Uma abordagem de marketing à gestão do risco operacional na internacionalização de PME portuguesas recém-nascidas: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bárbara Rafaela Baptista de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22919
Resumo: A presente dissertação propõe uma abordagem de marketing à gestão do risco operacional no processo de internacionalização de PME portuguesas recém-nascidas. Partindo de uma explicação abrangente das estratégias de internacionalização, com foco na exportação, este trabalho pretende oferecer uma perspetiva mais pragmática sobre o processo de tomada de decisão dos gestores de PME portuguesas recém-nascidas no que diz respeito à formulação de estratégias de marketing internacional em contexto b2b, a fim de proporcionar diretrizes passíveis de servir de referência no âmbito do supracitado assunto. Para o efeito, o trabalho de investigação aqui contemplado foi realizado com recurso a uma metodologia mista sustentada, numa primeira fase, numa pesquisa secundária de fundamentação teórica e, numa fase posterior, numa análise qualitativa operacionalizada por intermédio de entrevistas. Os resultados estão em conformidade com as previsões teóricas sustentadas em investigações anteriores e mostram uma tendência no sentido de um progressivo reconhecimento do papel do marketing no que tange a formulação estratégica internacional. Em síntese, conclui-se que: (1) o volume de exportação das PME portuguesas recém-nascidas destina-se maioritariamente a países membros da UE; (2) no marketing b2b internacional, a comunicação é a componente do marketing mix mais adaptada pelas PME portuguesas recém-nascidas aos mercados internacionais; (3) no marketing b2b internacional, a distribuição é a componente do marketing mix mais padronizada pelas PME portuguesas recém-nascidas aos mercados internacionais; (4) a estratégia de gestão internacional mais adotada pelas PME portuguesas recém-nascidas ao nível do marketing mix é a padronização; e (5) a estratégia de gestão internacional do marketing mix com maior capacidade de mitigação do risco operacional é a adaptação. Partindo dos resultados gerados, espera-se que a presente dissertação tenha profundas implicações para futuros estudos.
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