Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7348 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar a visão de professores e alunos quanto à gestão de qualidade no Instituto de Educação Integrada Albert Einstein. Para tanto utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, realizando um estudo de caso, partindo de uma análise bibliográfica, que trazem o debate sobre a gestão de qualidade, onde utilizou-se de um questionário, trabalhando os dados obtidos por meio da análise de conteúdo. O estudo baseouse em uma população de 18 professores e 300 alunos onde foram entrevistados 10 docentes e 35 discentes do curso Técnico de Enfermagem. O instrumento de pesquisa foi composto por 21 questões para os professores e 13 questões para os alunos. Os resultados encontrados na pesquisa indicam que a instituição possui um Projeto Político Pedagógico e apresenta objetivos, planos e metas, porém, estes não são evidenciados pela comunidade acadêmica. Conclui-se que a visão dos envolvidos na pesquisa é um importante meio para se avaliar e melhorar a qualidade dos serviços educacionais. Assim, em função dos resultados obtidos, compete aos gestores da instituição estudada focar sua atenção nos pontos críticos a fim de reduzi-los, potencializando os aspectos que tem visão positiva por parte dos professores e alunos. |
id |
RCAP_2067fd0939ab3cddd1905adf2db5a25c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7348 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert EinsteinMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DA QUALIDADEENSINO PRIVADOENSINO TÉCNICO-PROFISSIONALEDUCAÇÃOESTUDOS DE CASOBRASILGESTÃO DE EMPRESASMANAGEMENTQUALITY MANAGEMENTPRIVATE TEACHINGTECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATIONEDUCATIONCASE STUDIESBRAZILBUSINESS MANAGEMENTA presente pesquisa tem como objetivo analisar a visão de professores e alunos quanto à gestão de qualidade no Instituto de Educação Integrada Albert Einstein. Para tanto utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, realizando um estudo de caso, partindo de uma análise bibliográfica, que trazem o debate sobre a gestão de qualidade, onde utilizou-se de um questionário, trabalhando os dados obtidos por meio da análise de conteúdo. O estudo baseouse em uma população de 18 professores e 300 alunos onde foram entrevistados 10 docentes e 35 discentes do curso Técnico de Enfermagem. O instrumento de pesquisa foi composto por 21 questões para os professores e 13 questões para os alunos. Os resultados encontrados na pesquisa indicam que a instituição possui um Projeto Político Pedagógico e apresenta objetivos, planos e metas, porém, estes não são evidenciados pela comunidade acadêmica. Conclui-se que a visão dos envolvidos na pesquisa é um importante meio para se avaliar e melhorar a qualidade dos serviços educacionais. Assim, em função dos resultados obtidos, compete aos gestores da instituição estudada focar sua atenção nos pontos críticos a fim de reduzi-los, potencializando os aspectos que tem visão positiva por parte dos professores e alunos.This research aims to analyze the teachers and students view as to the quality of management at the Institute for Integrated Education Albert Einstein. For this we use the quantitative and qualitative approach, performing a case study, based on a literature review, bringing the debate on the quality of management, where we used a questionnaire, working the data through content analysis. The study was based on a population of 18 teachers and 300 students were interviewed 10 teachers and 35 students of the course Practical Nursing. The research instrument consisted of 21 questions for teachers and 13 questions for students. The results in the survey indicate that the institution has a Pedagogical Political Project and presents objectives, plans and goals, but these are not evidenced by the academic community. We conclude that the vision of those involved in research is an important way to evaluate and improve the quality of educational services. Thus, depending on the results obtained, it is for the institution studied managers focus their attention on critical points in order to reduce them, strengthening the aspects that have positive view on the part of teachers and students.2016-10-10T13:47:56Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7348TID:201459825porAlmeida, Ana Claudia Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:29Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:40.831187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein |
title |
Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein |
spellingShingle |
Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein Almeida, Ana Claudia Santos de MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO GESTÃO DA QUALIDADE ENSINO PRIVADO ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EDUCAÇÃO ESTUDOS DE CASO BRASIL GESTÃO DE EMPRESAS MANAGEMENT QUALITY MANAGEMENT PRIVATE TEACHING TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION EDUCATION CASE STUDIES BRAZIL BUSINESS MANAGEMENT |
title_short |
Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein |
title_full |
Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein |
title_fullStr |
Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein |
title_full_unstemmed |
Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein |
title_sort |
Gestão da qualidade no curso técnico em enfermagem sob a visão de professores e alunos : o caso do Instituto de Educação integrada Albert Einstein |
author |
Almeida, Ana Claudia Santos de |
author_facet |
Almeida, Ana Claudia Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Claudia Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO GESTÃO DA QUALIDADE ENSINO PRIVADO ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EDUCAÇÃO ESTUDOS DE CASO BRASIL GESTÃO DE EMPRESAS MANAGEMENT QUALITY MANAGEMENT PRIVATE TEACHING TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION EDUCATION CASE STUDIES BRAZIL BUSINESS MANAGEMENT |
topic |
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO GESTÃO DA QUALIDADE ENSINO PRIVADO ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EDUCAÇÃO ESTUDOS DE CASO BRASIL GESTÃO DE EMPRESAS MANAGEMENT QUALITY MANAGEMENT PRIVATE TEACHING TECHNICAL-PROFESSIONAL EDUCATION EDUCATION CASE STUDIES BRAZIL BUSINESS MANAGEMENT |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a visão de professores e alunos quanto à gestão de qualidade no Instituto de Educação Integrada Albert Einstein. Para tanto utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, realizando um estudo de caso, partindo de uma análise bibliográfica, que trazem o debate sobre a gestão de qualidade, onde utilizou-se de um questionário, trabalhando os dados obtidos por meio da análise de conteúdo. O estudo baseouse em uma população de 18 professores e 300 alunos onde foram entrevistados 10 docentes e 35 discentes do curso Técnico de Enfermagem. O instrumento de pesquisa foi composto por 21 questões para os professores e 13 questões para os alunos. Os resultados encontrados na pesquisa indicam que a instituição possui um Projeto Político Pedagógico e apresenta objetivos, planos e metas, porém, estes não são evidenciados pela comunidade acadêmica. Conclui-se que a visão dos envolvidos na pesquisa é um importante meio para se avaliar e melhorar a qualidade dos serviços educacionais. Assim, em função dos resultados obtidos, compete aos gestores da instituição estudada focar sua atenção nos pontos críticos a fim de reduzi-los, potencializando os aspectos que tem visão positiva por parte dos professores e alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10T13:47:56Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7348 TID:201459825 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7348 |
identifier_str_mv |
TID:201459825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131213898711040 |