A relevância do factor comunicação na implementação do SIADAP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Bela Franco de Carvalho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2498
Resumo: Em 2008, o MCTES empreendeu um plano guiado e concertado, para implementação do sistema de avaliação do desempenho (SIADAP) nos seus serviços. De acordo com esse plano, na FCT foi aplicado um processo de desenvolvimento organizacional, baseado na liderança e nos processos, que se desenrolou especialmente em articulação com os dirigentes superiores e intermédios, mas sem o especial envolvimento dos trabalhadores contemplados no subsistema SIADAP 3. A situação foi analisada a partir do factor comunicação, considerando-se este como envolvendo dois parâmetros: a participação e a informação. Em primeiro lugar, no próprio texto da Lei 66-B/2007, verificou-se existirem elementos que incentivam não só a uma partilha da informação com os colaboradores, mas também à sua participação activa em determinadas etapas do processo (empowerment dos funcionários públicos). Em segundo lugar, da comparação efectuada entre os direitos de informação e de participação dos colaboradores, previstos na letra da Lei, e a sua aplicação no processo de implementação do SIADAP na FCT/MCTES, concluiu-se que essas medidas, ainda que limitadas, não são, mesmo assim, plenamente aplicadas ou usufruídas. Tal situação prefigura um gap entre a matéria legislada e as práticas observadas. No sentido de facilitar o envolvimento dos funcionários no processo anual da avaliação do desempenho, apresentou-se um conjunto de intervenções constituído por um Plano de Comunicação, associado à calendarização do SIADAP e suportado por uma plataforma electrónica, cujo guião também é apresentado. Estes instrumentos, resultantes de uma estratégia informativa e comunicacional bem definida e centrada nos colaboradores, tenderão ao estabelecimento de um clima de confiança propício à mudança por via da partilha da informação e da transparência dos processos.
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