Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26697 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_20869cb5f9bc2c2c20f2dc303526ad49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26697 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-MouthComunicação da SustentabilidadeRedes SociaisE-reputationgreenwashinge-WOMSustainability CommunicationSocial Networkse-WOMMestrado Bolonha em MarketingEste estudo tem como objetivo entender a relação entre Comunicação da Sustentabilidade (CS) nas redes sociais, e-reputation e o eletronic WOM (eWOM). Diante da evolução do conceito de CS, torna-se relevante entender a associação entre estes conceitos, principalmente para guiar as tomadas de decisões dos marketeers. Neste estudo, optou-se por uma abordagem qualitativa, com recolha única de dados e horizonte temporal cross-sectional. Realizaram-se recolhidas 14 entrevistas semiestruturadas a internautas e community managers. Os resultados mostram que os internautas são recetivos às mensagens de sustentabilidade divulgadas nas redes sociais. No entanto, cada vez mais, os consumidores estão atentos à veracidade das informações e também à sua qualidade, especificamente se os dados divulgados são relevantes e verídicos. Além disso, nota-se que os community managers relacionam a reputação online com a Comunicação da Sustentabilidade de forma positiva, e têm investido em mecanismos de monitorização da reputação online. Contudo, não há indicações consideráveis que a CS aumente o eWOM positivo das empresas. No entanto, a disponibilidade das ações socioambientais das marcas no ambiente online, faz com que os consumidores recomendem com frequência maior tais organizações do que aquelas que não realizam a CS. Portanto, a Comunicação da Sustentabilidade nas redes sociais parece impactar a e-reputation das marcas.This study aims to understand the relationship between Sustainability Communication (CS) in social networks, e-reputation and the electronic WOM (eWOM). Given the evolution of the CS concept, it becomes relevant to understand the association between these concepts, mainly to guide marketers' decision-making. In this study, a qualitative approach was chosen, with unique data collection and cross-sectional time horizon. Fourteen semi-structured interviews with internet users and community managers were collected. The results show that internet users are receptive to sustainability messages disseminated on social networks. However, increasingly, consumers are paying attention to the veracity of the information and to its quality, specifically whether the data disclosed are relevant and truthful. Furthermore, it is noted that community managers relate online reputation to Sustainability Communication in a positive way and have invested in online reputation monitoring mechanisms. However, there is no considerable indication that CS increases the positive eWOM of companies. However, the availability of brands' social and environmental actions in the online environment makes consumers recommend such organizations more frequently than those that do not perform CS. Therefore, Sustainability Communication on social networks seems to impact the e-reputation of brands.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaVieira, Débora Maria de Souza2023-01-04T14:28:00Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26697porVieira, Débora Maria de Souza (2022). “Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:17.732312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth |
title |
Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth |
spellingShingle |
Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth Vieira, Débora Maria de Souza Comunicação da Sustentabilidade Redes Sociais E-reputation greenwashing e-WOM Sustainability Communication Social Networks e-WOM |
title_short |
Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth |
title_full |
Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth |
title_fullStr |
Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth |
title_full_unstemmed |
Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth |
title_sort |
Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth |
author |
Vieira, Débora Maria de Souza |
author_facet |
Vieira, Débora Maria de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Patrícia Nunes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Débora Maria de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação da Sustentabilidade Redes Sociais E-reputation greenwashing e-WOM Sustainability Communication Social Networks e-WOM |
topic |
Comunicação da Sustentabilidade Redes Sociais E-reputation greenwashing e-WOM Sustainability Communication Social Networks e-WOM |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10 2022-10-01T00:00:00Z 2023-01-04T14:28:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26697 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, Débora Maria de Souza (2022). “Comunicação da sustentabilidade nas redes sociais : uma abordagem qualitativa sobre e-reputation e eletronic Word-of-Mouth”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131200257785856 |