A evasão escolar na educação de jovens e adultos : um estudo numa escola sergipana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Solange Maria Alves
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1186
Resumo: Este estudo objetivou analisar o problema da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos a partir de uma dupla perspectiva: uma primeira, da gestão, que busca compreender como os gestores concebem e implementam ações gestoras para lidar com a evasão na EJA; e uma segunda, do aluno, analisando os motivos que o levam ao abandono frente às ações que a escola realiza e ao seu perfil socioeconômico. A investigação concebeu-se através do levantamento teórico e da análise dos dados. Para tanto foi realizado um Estudo de Caso, em abordagem qualitativa, onde a população pesquisada constituiu-se de educadores, alunos evadidos e alunos regulares da EJA em uma escola municipal da cidade de Aracaju. Os resultados obtidos demonstraram haver contradição na visão que se tem da desistência do aluno, já que ora ele é unilateralmente culpabilizado, ora são apontados os problemas escolares que contribuem para a sua evasão. O trabalho indica, ainda, a urgência de uma verdadeira democratização da escola como instrumento pedagógico que permita a todos os segmentos ascender a um patamar de consciência mais elevado sobre o contexto da realidade escolar, principalmente no que se refere ao enfrentamento do problema da evasão escolar.
id RCAP_2074d992f90b274066f3145111fa93aa
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A evasão escolar na educação de jovens e adultos : um estudo numa escola sergipanaEDUCAÇÃO DE JOVENSGESTÃO ESCOLARDEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO DE ADULTOSBRASILABANDONO ESCOLARDEMOCRATIZATION OF EDUCATIONYOUTH EDUCATIONDROPPING OUTEDUCATIONAL MANAGEMENTEDUCATIONADULT EDUCATIONBRAZILEste estudo objetivou analisar o problema da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos a partir de uma dupla perspectiva: uma primeira, da gestão, que busca compreender como os gestores concebem e implementam ações gestoras para lidar com a evasão na EJA; e uma segunda, do aluno, analisando os motivos que o levam ao abandono frente às ações que a escola realiza e ao seu perfil socioeconômico. A investigação concebeu-se através do levantamento teórico e da análise dos dados. Para tanto foi realizado um Estudo de Caso, em abordagem qualitativa, onde a população pesquisada constituiu-se de educadores, alunos evadidos e alunos regulares da EJA em uma escola municipal da cidade de Aracaju. Os resultados obtidos demonstraram haver contradição na visão que se tem da desistência do aluno, já que ora ele é unilateralmente culpabilizado, ora são apontados os problemas escolares que contribuem para a sua evasão. O trabalho indica, ainda, a urgência de uma verdadeira democratização da escola como instrumento pedagógico que permita a todos os segmentos ascender a um patamar de consciência mais elevado sobre o contexto da realidade escolar, principalmente no que se refere ao enfrentamento do problema da evasão escolar.The aim of this study was analyzing the problem of school evasion into the young and adult education (EJA) through a double perspective: the administration that search for understanding how the administrators concept and implement the actions to deal with the evasion into the EJA; and the second perspective is the student, what is the motive for them to give the school up, facing the school actions and their social and economical profile. The investigation was done through the theorical research and data analyses. A study case was necessary to a quantitative approach, where the researched population was since educators, evasive students to regular students of EJA in a public district school of Aracaju City. The results demonstrated to exist a contradiction in the students evasion, who are sometimes culpable for evading or the problems faced at school are the cause for that. The essay still indicates a urgency of a real democratization of school as a pedagogical tool that allows all the segments to rise a higher level of conscience about the reality of school context, mainly, concerning to the real problem of evasion.2011-05-19T15:16:19Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1186porRocha, Solange Maria Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:08Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:12.193091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A evasão escolar na educação de jovens e adultos : um estudo numa escola sergipana
title A evasão escolar na educação de jovens e adultos : um estudo numa escola sergipana
spellingShingle A evasão escolar na educação de jovens e adultos : um estudo numa escola sergipana
Rocha, Solange Maria Alves
EDUCAÇÃO DE JOVENS
GESTÃO ESCOLAR
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
BRASIL
ABANDONO ESCOLAR
DEMOCRATIZATION OF EDUCATION
YOUTH EDUCATION
DROPPING OUT
EDUCATIONAL MANAGEMENT
EDUCATION
ADULT EDUCATION
BRAZIL
title_short A evasão escolar na educação de jovens e adultos : um estudo numa escola sergipana
title_full A evasão escolar na educação de jovens e adultos : um estudo numa escola sergipana
title_fullStr A evasão escolar na educação de jovens e adultos : um estudo numa escola sergipana
title_full_unstemmed A evasão escolar na educação de jovens e adultos : um estudo numa escola sergipana
title_sort A evasão escolar na educação de jovens e adultos : um estudo numa escola sergipana
author Rocha, Solange Maria Alves
author_facet Rocha, Solange Maria Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Solange Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE JOVENS
GESTÃO ESCOLAR
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
BRASIL
ABANDONO ESCOLAR
DEMOCRATIZATION OF EDUCATION
YOUTH EDUCATION
DROPPING OUT
EDUCATIONAL MANAGEMENT
EDUCATION
ADULT EDUCATION
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO DE JOVENS
GESTÃO ESCOLAR
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
BRASIL
ABANDONO ESCOLAR
DEMOCRATIZATION OF EDUCATION
YOUTH EDUCATION
DROPPING OUT
EDUCATIONAL MANAGEMENT
EDUCATION
ADULT EDUCATION
BRAZIL
description Este estudo objetivou analisar o problema da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos a partir de uma dupla perspectiva: uma primeira, da gestão, que busca compreender como os gestores concebem e implementam ações gestoras para lidar com a evasão na EJA; e uma segunda, do aluno, analisando os motivos que o levam ao abandono frente às ações que a escola realiza e ao seu perfil socioeconômico. A investigação concebeu-se através do levantamento teórico e da análise dos dados. Para tanto foi realizado um Estudo de Caso, em abordagem qualitativa, onde a população pesquisada constituiu-se de educadores, alunos evadidos e alunos regulares da EJA em uma escola municipal da cidade de Aracaju. Os resultados obtidos demonstraram haver contradição na visão que se tem da desistência do aluno, já que ora ele é unilateralmente culpabilizado, ora são apontados os problemas escolares que contribuem para a sua evasão. O trabalho indica, ainda, a urgência de uma verdadeira democratização da escola como instrumento pedagógico que permita a todos os segmentos ascender a um patamar de consciência mais elevado sobre o contexto da realidade escolar, principalmente no que se refere ao enfrentamento do problema da evasão escolar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-05-19T15:16:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1186
url http://hdl.handle.net/10437/1186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131219321946112