Programa de tutoria da Universidade de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João Marcelo Castela Guerra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13371
Resumo: A promoção do sucesso académico e pessoal dos estudantes da Universidade de Aveiro (UA) tem sido um dos seus desígnios enquanto Instituição de Ensino Superior. Visando dar resposta a este propósito, a UA tem desenvolvido desde 2010 um Programa de Tutoria (PT-UA). O presente trabalho pretende relatar e avaliar a implementação e funcionamento deste programa ao longo do ano letivo 2012/13. Neste trabalho, apresenta-se o PT-UA, os seus objetivos, estrutura e modo de funcionamento, e descreve-se a implementação do projeto no ano em estudo. Utilizando uma abordagem mista, baseada na recolha de informação de diferentes fontes e utilizando diferentes técnicas: observação direta, análise de documentos, e a aplicação de inquéritos e entrevistas aos intervenientes no programa, analisa o funcionamento do programa. Os resultados do estudo permitem reconhecer as mais-valias do PT-UA, nomeadamente em termos da participação dos novos estudantes e dos estudantes mentores nas atividades propostas e na capacidade dos tutores de conhecer os estudantes e de identificar casos de preocupação atempadamente. Alguns dados preliminares indicam que houve um incremento na média das classificações dos estudantes em ciclos de estudo participantes no programa. São feitas recomendações para medidas que visam o reforço do PT-UA e a sua sustentabilidade no futuro.
id RCAP_2044c3598a5064033c6507bf95152eb2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13371
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de tutoria da Universidade de AveiroAdministração públicaUniversidade de Aveiro - AlunosAlunos do superiorTutoresA promoção do sucesso académico e pessoal dos estudantes da Universidade de Aveiro (UA) tem sido um dos seus desígnios enquanto Instituição de Ensino Superior. Visando dar resposta a este propósito, a UA tem desenvolvido desde 2010 um Programa de Tutoria (PT-UA). O presente trabalho pretende relatar e avaliar a implementação e funcionamento deste programa ao longo do ano letivo 2012/13. Neste trabalho, apresenta-se o PT-UA, os seus objetivos, estrutura e modo de funcionamento, e descreve-se a implementação do projeto no ano em estudo. Utilizando uma abordagem mista, baseada na recolha de informação de diferentes fontes e utilizando diferentes técnicas: observação direta, análise de documentos, e a aplicação de inquéritos e entrevistas aos intervenientes no programa, analisa o funcionamento do programa. Os resultados do estudo permitem reconhecer as mais-valias do PT-UA, nomeadamente em termos da participação dos novos estudantes e dos estudantes mentores nas atividades propostas e na capacidade dos tutores de conhecer os estudantes e de identificar casos de preocupação atempadamente. Alguns dados preliminares indicam que houve um incremento na média das classificações dos estudantes em ciclos de estudo participantes no programa. São feitas recomendações para medidas que visam o reforço do PT-UA e a sua sustentabilidade no futuro.The promotion of the academic and personal success of its students has been one of the goals of the University of Aveiro (UA) as an Institution of Higher Education. With the aim of meeting this goal, the UA has been developed a Tutoring Programme (PT-UA) since 2010. This report aims to record and evaluate the implementation and functioning of this programme during the academic year 2012/13. In this study, the PT-UA, its objectives, structure and mode of functioning are presented and its implementation in the year under review is described. Using a mixed approach, based on the collection of information and using different techniques: direct observation, document analysis, and the administration of questionnaires and interviews to the participants in the programme, the functioning of the programme is analysed. The results of the study permit the recognition of the benefits of the PT-UA, namely in terms of the participation of new students and student mentors in the activities proposed and of the capacity of the tutors to know the students and identify cases of concern in good time. Some preliminary data indicate that there was an increase in the average grades of students on study cycles involved in the programme. Recommendations are made for measures which may reinforce the PT-UA and its sustainability in the future.Universidade de Aveiro2015-02-10T16:39:20Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13371porFernandes, João Marcelo Castela Guerrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:19Zoai:ria.ua.pt:10773/13371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:15.418749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de tutoria da Universidade de Aveiro
title Programa de tutoria da Universidade de Aveiro
spellingShingle Programa de tutoria da Universidade de Aveiro
Fernandes, João Marcelo Castela Guerra
Administração pública
Universidade de Aveiro - Alunos
Alunos do superior
Tutores
title_short Programa de tutoria da Universidade de Aveiro
title_full Programa de tutoria da Universidade de Aveiro
title_fullStr Programa de tutoria da Universidade de Aveiro
title_full_unstemmed Programa de tutoria da Universidade de Aveiro
title_sort Programa de tutoria da Universidade de Aveiro
author Fernandes, João Marcelo Castela Guerra
author_facet Fernandes, João Marcelo Castela Guerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, João Marcelo Castela Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Universidade de Aveiro - Alunos
Alunos do superior
Tutores
topic Administração pública
Universidade de Aveiro - Alunos
Alunos do superior
Tutores
description A promoção do sucesso académico e pessoal dos estudantes da Universidade de Aveiro (UA) tem sido um dos seus desígnios enquanto Instituição de Ensino Superior. Visando dar resposta a este propósito, a UA tem desenvolvido desde 2010 um Programa de Tutoria (PT-UA). O presente trabalho pretende relatar e avaliar a implementação e funcionamento deste programa ao longo do ano letivo 2012/13. Neste trabalho, apresenta-se o PT-UA, os seus objetivos, estrutura e modo de funcionamento, e descreve-se a implementação do projeto no ano em estudo. Utilizando uma abordagem mista, baseada na recolha de informação de diferentes fontes e utilizando diferentes técnicas: observação direta, análise de documentos, e a aplicação de inquéritos e entrevistas aos intervenientes no programa, analisa o funcionamento do programa. Os resultados do estudo permitem reconhecer as mais-valias do PT-UA, nomeadamente em termos da participação dos novos estudantes e dos estudantes mentores nas atividades propostas e na capacidade dos tutores de conhecer os estudantes e de identificar casos de preocupação atempadamente. Alguns dados preliminares indicam que houve um incremento na média das classificações dos estudantes em ciclos de estudo participantes no programa. São feitas recomendações para medidas que visam o reforço do PT-UA e a sua sustentabilidade no futuro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-02-10T16:39:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13371
url http://hdl.handle.net/10773/13371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137543619346432