A literacia da informação e o contributo da biblioteca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Emília Lúcia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/559
Resumo: A literacia da informação consiste num conjunto de competências que permitem reconhecer a necessidade de informação e actuar de forma eficiente para suprir essa necessidade, obtendo informação, avaliando-a e revendo o processo de pesquisa. Esta competência ou conjunto de competências é de particular importância para os estudantes do ensino superior das áreas de engenharia e tecnologia, que têm de aceder a múltiplas fontes de informação, em diversos suportes e formatos, com conteúdos em rápida evolução e com um tempo de vida por vezes curto. Tomando como ponto de partida as normas da ALA “Information literacy standards for science and technology”, e outras directivas sobre literacia da informação no ensino superior e o papel das bibliotecas, procura-se fazer uma aplicação dos indicadores de desempenho definidos para o conjunto de competências, à observação de um grupo de estudantes de licenciatura, em fase de elaboração do projecto de final de curso. Trata-se de uma tentativa de compreender o nível de literacia que estes estudantes apresentam, do conhecimento e do uso que fazem dos recursos informativos que têm ao seu dispor, para assim se poder delinear formas de melhorar o seu desempenho.
id RCAP_20a92dadaa07e22fcfa6b602cf4d2354
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/559
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literacia da informação e o contributo da bibliotecaA literacia da informação consiste num conjunto de competências que permitem reconhecer a necessidade de informação e actuar de forma eficiente para suprir essa necessidade, obtendo informação, avaliando-a e revendo o processo de pesquisa. Esta competência ou conjunto de competências é de particular importância para os estudantes do ensino superior das áreas de engenharia e tecnologia, que têm de aceder a múltiplas fontes de informação, em diversos suportes e formatos, com conteúdos em rápida evolução e com um tempo de vida por vezes curto. Tomando como ponto de partida as normas da ALA “Information literacy standards for science and technology”, e outras directivas sobre literacia da informação no ensino superior e o papel das bibliotecas, procura-se fazer uma aplicação dos indicadores de desempenho definidos para o conjunto de competências, à observação de um grupo de estudantes de licenciatura, em fase de elaboração do projecto de final de curso. Trata-se de uma tentativa de compreender o nível de literacia que estes estudantes apresentam, do conhecimento e do uso que fazem dos recursos informativos que têm ao seu dispor, para assim se poder delinear formas de melhorar o seu desempenho.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2007-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/559Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 9 (2007): Bibliotecas e Arquivos - informação para a cidadania, o desenvolvimento e a inovaçãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/559https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/559/368Pacheco, Emília Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:57:49Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:52.314157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literacia da informação e o contributo da biblioteca
title A literacia da informação e o contributo da biblioteca
spellingShingle A literacia da informação e o contributo da biblioteca
Pacheco, Emília Lúcia
title_short A literacia da informação e o contributo da biblioteca
title_full A literacia da informação e o contributo da biblioteca
title_fullStr A literacia da informação e o contributo da biblioteca
title_full_unstemmed A literacia da informação e o contributo da biblioteca
title_sort A literacia da informação e o contributo da biblioteca
author Pacheco, Emília Lúcia
author_facet Pacheco, Emília Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Emília Lúcia
description A literacia da informação consiste num conjunto de competências que permitem reconhecer a necessidade de informação e actuar de forma eficiente para suprir essa necessidade, obtendo informação, avaliando-a e revendo o processo de pesquisa. Esta competência ou conjunto de competências é de particular importância para os estudantes do ensino superior das áreas de engenharia e tecnologia, que têm de aceder a múltiplas fontes de informação, em diversos suportes e formatos, com conteúdos em rápida evolução e com um tempo de vida por vezes curto. Tomando como ponto de partida as normas da ALA “Information literacy standards for science and technology”, e outras directivas sobre literacia da informação no ensino superior e o papel das bibliotecas, procura-se fazer uma aplicação dos indicadores de desempenho definidos para o conjunto de competências, à observação de um grupo de estudantes de licenciatura, em fase de elaboração do projecto de final de curso. Trata-se de uma tentativa de compreender o nível de literacia que estes estudantes apresentam, do conhecimento e do uso que fazem dos recursos informativos que têm ao seu dispor, para assim se poder delinear formas de melhorar o seu desempenho.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/559
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/559
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/559/368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 9 (2007): Bibliotecas e Arquivos - informação para a cidadania, o desenvolvimento e a inovação
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130852953686016