O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1812 |
Resumo: | O presente trabalho realiza uma revisão da literatura existente sobre as teorias da internacionalização e do marketing relacional. Estabelece-se igualmente uma relação dos conceitos acima referidos. Com base na revisão da literatura efectuada, partiu-se para um estudo de caso da empresa X, no qual se colocou maior ênfase na análise do grau de comprometimento e envolvência dos seus clientes internacionais ABSTRACT: This paper provides a review of the existing literature on the theories of internationalization, as well as on the relationship marketing theory. It has been established a relationship between the above mentioned concepts. Based on the literature review, it is presented a case study of the company X, which emphasis was done on the analysis of the degree of commitment and involvement of its international costumers. |
id |
RCAP_20c1011e580c02787133400a8447ae06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1812 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de casoGestão organizacionalGestão estratégicaInternacionalização de empresasPequenas e médias empresasMarketingO presente trabalho realiza uma revisão da literatura existente sobre as teorias da internacionalização e do marketing relacional. Estabelece-se igualmente uma relação dos conceitos acima referidos. Com base na revisão da literatura efectuada, partiu-se para um estudo de caso da empresa X, no qual se colocou maior ênfase na análise do grau de comprometimento e envolvência dos seus clientes internacionais ABSTRACT: This paper provides a review of the existing literature on the theories of internationalization, as well as on the relationship marketing theory. It has been established a relationship between the above mentioned concepts. Based on the literature review, it is presented a case study of the company X, which emphasis was done on the analysis of the degree of commitment and involvement of its international costumers.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:47:27Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1812porFarinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:36Zoai:ria.ua.pt:10773/1812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:23.114479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso |
title |
O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso |
spellingShingle |
O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso Farinha Gestão organizacional Gestão estratégica Internacionalização de empresas Pequenas e médias empresas Marketing |
title_short |
O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso |
title_full |
O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso |
title_fullStr |
O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso |
title_sort |
O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso |
author |
Farinha |
author_facet |
Farinha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão organizacional Gestão estratégica Internacionalização de empresas Pequenas e médias empresas Marketing |
topic |
Gestão organizacional Gestão estratégica Internacionalização de empresas Pequenas e médias empresas Marketing |
description |
O presente trabalho realiza uma revisão da literatura existente sobre as teorias da internacionalização e do marketing relacional. Estabelece-se igualmente uma relação dos conceitos acima referidos. Com base na revisão da literatura efectuada, partiu-se para um estudo de caso da empresa X, no qual se colocou maior ênfase na análise do grau de comprometimento e envolvência dos seus clientes internacionais ABSTRACT: This paper provides a review of the existing literature on the theories of internationalization, as well as on the relationship marketing theory. It has been established a relationship between the above mentioned concepts. Based on the literature review, it is presented a case study of the company X, which emphasis was done on the analysis of the degree of commitment and involvement of its international costumers. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2011-04-19T13:47:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1812 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137453422936064 |