O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1812
Resumo: O presente trabalho realiza uma revisão da literatura existente sobre as teorias da internacionalização e do marketing relacional. Estabelece-se igualmente uma relação dos conceitos acima referidos. Com base na revisão da literatura efectuada, partiu-se para um estudo de caso da empresa X, no qual se colocou maior ênfase na análise do grau de comprometimento e envolvência dos seus clientes internacionais ABSTRACT: This paper provides a review of the existing literature on the theories of internationalization, as well as on the relationship marketing theory. It has been established a relationship between the above mentioned concepts. Based on the literature review, it is presented a case study of the company X, which emphasis was done on the analysis of the degree of commitment and involvement of its international costumers.
id RCAP_20c1011e580c02787133400a8447ae06
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de casoGestão organizacionalGestão estratégicaInternacionalização de empresasPequenas e médias empresasMarketingO presente trabalho realiza uma revisão da literatura existente sobre as teorias da internacionalização e do marketing relacional. Estabelece-se igualmente uma relação dos conceitos acima referidos. Com base na revisão da literatura efectuada, partiu-se para um estudo de caso da empresa X, no qual se colocou maior ênfase na análise do grau de comprometimento e envolvência dos seus clientes internacionais ABSTRACT: This paper provides a review of the existing literature on the theories of internationalization, as well as on the relationship marketing theory. It has been established a relationship between the above mentioned concepts. Based on the literature review, it is presented a case study of the company X, which emphasis was done on the analysis of the degree of commitment and involvement of its international costumers.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:47:27Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1812porFarinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:36Zoai:ria.ua.pt:10773/1812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:23.114479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso
title O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso
spellingShingle O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso
Farinha
Gestão organizacional
Gestão estratégica
Internacionalização de empresas
Pequenas e médias empresas
Marketing
title_short O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso
title_full O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso
title_fullStr O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso
title_full_unstemmed O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso
title_sort O marketing relacional e a internacionalização : um estudo de caso
author Farinha
author_facet Farinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farinha
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão organizacional
Gestão estratégica
Internacionalização de empresas
Pequenas e médias empresas
Marketing
topic Gestão organizacional
Gestão estratégica
Internacionalização de empresas
Pequenas e médias empresas
Marketing
description O presente trabalho realiza uma revisão da literatura existente sobre as teorias da internacionalização e do marketing relacional. Estabelece-se igualmente uma relação dos conceitos acima referidos. Com base na revisão da literatura efectuada, partiu-se para um estudo de caso da empresa X, no qual se colocou maior ênfase na análise do grau de comprometimento e envolvência dos seus clientes internacionais ABSTRACT: This paper provides a review of the existing literature on the theories of internationalization, as well as on the relationship marketing theory. It has been established a relationship between the above mentioned concepts. Based on the literature review, it is presented a case study of the company X, which emphasis was done on the analysis of the degree of commitment and involvement of its international costumers.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-04-19T13:47:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1812
url http://hdl.handle.net/10773/1812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137453422936064