Comportamento do consumidor: o caso dos clientes Zara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Jéssica Patrícia Barbosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7598
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a análise do comportamento do consumidor Zara, em contraste com os “não clientes Zara”. Foi realizada uma pesquisa quantitativa direta através da aplicação de um inquérito online, para validar a hipótese colocada na presente dissertação. Como preparação deste questionário, foi realizado um focus group, grupo constituído por 9 pessoas de ambos os sexos, com o intuito de obter dados sobre a perceção dos consumidores relativamente aos fatores que mais influenciam a sua decisão de compra, servindo de suporte para a criação do questionário. O inquérito online permitiu-nos obter 144 respostas, sendo a população os consumidores de vestuário de marca adquirido em loja, e a amostra consumidores Zara e não Zara, com idade igual ou superior aos 16 anos. O estudo de campo focou-se na análise da influência dos fatores testados no processo de decisão de compra no retalho de moda, comparando o comportamento de compra de clientes ZARA com “não clientes Zara”. Os dados obtidos foram analisados e trabalhados na ferramenta SAS Enterprise Guide e posteriormente criados alguns gráficos e tabelas auxiliares em Excel. Utilizamos ainda o SPSS para a realização do Teste t que nos permitiu testar diferenças das médias entre os Grupos de clientes Zara e Clientes Não Zara, foi ainda realizada a Análise de Concordância e o Teste de Levene que nos permitiu averiguar a homogeneidade das variâncias. Foi possível chegar as seguintes resultados, sendo que as conclusões mais detalhadas encontram-se apresentadas na Conclusão. Dos entrevistados 37% dos clientes Zara reconhecem uma identidade forte na marca e acham que se adequa aos seus valores. Este valor não sofre grandes alterações para os clientes de outras marcas. Concentrando-nos no perfil de cliente Zara, notamos uma vida social forte e jovem, ao obter 65,3% a afirmar gostar de conversar e sair com os amigos. São clientes que dão importância à qualidade mas nunca esquecendo o preço. Como segunda escolha de loja preferida, encontramos a Mango em primeiro lugar com 22,4%, a Salsa com 12,2%, a Primark com 10,2% e a Bershka com 8,2%Mais de 45% não gostam de ter a marca visível na roupa que compram, e por este motivo preferem comprar vestuário sem a marca em destaque. A cor e design são fatores de grande importância para os clientes Zara, sendo apontados por 88%, em comparação com 79% para clientes de outras marcas. Dos entrevistados 42,9% não preferem a sua marca se existir outra que esteja em promoção, percentagem bastante elevada para um índice de fidelização, que nos indica uma reduzida existência de fidelização por parte dos clientes. Podemos ainda concluir que o preço é um dos fatores mais influencia o comportamento do consumidor. Contudo foi possível concluir que não existe uma diferença comportamental significativa entre clientes Zara e clientes de outras marcas de vestuário..
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O inquérito online permitiu-nos obter 144 respostas, sendo a população os consumidores de vestuário de marca adquirido em loja, e a amostra consumidores Zara e não Zara, com idade igual ou superior aos 16 anos. O estudo de campo focou-se na análise da influência dos fatores testados no processo de decisão de compra no retalho de moda, comparando o comportamento de compra de clientes ZARA com “não clientes Zara”. Os dados obtidos foram analisados e trabalhados na ferramenta SAS Enterprise Guide e posteriormente criados alguns gráficos e tabelas auxiliares em Excel. Utilizamos ainda o SPSS para a realização do Teste t que nos permitiu testar diferenças das médias entre os Grupos de clientes Zara e Clientes Não Zara, foi ainda realizada a Análise de Concordância e o Teste de Levene que nos permitiu averiguar a homogeneidade das variâncias. Foi possível chegar as seguintes resultados, sendo que as conclusões mais detalhadas encontram-se apresentadas na Conclusão. Dos entrevistados 37% dos clientes Zara reconhecem uma identidade forte na marca e acham que se adequa aos seus valores. Este valor não sofre grandes alterações para os clientes de outras marcas. Concentrando-nos no perfil de cliente Zara, notamos uma vida social forte e jovem, ao obter 65,3% a afirmar gostar de conversar e sair com os amigos. São clientes que dão importância à qualidade mas nunca esquecendo o preço. Como segunda escolha de loja preferida, encontramos a Mango em primeiro lugar com 22,4%, a Salsa com 12,2%, a Primark com 10,2% e a Bershka com 8,2%Mais de 45% não gostam de ter a marca visível na roupa que compram, e por este motivo preferem comprar vestuário sem a marca em destaque. A cor e design são fatores de grande importância para os clientes Zara, sendo apontados por 88%, em comparação com 79% para clientes de outras marcas. Dos entrevistados 42,9% não preferem a sua marca se existir outra que esteja em promoção, percentagem bastante elevada para um índice de fidelização, que nos indica uma reduzida existência de fidelização por parte dos clientes. Podemos ainda concluir que o preço é um dos fatores mais influencia o comportamento do consumidor. Contudo foi possível concluir que não existe uma diferença comportamental significativa entre clientes Zara e clientes de outras marcas de vestuário..The present work has the objective to study the behavior of Zara clients and the “Zara non Clients” A direct quantitative research was carried out by applying an online survey to validate the assumptions made in this dissertation. As preparation for this survey, we create a focus group, consisting in 9 persons of both sexes, in order to obtain data on the perception of consumers regarding the factors that influence their purchasing decisions that was used as support for survey creation. The Study was focused on analyzing the influence of the factors tested during the purchase decision process in retail fashion, comparing the ZARA customer buying behavior with “Zara non Clients ". The online survey allowed us to obtain 144 responses, the population being the consumers of branded clothing purchased in the store, and the sample consumers Zara and "non-Zara customers", with 16 years old or higher. The field study focused on the analysis of the influence of the factors tested in the purchasing decision process on the fashion retail, comparing the buying behavior of ZARA customers with "non-Zara customers". The obtained data were analyzed and worked in the tool SAS Enterprise Guide and later created some graphs and auxiliary tables in Excel. We also used SPSS to perform the Test t that allowed us to test the differences between the Group of Zara Client and “Non-Zara Clients”. We also performed the Agreement Analysis and the Levene Test that allowed us to verify the homogeneity of the variances. It was possible to arrive at the following results, and the more detailed conclusions are presented in the Conclusion. Of the respondents, 37% of Zara clients recognize a strong brand identity and find that it fits their values. This value does not suffer major changes for customers of other brands. Focusing on the Zara client profile, we noticed a strong and young social life, with 65.3% saying that they like to talk and hang out with friends. They are customers who give importance to quality but never forget the price. As second choice of preferred store, we found Mango with 22.4%, Salsa with 12.2%, Primark with 10.2% and Bershka with 8.2%.More than 45% of respondents do not like to have the visible mark on the clothes they buy, and for this reason they prefer to buy clothing without the brand in particular. The color and design are factors of high importance for Zara customers, being pointed out by 88%, compared with 79% for other brand clients. Of the respondents 42.9% do not prefer their brand if there is another one that is in promotion, a very high percentage for a loyalty index, which indicates to us a reduced existence of customer loyalty. We can also conclude that price is one of the factors that most influence consumer behavior. It was possible to conclude that there is no a significant behavioral difference between Zara customers and customers of other brands of clothing.2017-01-11T14:08:28Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7598TID:201540690porGraça, Jéssica Patrícia Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:33Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:16.837910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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