O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5120 |
Resumo: | Esta dissertação, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Considerando a importância de um ensino-aprendizagem centrado no aluno, interessa aplicar estratégias que contribuam para o seu envolvimento e motivação. Neste trabalho destacamos o lúdico como uma ferramenta fundamental para um processo de ensino-aprendizagem eficaz e efetivo, que leve o aluno a adotar um papel central e ativo. Assim, o objetivo principal desta dissertação é apresentar definições, vantagens e atividades propostas por vários autores relativamente ao papel do lúdico no ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira/Espanhol. Apresentamos, ainda, algumas atividades lúdicas desenvolvidas ao longo da prática pedagógica. |
id |
RCAP_208ffe8c7b6b23e757c83171db5ad966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/5120 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanholLíngua espanholaEnsino/aprendizagemAtividades lúdicasJogoMotivaçãoEsta dissertação, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Considerando a importância de um ensino-aprendizagem centrado no aluno, interessa aplicar estratégias que contribuam para o seu envolvimento e motivação. Neste trabalho destacamos o lúdico como uma ferramenta fundamental para um processo de ensino-aprendizagem eficaz e efetivo, que leve o aluno a adotar um papel central e ativo. Assim, o objetivo principal desta dissertação é apresentar definições, vantagens e atividades propostas por vários autores relativamente ao papel do lúdico no ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira/Espanhol. Apresentamos, ainda, algumas atividades lúdicas desenvolvidas ao longo da prática pedagógica.This essay, submitted to the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, is the result of a reflexive analysis of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master in Teaching Portuguese and Spanish in Basic and Secondary School. Bearing in mind the importance of a learner-centred teaching and learning, it is essential to apply strategies which may contribute to the students' engagement and motivation. In this paper we highlight the ludic element as a fundamental tool for an effective and efficient teaching and learning process, in order to motivate the student to adopt a central and active role. Thus, this essay aims to present definitions, vantages and activities, suggested by several authors, related to the role of the ludic element in the teaching and learning of the Foreign Language/Spanish. We also bring forward some ludic activities developed during the teaching practice.2015-10-19T10:33:41Z2015-10-19T00:00:00Z2015-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5120porOliveira, Cátia Branca Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:48.254275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol |
title |
O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol |
spellingShingle |
O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol Oliveira, Cátia Branca Francisco Língua espanhola Ensino/aprendizagem Atividades lúdicas Jogo Motivação |
title_short |
O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol |
title_full |
O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol |
title_fullStr |
O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol |
title_full_unstemmed |
O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol |
title_sort |
O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol |
author |
Oliveira, Cátia Branca Francisco |
author_facet |
Oliveira, Cátia Branca Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cátia Branca Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Ensino/aprendizagem Atividades lúdicas Jogo Motivação |
topic |
Língua espanhola Ensino/aprendizagem Atividades lúdicas Jogo Motivação |
description |
Esta dissertação, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Considerando a importância de um ensino-aprendizagem centrado no aluno, interessa aplicar estratégias que contribuam para o seu envolvimento e motivação. Neste trabalho destacamos o lúdico como uma ferramenta fundamental para um processo de ensino-aprendizagem eficaz e efetivo, que leve o aluno a adotar um papel central e ativo. Assim, o objetivo principal desta dissertação é apresentar definições, vantagens e atividades propostas por vários autores relativamente ao papel do lúdico no ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira/Espanhol. Apresentamos, ainda, algumas atividades lúdicas desenvolvidas ao longo da prática pedagógica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-19T10:33:41Z 2015-10-19T00:00:00Z 2015-10-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/5120 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/5120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137091803676672 |