O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cátia Branca Francisco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5120
Resumo: Esta dissertação, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Considerando a importância de um ensino-aprendizagem centrado no aluno, interessa aplicar estratégias que contribuam para o seu envolvimento e motivação. Neste trabalho destacamos o lúdico como uma ferramenta fundamental para um processo de ensino-aprendizagem eficaz e efetivo, que leve o aluno a adotar um papel central e ativo. Assim, o objetivo principal desta dissertação é apresentar definições, vantagens e atividades propostas por vários autores relativamente ao papel do lúdico no ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira/Espanhol. Apresentamos, ainda, algumas atividades lúdicas desenvolvidas ao longo da prática pedagógica.
id RCAP_208ffe8c7b6b23e757c83171db5ad966
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5120
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanholLíngua espanholaEnsino/aprendizagemAtividades lúdicasJogoMotivaçãoEsta dissertação, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Considerando a importância de um ensino-aprendizagem centrado no aluno, interessa aplicar estratégias que contribuam para o seu envolvimento e motivação. Neste trabalho destacamos o lúdico como uma ferramenta fundamental para um processo de ensino-aprendizagem eficaz e efetivo, que leve o aluno a adotar um papel central e ativo. Assim, o objetivo principal desta dissertação é apresentar definições, vantagens e atividades propostas por vários autores relativamente ao papel do lúdico no ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira/Espanhol. Apresentamos, ainda, algumas atividades lúdicas desenvolvidas ao longo da prática pedagógica.This essay, submitted to the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, is the result of a reflexive analysis of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master in Teaching Portuguese and Spanish in Basic and Secondary School. Bearing in mind the importance of a learner-centred teaching and learning, it is essential to apply strategies which may contribute to the students' engagement and motivation. In this paper we highlight the ludic element as a fundamental tool for an effective and efficient teaching and learning process, in order to motivate the student to adopt a central and active role. Thus, this essay aims to present definitions, vantages and activities, suggested by several authors, related to the role of the ludic element in the teaching and learning of the Foreign Language/Spanish. We also bring forward some ludic activities developed during the teaching practice.2015-10-19T10:33:41Z2015-10-19T00:00:00Z2015-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5120porOliveira, Cátia Branca Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:48.254275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol
title O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol
spellingShingle O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol
Oliveira, Cátia Branca Francisco
Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Atividades lúdicas
Jogo
Motivação
title_short O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol
title_full O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol
title_fullStr O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol
title_full_unstemmed O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol
title_sort O lúdico no ensino-aprendizagem da língua estrangeira/espanhol
author Oliveira, Cátia Branca Francisco
author_facet Oliveira, Cátia Branca Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cátia Branca Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Atividades lúdicas
Jogo
Motivação
topic Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Atividades lúdicas
Jogo
Motivação
description Esta dissertação, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Considerando a importância de um ensino-aprendizagem centrado no aluno, interessa aplicar estratégias que contribuam para o seu envolvimento e motivação. Neste trabalho destacamos o lúdico como uma ferramenta fundamental para um processo de ensino-aprendizagem eficaz e efetivo, que leve o aluno a adotar um papel central e ativo. Assim, o objetivo principal desta dissertação é apresentar definições, vantagens e atividades propostas por vários autores relativamente ao papel do lúdico no ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira/Espanhol. Apresentamos, ainda, algumas atividades lúdicas desenvolvidas ao longo da prática pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-19T10:33:41Z
2015-10-19T00:00:00Z
2015-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5120
url http://hdl.handle.net/10348/5120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137091803676672