, no pós - teste, o que se confirmou pela análise quantitativa efectuada. Relativamente à qualidade dos textos produzidos, não se verificaram ganhos superiores no grupo experimental.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAFonseca, Maria da Graça Cítima Parreira2011-05-07T15:53:33Z2005-01-01T00:00:00Z2005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:39.126933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual
title Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual
spellingShingle Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual
Fonseca, Maria da Graça Cítima Parreira
Psicologia educacional
Instrumentos
Aprendizagem
Escrita
Competências de escrita
Desenvolvimento
Educational psychology
Instruments
Writing
Writing skills
Development
title_short Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual
title_full Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual
title_fullStr Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual
title_full_unstemmed Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual
title_sort Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual
author Fonseca, Maria da Graça Cítima Parreira
author_facet Fonseca, Maria da Graça Cítima Parreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maria da Graça Cítima Parreira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Instrumentos
Aprendizagem
Escrita
Competências de escrita
Desenvolvimento
Educational psychology
Instruments
Writing
Writing skills
Development
topic Psicologia educacional
Instrumentos
Aprendizagem
Escrita
Competências de escrita
Desenvolvimento
Educational psychology
Instruments
Writing
Writing skills
Development
description Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005-01-01T00:00:00Z
2011-05-07T15:53:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/530
url http://hdl.handle.net/10400.12/530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130046632296449