Um ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garnica, Antonio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22818
Resumo: O artigo apresenta considerações teórico-metodológicas acerca da História Oral como abordagem qualitativa de investigação, e tece um breve retrato da atual produção brasileira que, em Educação Matemática, se vale desse método. Para isso, são realçados as concepções e os trabalhos do Grupo de Pesquisa “História Oral e Educação Matemática” (GHOEM).
id RCAP_208ed814de408ead785a71333828c5ba
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação MatemáticaUm ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação MatemáticaArtigosO artigo apresenta considerações teórico-metodológicas acerca da História Oral como abordagem qualitativa de investigação, e tece um breve retrato da atual produção brasileira que, em Educação Matemática, se vale desse método. Para isso, são realçados as concepções e os trabalhos do Grupo de Pesquisa “História Oral e Educação Matemática” (GHOEM).This paper presents some remarks on Oral History seen as a qualitative research approach and builds up a brief sketch of the investigations produced according to this method in Brazil. In order to do this, we particularly put the focus on those researches developed by the Brazilian Research Group “Oral History and Mathematics Education” (GHOEM).APM - Associação de Professores de Matemática2007-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22818por2183-28380872-3915Garnica, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.770808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação Matemática
Um ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação Matemática
title Um ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação Matemática
spellingShingle Um ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação Matemática
Garnica, Antonio
Artigos
title_short Um ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação Matemática
title_full Um ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação Matemática
title_fullStr Um ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação Matemática
title_full_unstemmed Um ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação Matemática
title_sort Um ensaio sobre História Oral: considerações teórico-metodológicas e possibilidades de pesquisa em Educação Matemática
author Garnica, Antonio
author_facet Garnica, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garnica, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O artigo apresenta considerações teórico-metodológicas acerca da História Oral como abordagem qualitativa de investigação, e tece um breve retrato da atual produção brasileira que, em Educação Matemática, se vale desse método. Para isso, são realçados as concepções e os trabalhos do Grupo de Pesquisa “História Oral e Educação Matemática” (GHOEM).
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22818
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478053163008