Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Débora Maria de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26697
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_20869cb5f9bc2c2c20f2dc303526ad49
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26697
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-MouthComunicação da SustentabilidadeRedes SociaisE-reputationgreenwashinge-WOMSustainability CommunicationSocial Networkse-WOMMestrado Bolonha em MarketingEste estudo tem como objetivo entender a relação entre Comunicação da Sustentabilidade (CS) nas redes sociais, e-reputation e o eletronic WOM (eWOM). Diante da evolução do conceito de CS, torna-se relevante entender a associação entre estes conceitos, principalmente para guiar as tomadas de decisões dos marketeers. Neste estudo, optou-se por uma abordagem qualitativa, com recolha única de dados e horizonte temporal cross-sectional. Realizaram-se recolhidas 14 entrevistas semiestruturadas a internautas e community managers. Os resultados mostram que os internautas são recetivos às mensagens de sustentabilidade divulgadas nas redes sociais. No entanto, cada vez mais, os consumidores estão atentos à veracidade das informações e também à sua qualidade, especificamente se os dados divulgados são relevantes e verídicos. Além disso, nota-se que os community managers relacionam a reputação online com a Comunicação da Sustentabilidade de forma positiva, e têm investido em mecanismos de monitorização da reputação online. Contudo, não há indicações consideráveis que a CS aumente o eWOM positivo das empresas. No entanto, a disponibilidade das ações socioambientais das marcas no ambiente online, faz com que os consumidores recomendem com frequência maior tais organizações do que aquelas que não realizam a CS. Portanto, a Comunicação da Sustentabilidade nas redes sociais parece impactar a e-reputation das marcas.This study aims to understand the relationship between Sustainability Communication (CS) in social networks, e-reputation and the electronic WOM (eWOM). Given the evolution of the CS concept, it becomes relevant to understand the association between these concepts, mainly to guide marketers' decision-making. In this study, a qualitative approach was chosen, with unique data collection and cross-sectional time horizon. Fourteen semi-structured interviews with internet users and community managers were collected. The results show that internet users are receptive to sustainability messages disseminated on social networks. However, increasingly, consumers are paying attention to the veracity of the information and to its quality, specifically whether the data disclosed are relevant and truthful. Furthermore, it is noted that community managers relate online reputation to Sustainability Communication in a positive way and have invested in online reputation monitoring mechanisms. However, there is no considerable indication that CS increases the positive eWOM of companies. However, the availability of brands' social and environmental actions in the online environment makes consumers recommend such organizations more frequently than those that do not perform CS. Therefore, Sustainability Communication on social networks seems to impact the e-reputation of brands.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaVieira, Débora Maria de Souza2023-01-04T14:28:00Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26697porVieira, Débora Maria de Souza (2022). “Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:17.732312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth
title Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth
spellingShingle Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth
Vieira, Débora Maria de Souza
Comunicação da Sustentabilidade
Redes Sociais
E-reputation
greenwashing
e-WOM
Sustainability Communication
Social Networks
e-WOM
title_short Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth
title_full Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth
title_fullStr Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth
title_full_unstemmed Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth
title_sort Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth
author Vieira, Débora Maria de Souza
author_facet Vieira, Débora Maria de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia Nunes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Débora Maria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação da Sustentabilidade
Redes Sociais
E-reputation
greenwashing
e-WOM
Sustainability Communication
Social Networks
e-WOM
topic Comunicação da Sustentabilidade
Redes Sociais
E-reputation
greenwashing
e-WOM
Sustainability Communication
Social Networks
e-WOM
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-01-04T14:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26697
url http://hdl.handle.net/10400.5/26697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, Débora Maria de Souza (2022). “Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131200257785856