A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Caroline Barros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179543
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar um breve levantamento teórico acerca do uso do lúdico na aula de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). A presença do elemento lúdico em sala de aula é uma ação positiva constatada, e para entender esse funcionamento nos apoiamos em estudos de autores como Lev Vygotsky (2007), Tizuko Kishimoto (1994) e Vilson Leffa (1988). A pesquisa desses autores nos ajudou a entender conceitos importantes, tais como o do próprio lúdico, do jogo e de algumas metodologias de ensino de língua estrangeira. Apresentamos brevemente algumas teorias acerca da educação, como o Behaviorismo e o Interacionismo. A primeira teoria acredita no aprendizado como comportamento que se adquire com treinamento. E o Interacionismo, ao contrário da primeira teoria, defende que o processo de aquisição de uma língua estrangeira se dá na interação entre indivíduos e entre eles e o mundo. Visando entender melhor o uso do lúdico como objeto pedagógico, percorremos de maneira concisa a evolução das metodologias de ensino de língua estrangeira. Ao recuperar essas informações históricas, tentamos identificar a abordagem em que o jogo melhor se encaixa, e ao final oferecemos duas propostas de atividades lúdicas adaptadas à aula de Espanhol Língua Estrangeira.
id UFRGS-2_f79620941733febb3f90e78e00365a8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179543
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Caroline BarrosNariño Rodriguez, Mónica2018-06-20T02:29:25Z2018http://hdl.handle.net/10183/179543001068170Este trabalho tem por objetivo realizar um breve levantamento teórico acerca do uso do lúdico na aula de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). A presença do elemento lúdico em sala de aula é uma ação positiva constatada, e para entender esse funcionamento nos apoiamos em estudos de autores como Lev Vygotsky (2007), Tizuko Kishimoto (1994) e Vilson Leffa (1988). A pesquisa desses autores nos ajudou a entender conceitos importantes, tais como o do próprio lúdico, do jogo e de algumas metodologias de ensino de língua estrangeira. Apresentamos brevemente algumas teorias acerca da educação, como o Behaviorismo e o Interacionismo. A primeira teoria acredita no aprendizado como comportamento que se adquire com treinamento. E o Interacionismo, ao contrário da primeira teoria, defende que o processo de aquisição de uma língua estrangeira se dá na interação entre indivíduos e entre eles e o mundo. Visando entender melhor o uso do lúdico como objeto pedagógico, percorremos de maneira concisa a evolução das metodologias de ensino de língua estrangeira. Ao recuperar essas informações históricas, tentamos identificar a abordagem em que o jogo melhor se encaixa, e ao final oferecemos duas propostas de atividades lúdicas adaptadas à aula de Espanhol Língua Estrangeira.Este trabajo tiene por objetivo realizar un breve levantamiento teórico acerca del uso de lo lúdico en la clase de español lengua extranjera (ELE). La presencia del elemento lúdico en el aula es constatada como acción positiva y para entender su funcionamiento nos apoyamos en estudios de autores como Lev Vygotsky (2007), Tizuko Kishimoto (1994) y Vilson Leffa (1988). La investigación de estos autores nos ha ayudado a entender conceptos importantes tales como lo lúdico y el juego. Se presentan, rápidamente algunas teorías acerca de la educación como el Behaviorismo y el Interaccionismo. La primera teoría cree en el aprendizaje como un comportamiento que se adquiere con entrenamiento. El interaccionismo, al contrario de la primera teoría, defiende que el proceso de adquisición de una lengua extranjera se da en la interacción de los individuos y entre ellos y el mundo. Para entender mejor el uso de los elementos lúdicos como objeto pedagógico, recorreremos de manera concisa la evolución de algunas de las metodologías de enseñanza de lengua extranjera. Al recuperar estas informaciones históricas intentaremos identificar el enfoque donde el juego encaja mejor y al final ofrecemos dos propuestas de actividades lúdicas adaptadas para la clase de español como lengua extranjera.application/pdfporPiaget, Jean, 1896-1980Atividades lúdicasLíngua espanholaEnsino e aprendizagemJogo educativoElementos LúdicosJuegoEnfoqueLengua ExtranjeraEspañolA importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068170.pdf001068170.pdfTexto completoapplication/pdf396536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179543/1/001068170.pdfffff172193b9460ab190a1b4cee3f271MD51TEXT001068170.pdf.txt001068170.pdf.txtExtracted Texttext/plain81234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179543/2/001068170.pdf.txt174490d8309a5f39c3edd62faf29e5e3MD5210183/1795432022-08-06 04:49:48.452351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira
title A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira
spellingShingle A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira
Freitas, Caroline Barros
Piaget, Jean, 1896-1980
Atividades lúdicas
Língua espanhola
Ensino e aprendizagem
Jogo educativo
Elementos Lúdicos
Juego
Enfoque
Lengua Extranjera
Español
title_short A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira
title_full A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira
title_fullStr A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira
title_sort A importância do lúdico na sala de aula de espanhol como língua estrangeira
author Freitas, Caroline Barros
author_facet Freitas, Caroline Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Caroline Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nariño Rodriguez, Mónica
contributor_str_mv Nariño Rodriguez, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Atividades lúdicas
Língua espanhola
Ensino e aprendizagem
Jogo educativo
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Atividades lúdicas
Língua espanhola
Ensino e aprendizagem
Jogo educativo
Elementos Lúdicos
Juego
Enfoque
Lengua Extranjera
Español
dc.subject.spa.fl_str_mv Elementos Lúdicos
Juego
Enfoque
Lengua Extranjera
Español
description Este trabalho tem por objetivo realizar um breve levantamento teórico acerca do uso do lúdico na aula de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). A presença do elemento lúdico em sala de aula é uma ação positiva constatada, e para entender esse funcionamento nos apoiamos em estudos de autores como Lev Vygotsky (2007), Tizuko Kishimoto (1994) e Vilson Leffa (1988). A pesquisa desses autores nos ajudou a entender conceitos importantes, tais como o do próprio lúdico, do jogo e de algumas metodologias de ensino de língua estrangeira. Apresentamos brevemente algumas teorias acerca da educação, como o Behaviorismo e o Interacionismo. A primeira teoria acredita no aprendizado como comportamento que se adquire com treinamento. E o Interacionismo, ao contrário da primeira teoria, defende que o processo de aquisição de uma língua estrangeira se dá na interação entre indivíduos e entre eles e o mundo. Visando entender melhor o uso do lúdico como objeto pedagógico, percorremos de maneira concisa a evolução das metodologias de ensino de língua estrangeira. Ao recuperar essas informações históricas, tentamos identificar a abordagem em que o jogo melhor se encaixa, e ao final oferecemos duas propostas de atividades lúdicas adaptadas à aula de Espanhol Língua Estrangeira.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-20T02:29:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179543
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068170
url http://hdl.handle.net/10183/179543
identifier_str_mv 001068170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179543/1/001068170.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179543/2/001068170.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ffff172193b9460ab190a1b4cee3f271
174490d8309a5f39c3edd62faf29e5e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224552760475648