A comunicação digital e a sua eficácia: o caso do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, do Museu Benfica – Cosme Damião, do Museu de Lisboa e do Museu Nacional do azulejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Mariana Martins Pedrosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21140
Resumo: Na presente dissertação, é explorado o conceito de “comunicação digital” no contexto das instituições museológicas com o objetivo de tentar compreender quais as condições necessárias para que o planeamento e gestão das redes sociais de um museu possa ser executado com sucesso. Embora a dissertação se vá focar em quatro museus de Lisboa, foram reunidos os dados referentes à redes sociais de todos os museus da cidade de forma a criar um panorama museológico. Os museus estudados são o MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia, o Museu Benfica – Cosme Damião, o Museu de Lisboa e o Museu Nacional do Azulejo, tendo em conta que cada museu tem características diferentes (as tutelas e as próprias temáticas). Através de entrevistas aos responsáveis de três museus e ao cruzamento de estudos de outros autores, foi possível concluir quais as estratégias e condições que devem ser reunidas para que as redes sociais funcionem como extensões online do museu físico.
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