Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Claudia Santos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7348
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a visão de professores e alunos quanto à gestão de qualidade no Instituto de Educação Integrada Albert Einstein. Para tanto utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, realizando um estudo de caso, partindo de uma análise bibliográfica, que trazem o debate sobre a gestão de qualidade, onde utilizou-se de um questionário, trabalhando os dados obtidos por meio da análise de conteúdo. O estudo baseouse em uma população de 18 professores e 300 alunos onde foram entrevistados 10 docentes e 35 discentes do curso Técnico de Enfermagem. O instrumento de pesquisa foi composto por 21 questões para os professores e 13 questões para os alunos. Os resultados encontrados na pesquisa indicam que a instituição possui um Projeto Político Pedagógico e apresenta objetivos, planos e metas, porém, estes não são evidenciados pela comunidade acadêmica. Conclui-se que a visão dos envolvidos na pesquisa é um importante meio para se avaliar e melhorar a qualidade dos serviços educacionais. Assim, em função dos resultados obtidos, compete aos gestores da instituição estudada focar sua atenção nos pontos críticos a fim de reduzi-los, potencializando os aspectos que tem visão positiva por parte dos professores e alunos.
id RCAP_2067fd0939ab3cddd1905adf2db5a25c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7348
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert EinsteinMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DA QUALIDADEENSINO PRIVADOENSINO TÉCNICO-PROFISSIONALEDUCAÇÃOESTUDOS DE CASOBRASILGESTÃO DE EMPRESASMANAGEMENTQUALITY MANAGEMENTPRIVATE TEACHINGTECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATIONEDUCATIONCASE STUDIESBRAZILBUSINESS MANAGEMENTA presente pesquisa tem como objetivo analisar a visão de professores e alunos quanto à gestão de qualidade no Instituto de Educação Integrada Albert Einstein. Para tanto utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, realizando um estudo de caso, partindo de uma análise bibliográfica, que trazem o debate sobre a gestão de qualidade, onde utilizou-se de um questionário, trabalhando os dados obtidos por meio da análise de conteúdo. O estudo baseouse em uma população de 18 professores e 300 alunos onde foram entrevistados 10 docentes e 35 discentes do curso Técnico de Enfermagem. O instrumento de pesquisa foi composto por 21 questões para os professores e 13 questões para os alunos. Os resultados encontrados na pesquisa indicam que a instituição possui um Projeto Político Pedagógico e apresenta objetivos, planos e metas, porém, estes não são evidenciados pela comunidade acadêmica. Conclui-se que a visão dos envolvidos na pesquisa é um importante meio para se avaliar e melhorar a qualidade dos serviços educacionais. Assim, em função dos resultados obtidos, compete aos gestores da instituição estudada focar sua atenção nos pontos críticos a fim de reduzi-los, potencializando os aspectos que tem visão positiva por parte dos professores e alunos.This research aims to analyze the teachers and students view as to the quality of management at the Institute for Integrated Education Albert Einstein. For this we use the quantitative and qualitative approach, performing a case study, based on a literature review, bringing the debate on the quality of management, where we used a questionnaire, working the data through content analysis. The study was based on a population of 18 teachers and 300 students were interviewed 10 teachers and 35 students of the course Practical Nursing. The research instrument consisted of 21 questions for teachers and 13 questions for students. The results in the survey indicate that the institution has a Pedagogical Political Project and presents objectives, plans and goals, but these are not evidenced by the academic community. We conclude that the vision of those involved in research is an important way to evaluate and improve the quality of educational services. Thus, depending on the results obtained, it is for the institution studied managers focus their attention on critical points in order to reduce them, strengthening the aspects that have positive view on the part of teachers and students.2016-10-10T13:47:56Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7348TID:201459825porAlmeida, Ana Claudia Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:40.831187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein
title Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein
spellingShingle Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein
Almeida, Ana Claudia Santos de
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DA QUALIDADE
ENSINO PRIVADO
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
QUALITY MANAGEMENT
PRIVATE TEACHING
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
EDUCATION
CASE STUDIES
BRAZIL
BUSINESS MANAGEMENT
title_short Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein
title_full Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein
title_fullStr Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein
title_full_unstemmed Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein
title_sort Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein
author Almeida, Ana Claudia Santos de
author_facet Almeida, Ana Claudia Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Claudia Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DA QUALIDADE
ENSINO PRIVADO
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
QUALITY MANAGEMENT
PRIVATE TEACHING
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
EDUCATION
CASE STUDIES
BRAZIL
BUSINESS MANAGEMENT
topic MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DA QUALIDADE
ENSINO PRIVADO
ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
GESTÃO DE EMPRESAS
MANAGEMENT
QUALITY MANAGEMENT
PRIVATE TEACHING
TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION
EDUCATION
CASE STUDIES
BRAZIL
BUSINESS MANAGEMENT
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar a visão de professores e alunos quanto à gestão de qualidade no Instituto de Educação Integrada Albert Einstein. Para tanto utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, realizando um estudo de caso, partindo de uma análise bibliográfica, que trazem o debate sobre a gestão de qualidade, onde utilizou-se de um questionário, trabalhando os dados obtidos por meio da análise de conteúdo. O estudo baseouse em uma população de 18 professores e 300 alunos onde foram entrevistados 10 docentes e 35 discentes do curso Técnico de Enfermagem. O instrumento de pesquisa foi composto por 21 questões para os professores e 13 questões para os alunos. Os resultados encontrados na pesquisa indicam que a instituição possui um Projeto Político Pedagógico e apresenta objetivos, planos e metas, porém, estes não são evidenciados pela comunidade acadêmica. Conclui-se que a visão dos envolvidos na pesquisa é um importante meio para se avaliar e melhorar a qualidade dos serviços educacionais. Assim, em função dos resultados obtidos, compete aos gestores da instituição estudada focar sua atenção nos pontos críticos a fim de reduzi-los, potencializando os aspectos que tem visão positiva por parte dos professores e alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10T13:47:56Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7348
TID:201459825
url http://hdl.handle.net/10437/7348
identifier_str_mv TID:201459825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131213898711040