Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/530 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional |
id |
RCAP_201ca0db0ad4115b16124768bb458d69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/530 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textualPsicologia educacionalInstrumentosAprendizagemEscritaCompetências de escritaDesenvolvimentoEducational psychologyInstrumentsWritingWriting skillsDevelopmentDissertação de mestrado em Psicologia EducacionalNeste trabalho centrámo-nos nos modos de resolução de uma tarefa de escrita - a planificação de uma narrativa -, em situação individual e em interacção, seguida da sua reescrita. Assim, procurámos analisar o efeito das interacções sociais, enquanto elemento potenciador de progressos, relativamente ao desenvolvimento de tais competências, em idade escolar. Os objectivos remetem para a necessidade de avaliar os ganhos obtidos, por dois grupos de alunos (experimental e de controlo), na qualidade dos guiões produzidos do princípio para o final do ano e se os referidos ganhos eram superiores nos alunos que trabalhavam em interacção. Por outro lado, também tentámos perceber se, estes últimos, produziriam textos de melhor qualidade. Por isso, formulámos duas hipóteses. Na primeira, prevíamos maior evolução na qualidade dos guiões, dos alunos que trabalhavam em interacção, comparativamente com os que trabalhavam em situação individual. Na segunda, visávamos que se registaria maior evolução na qualidade dos textos produzidos pelos alunos que planificavam em interacção, do que naqueles que planificavam em situação individual. A experiência decorreu, na mesma escola, em duas turmas do 3o ano de escolaridade (14 alunos de uma das turmas constituiu o grupo de controle e 14 alunos da outra turma constituiu o experimental). A metodologia adoptada foi integrada no contexto das actividades das turmas, ao longo de três sessões, tendo o programa decorrido de Janeiro a Maio. Os alunos foram submetidos a um pré-teste em Novembro e a um pós-teste em Junho. Com o material produzido pelos alunos nestes dois momentos (guiões e produções escritas), foi feita a análise quantitativa. Para além da avaliação destas duas dimensões, também foram analisadas e caracterizadas as dinâmicas estabelecidas na planificação em situação diádica. Esperámos obter maior evolução na qualidade dos guiões dos alunos que trabalharam em interacção, no pós - teste, o que se confirmou pela análise quantitativa efectuada. Relativamente à qualidade dos textos produzidos, não se verificaram ganhos superiores no grupo experimental.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAFonseca, Maria da Graça Cítima Parreira2011-05-07T15:53:33Z2005-01-01T00:00:00Z2005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:39.126933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual |
title |
Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual |
spellingShingle |
Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual Fonseca, Maria da Graça Cítima Parreira Psicologia educacional Instrumentos Aprendizagem Escrita Competências de escrita Desenvolvimento Educational psychology Instruments Writing Writing skills Development |
title_short |
Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual |
title_full |
Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual |
title_fullStr |
Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual |
title_full_unstemmed |
Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual |
title_sort |
Interagir e planificar: A construção de guiões na promoção da competência textual |
author |
Fonseca, Maria da Graça Cítima Parreira |
author_facet |
Fonseca, Maria da Graça Cítima Parreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Maria da Graça Cítima Parreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Instrumentos Aprendizagem Escrita Competências de escrita Desenvolvimento Educational psychology Instruments Writing Writing skills Development |
topic |
Psicologia educacional Instrumentos Aprendizagem Escrita Competências de escrita Desenvolvimento Educational psychology Instruments Writing Writing skills Development |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005-01-01T00:00:00Z 2011-05-07T15:53:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/530 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130046632296449 |