O processo de internacionalização na indústria do calçado – estudo do caso Savana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ângela Patrícia Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13816
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas
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spelling O processo de internacionalização na indústria do calçado – estudo do caso SavanaInternacionalizaçãomarketing internacionalempresasestratégiasGestãoInternacionalização de empresasDissertação de Mestrado em Gestão e Internacionalização de EmpresasNum mundo em constante mudança, a globalização, a progressiva liberalização do comércio mundial e a forte concorrência internacional fazem com que as empresas saiam dos mercados domésticos à procura de novas oportunidades de negócios. A generalidade dos autores refere que a internacionalização surge como alternativa a mercados internos saturados. Este trabalho pretende rever a literatura no que toca à internacionalização. Desenvolve-se um estudo de caso de natureza explicativa sobre a internacionalização da empresa Savana, empresa industrial de calçado localizado em Felgueiras. Apoiados na literatura, em entrevistas à gestão de topo, numa análise qualitativa de dados secundários (notícias, website…) com o apoio do software NVivo 12 Pro, procuram-se pistas para se descrever as principais motivações sentidas durante o processo de internacionalização. Procurando perceber também como se desenvolve o tipo de decisão tomada hoje em dia, nomeadamente, sobre a expansão para outros mercados, assim como, averiguando se as decisões e o processo de internacionalização tiveram por base os conhecimentos prévios sobre teorias explicativas da internacionalização. Pretende-se ainda analisar as estratégias de marketing mix da empresa e marca própria, designadamente procurar evidências sobre a existência de adaptações ao nível das variáveis do marketing mix nos países para onde atua e averiguar se o ambiente e pressões institucionais influenciam as estratégias da empresa. Concluiu-se que a principal motivação para a internacionalização da Savana foi a saturação do mercado doméstico. A empresa internacionaliza-se através da exportação, em regime de private label. Esta modalidade de subcontratação por parte das grandes marcas leva a que as empresas sejam fortemente condicionadas ou definidas pelos clientes. Denota-se uma ausência de estratégias pró-ativas em termos de marketing. As exportações de calçado da Savana destinam-se maioritariamente a outros países europeus devido à proximidade geográfica e cultural dos mercados. Este processo de internacionalização de permanente aprendizagem ajudou a empresa a evoluir e conquistar clientes fora da Europa, ou seja, com maior distância psíquica. As características do ambiente institucional influenciaram claramente as estratégias de entrada da Savana. A empresa, à semelhança de outras empresas portuguesas, optou por estratégias de menor risco, ou seja, pela exportação para países da UE, com menor distância institucional. Assim, o grau de adaptação necessário dos produtos, modelos de organização e gestão é menor.In an ever-changing world, globalization, progressive liberalization of world trade, and strong international competition mean that companies move out of domestic markets in search of new business opportunities. Most authors mention that internationalization appears as an alternative to saturated internal markets. This thesis aims to review the literature on internationalization. In this research it is developed an explanatory case study about the internationalization of the company Savana, a shoe factory located in Felgueiras. Supported in the literature, in interviews with top management and qualitative analysis of secondary data (news, website ...) developed with the support of NVivo 12 Pro. Clues are sought to describe the main motivations felt during the internationalization process, as if develops the type of decision taken nowadays, namely on the expansion to other markets, as well as to determine if the decisions and the internationalization process were based on previous knowledge about the theories that explain the internationalization, and analyze the marketing mix strategies of the company and own brand, namely to seek evidence about the existence of adaptations to the level of the variables of the marketing mix in the countries where it operates and to ascertain if the environment and institutional pressures influence the strategies of the company. It was concluded that the main motivation for the internationalization of Savana was the saturation of the domestic market. The company internationalizes through export under the private label regime. This type of subcontracting defined by customers leads Savana to an absence of proactive strategies in terms of marketing. Given the geographic and cultural proximity of the markets Savana's footwear production is mainly intended for other European countries. This internationalization process of permanent learning helped Savana to evolve and win clients outside Europe (with greater psychic distance). The characteristics of the institutional environment clearly influenced Savana's entry strategies. In accordance with other Portuguese companies, Savana opted for less risky strategies by exporting to EU countries, with less institutional distance, thus, the required degree of adaptation of products, organizational and management models is lower.Barros, TeresaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFreitas, Ângela Patrícia Pereira2019-05-31T11:11:17Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13816TID:202451097porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:56:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:42.417519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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