IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA ASSOCIADAS A DESEMPENHOS SUPERIORES E À SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES – ESTUDO DE CASO NAS UNIDADES DA POLÍCIA JUDICIÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra Mourato, Manuel José
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29698
Resumo: As instituições públicas, vulgarmente designadas de organizações não lucrativas, estão cada vez mais expostas a fatores de influência interna e externa do seu meio envolvente. Neste contexto, revelam fulcral importância as competências dos líderes que levam a desempenhos de excelência e promovem a eficácia para o sucesso das organizações. Vários estudos concluíram que os líderes afetam todos os aspetos de funcionamento das organizações, como o otimismo, o comprometimento com a organização, a identificação com o coletivo e a cooperação. Neste trabalho pretendeu-se verificar quais as principais competências que os líderes da PJ mais utilizam e quais estão positivamente relacionadas com desempenhos superiores e que contribuem para a satisfação e bem-estar dos seus colaboradores. A metodologia de investigação utilizada neste estudo de caso apresentou três fases, pesquisa bibliográfica sobre liderança, liderança organizacional e modelos de identificação de competências de liderança, investigação de natureza qualitativa, que avaliou, através de análise de conteúdo, uma entrevista semiestruturada aos vários diretores de Unidade e quantitativa que analisou estatisticamente os dados obtidos da aplicação de um questionário, adaptado por Rouco (2012), aos mesmos diretores, para estudar a sua perceção quanto aos fatores de liderança identificados no modelo de Rouco. Verificou-se que as competências de liderança mais utilizadas pelos líderes das Unidades da PJ são: transparência, orientação para as relações humanas, comunicação, relações interpessoais, aptidões técnicas e profissionais, tomada de decisão, orientação para a tarefa, visão e uma competência não identificada no modelo de Rouco, a motivação. Concluiu-se que as competências dos líderes relacionadas com a gestão das Unidades, a existência de uma visão, em conjunto com competências de relacionamento interpessoal são aquelas que se apresentam como as que mais contribuem para um melhor desempenho dos seus líderes e para uma maior satisfação e bem-estar dos seus colaboradores.
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