O impacto do marketing de guerrilha na prevenção da sinistralidade rodoviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Rúben Jorge Nunes Matos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41471
Resumo: A Organização Mundial de Saúde classifica a sinistralidade rodoviária como um dos maiores flagelos da atualidade, apontando a (in)ação humana como o principal fator potenciador. As estratégias adotadas pelas entidades nacionais, através de campanhas de segurança rodoviária e ações de fiscalização, permitem alcançar diferentes benefícios que conduzam à alteração de comportamentos. Sejam apelos à racionalidade moral dos condutores ou à emoção através do choque, ambas as estratégias ajudam na prevenção da sinistralidade rodoviária, no entanto urge identificar qual a mais eficaz. Neste sentido, foi realizado um inquérito por questionário junto dos condutores portugueses no sentido de verificar a viabilidade de aplicação de técnicas provenientes do marketing de guerrilha, baseadas na utilização de imagens chocantes. Os resultados indicam que há um padrão de indiferença às campanhas de segurança rodoviária mais atuais, baseadas nos apelos racionais. Por outro lado, demonstram que a aplicação do marketing de choque, através de ações inusitadas, tem grande impacto na perceção e retenção da mensagem, assim como na promoção de comportamentos adequados. A observação de imagens chocantes apresentou índices de prevenção rodoviária mais elevados, quando comparados com a observação de imagens de publicidade racional. Os resultados evidenciam a necessidade de se refletir sobre a abordagem publicitária atual, no sentido de potenciar a segurança rodoviária.
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