A pedagogia do encontro como uma pedagogia de baixa densidade: contextos (socio) educativos e relacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13000 |
Resumo: | O texto valoriza a pedagogia do encontro na formação humana e convivência. A realidade quotidiana exige uma (nova) perspetiva de encontro(s), não só de tempos, mas entre pessoas/grupos, culturas e gerações, em que o ‘entre’ apresenta interação comunicacional/dialó gica, na diversidade de temporalidades coexistentes na sociedade. O encontro é, no âmbito antropológico, ético e pedagógico, um espaço de convergência na relação do ser humano com o ‘outro(s), para ge rar o ‘Nós’. A nossa argumentação, de índole hermenêutica analítica, aprofunda o sentido do encontro norteado pelos seguintes objetivos: entender o encontro em termos pedagógicos tendo em conta a rece tividade dos seres humanos para que a sua mesmidade seja aberta à alteridade e outras formalidades humanas; (re)atualizar a pedagogia do encontro no marco das pedagogias de baixa densidade; potencializar a pedagogia do encontro, na congeneridade entre formalidade-conteúdo de apreensão real na base da vertente dialógica e convivencial. O marco teórico-conceptual oscila entre um conjunto de referências filosóficas, sociológicas, pedagógicas e éticas que permitiram estruturar o texto em dois pontos: 1º ‘evidência’ do cenário atual da sociedade, geradora de metamorfoses e emergências; 2º ‘desafio’ na base da pedagogia do ‘en contro’, explicitando a sua conceptualização no âmbito das pedagogias de baixa densidade. Pretendemos que a(s) pessoa(s) sejam geradoras do ‘Nós’, já que somos ‘Nós’ cada vez mais na realidade. Palavras chave: pedagogia do encontro; pedagogias baixa densidade; ética alteridade; rede sistémica; convivência; cidadão global. |
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A pedagogia do encontro como uma pedagogia de baixa densidade: contextos (socio) educativos e relacionaisEDUCAÇÃOPEDAGOGIAGLOBALIZAÇÃOEDUCATIONGLOBALISATIONPEDAGOGYO texto valoriza a pedagogia do encontro na formação humana e convivência. A realidade quotidiana exige uma (nova) perspetiva de encontro(s), não só de tempos, mas entre pessoas/grupos, culturas e gerações, em que o ‘entre’ apresenta interação comunicacional/dialó gica, na diversidade de temporalidades coexistentes na sociedade. O encontro é, no âmbito antropológico, ético e pedagógico, um espaço de convergência na relação do ser humano com o ‘outro(s), para ge rar o ‘Nós’. A nossa argumentação, de índole hermenêutica analítica, aprofunda o sentido do encontro norteado pelos seguintes objetivos: entender o encontro em termos pedagógicos tendo em conta a rece tividade dos seres humanos para que a sua mesmidade seja aberta à alteridade e outras formalidades humanas; (re)atualizar a pedagogia do encontro no marco das pedagogias de baixa densidade; potencializar a pedagogia do encontro, na congeneridade entre formalidade-conteúdo de apreensão real na base da vertente dialógica e convivencial. O marco teórico-conceptual oscila entre um conjunto de referências filosóficas, sociológicas, pedagógicas e éticas que permitiram estruturar o texto em dois pontos: 1º ‘evidência’ do cenário atual da sociedade, geradora de metamorfoses e emergências; 2º ‘desafio’ na base da pedagogia do ‘en contro’, explicitando a sua conceptualização no âmbito das pedagogias de baixa densidade. Pretendemos que a(s) pessoa(s) sejam geradoras do ‘Nós’, já que somos ‘Nós’ cada vez mais na realidade. Palavras chave: pedagogia do encontro; pedagogias baixa densidade; ética alteridade; rede sistémica; convivência; cidadão global.The text values the pedagogy of encounter in human formation and coexistence. The daily reality requires a (new) perspective of encounter(s), not only of times, but between people/groups, cultures and generations, in which the ‘between’ presents communicational/dialogical interaction, in the diversity of coexisting temporalities in today’s society. The meeting is, in the anthropological, ethical and pedagogical sphere, a space of convergence in the relationship of the human being with the ‘other(s), to generate the ‘We’. Our argumentation, of an analytical hermeneutic nature, deepens the meaning of the encounter guided by the following objectives: to understand the encounter in pedagogical terms, taking into account the receptivity of human beings so that their sameness is open to otherness and other human formalities; (re)update the pedagogy of the encounter within the framework of low density pedagogies; to potentiate the pedagogy of encounter, in the congeniality between formality-content of real apprehension at the base of the dialogical and convivial aspect. The theoretical-conceptual framework oscillates between a set of philosophical, sociological, pedagogical and ethical references that allowed structuring the text in two points: 1st ‘evidence’ of the current scenario of society, generating metamorphoses and emergencies; 2st ‘challenge’ at the basis of the pedagogy of ‘encounter’, explaining its conceptualization in the context of low density pedagogies. We want the person(s) to be generators of the ‘We’, since we are more and more ‘We’ in reality.El texto valora la pedagogía del encuentro en la formación humana y en su convivencia. La realidad cotidiana requiere una (nueva) perspectiva del encuentro, no sólo de los tiempos, sino entre personas/grupos, culturas y generaciones, en la que este “entre” presenta una interacción comunicativa y dialógica, que garantiza la diversidad de las temporalidades, que coexisten y resisten en la sociedad actual. El encuentro debe ser, en el ámbito antropológico, ético y pedagógico, un espacio para la convergencia del ser humano en su relación con el otro, con la intención de generar el ‘Nosotros’. La argumentación, de carácter hermenéutico analítico, profundiza el significado del encuentro guiado por los siguientes objetivos: comprender el encuentro en términos pedagógicos, teniendo en cuenta la receptividad de los seres humanos para que su similitud esté abierta a la o nada, o a otras formalidades humanas; (re)actualizar la pedagogía del encuentro en el marco de pedagogías de baja densidad; valorar la pedagogía del encuentro, en la congeneridad entre la formalidad y el contenido de la aprehensión real en la base del aspecto dialógico y de convivencia. El marco teórico-conceptual oscila entre un conjunto de referencias filosóficas, sociológicas, pedagógicas y éticas que permiten estructurar el texto en dos puntos: 1º la “evidencia” del escenario actual de la sociedad, generando metamorfosis y emergencias; 2º el “desafío” sobre la base de la pedagogía del «encuentro», explicando su conceptualización en el contexto de las pedagogías de baja densidad. Queremos que la(s) persona(s) sean generadoras del ‘Nosotros’, ya que somos cada vez más ‘Nosotros’ en realidad.Le texte valorise la pédagogie de la rencontre dans la formation humaine et dans sa coexistence. La réalité quotidienne exige une (nouvelle) perspective de la (des) rencontre(s), non seulement des temps, mais entre les personnes/groupes, les cultures et les générations, dans laquelle cette interaction où le mot ‘entre’ présente une interaction communicationnelle et dialogique, qui garantit la diversité des temporalités, qui coexistent et résistent dans la société d’aujourd’hui. La rencontre devrait être, dans le domaine anthropologique, éthique et pédagogique, un espace de convergence de l’être humain dans sa relation avec l’autre, dans l’intention de générer le ‘ou’. L’argumentation, de nature herméneutique analytique, approfondit le sens de la rencontre guidée par les objectifs suivants : comprendre la rencontre en termes pédagogiques, en tenant compte de la réceptivité des êtres humains afin que leur légèreté soit ouverte à l’altérité, ou à d’autres formalités humaines ; (re)mettre à jour la pédagogie de la rencontre dans le cadre de pédagogies à faible densité; valoriser la pédagogie de la rencontre, dans la convivialité entre formalité et contenu de l’appréhension réelle à la base de l’aspect dialogique et convivial. Le cadre théoriqueconceptuel oscille entre un ensemble de références philosophiques, sociologiques, pédagogiques et éthiques qui permettent de structurer le texte en 2 points: le premier est la ‘évidence’ du scénario actuel de la société, générant des métamorphoses et des urgences ; la seconde fait référence à la proposition de ‘Défi’ à la base de la pédagogie de la rencontre expliquant sa conceptualisation dans le contexte de pédagogies de faible densité. Nous voulons que la ou les personnes soient les générateurs du « ou », puisque nous sommes de plus en plus « ou » dans la réalité.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-12T09:33:42Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13000por1645-7250Martins, Ernesto Candeiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:11Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:51.067383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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