Os novos manuais escolares de português do 7.º ano e a (re)construção do conhecimento gramatical: conteúdos gramaticais e operações (meta)linguísticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/53283 |
Resumo: | Desde 2012/2013, os manuais escolares (ME) de Português foram objeto de alteração em função da publicação das Metas Curriculares de Português (Buescu et al., 2012), um novo documento orientador que originou mudanças nos discursos e nas práticas desses ME, ao nível de conteúdos e atividades, ou seja, na organização do conhecimento gramatical (aqui estudado) e dos outros domínios específicos do ensino e da aprendizagem do Português. De facto, as Metas Curriculares de Português (MCP) defendem que “O ensino dos conteúdos gramaticais deve ser realizado em estreita sintonia com atividades inerentes à consecução dos objetivos dos restantes domínios” (Buescu et al., 2012, p. 6). Tal visão implica a tendência de um ensino integrado da gramática, em que o conhecimento apoia as competências de compreensão e de expressão orais e escritas. Neste contexto, escolhendo para objeto de análise ME novos do 3.º Ciclo, este artigo tem por objetivos verificar a ocorrência de novas formas de abordagem dos conteúdos gramaticais e avaliar se as questões desse domínio são vistas como (re) construção do conhecimento escolar do Português. Espera-se, pois, que as conclusões ajudem a caracterizar algumas dimensões da natureza da gramática escolar, pela análise de conteúdos, atividades e métodos de ensino da gramática presentes em três manuais escolares de Português do 7.º ano. |
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Os novos manuais escolares de português do 7.º ano e a (re)construção do conhecimento gramatical: conteúdos gramaticais e operações (meta)linguísticasThe new portuguese language textbooks for the 7th grade and the (re)construction of grammar knowledge: grammatical contents and (meta)linguistic operationsManuais escolaresPortuguêsGramáticaConhecimento gramaticalTextbooksPortuguese languageGrammarGrammatical knowledgeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDesde 2012/2013, os manuais escolares (ME) de Português foram objeto de alteração em função da publicação das Metas Curriculares de Português (Buescu et al., 2012), um novo documento orientador que originou mudanças nos discursos e nas práticas desses ME, ao nível de conteúdos e atividades, ou seja, na organização do conhecimento gramatical (aqui estudado) e dos outros domínios específicos do ensino e da aprendizagem do Português. De facto, as Metas Curriculares de Português (MCP) defendem que “O ensino dos conteúdos gramaticais deve ser realizado em estreita sintonia com atividades inerentes à consecução dos objetivos dos restantes domínios” (Buescu et al., 2012, p. 6). Tal visão implica a tendência de um ensino integrado da gramática, em que o conhecimento apoia as competências de compreensão e de expressão orais e escritas. Neste contexto, escolhendo para objeto de análise ME novos do 3.º Ciclo, este artigo tem por objetivos verificar a ocorrência de novas formas de abordagem dos conteúdos gramaticais e avaliar se as questões desse domínio são vistas como (re) construção do conhecimento escolar do Português. Espera-se, pois, que as conclusões ajudem a caracterizar algumas dimensões da natureza da gramática escolar, pela análise de conteúdos, atividades e métodos de ensino da gramática presentes em três manuais escolares de Português do 7.º ano.As of 2012/2013, the Portuguese Language textbooks were reviewed, following the implementation of Metas Curriculares de Português (Buescu et al., 2012), a new guideline that brought changes in discourse and practice of textbooks, at the level of contents, activities, that is to say, in the organization of grammatical knowledge. In fact, the guideline Metas Curriculares de Português defends: “The teaching of grammar should be carried out in close harmony with activities inherent to the achievement of the objectives of the other domains” (Buescu et al., 2012, p. 6). Such a view implies the trend of integrative grammar teaching, in which school knowledge is at the service of competences (both oral and written). In this context, while choosing for analysis the new textbooks for the 3rd cycle of Basic Education, the purpose of this paper is to verify the occurrence of new ways of approaching Grammar and evaluate if the issues related to this domain are considered as a (re)construction of school knowledge in the Portuguese language. It is, therefore, hoped that the conclusions of this study help illustrate the nature of school grammar, through the analysis of grammatical contents, activities and methods present in three Portuguese Language textbooks for the 7th grade.This work is funded by CIEd – Research Centre on Education, projects UID/CED/1661/2013 and UID/CED/1661/2016, Institut of Education, University of Minho, through national funds of FCT/MCTES-PT.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)Universidade do MinhoSilva, António Carvalho da20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53283por0870-896710.21814/diacritica.38info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:05.908284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Desde 2012/2013, os manuais escolares (ME) de Português foram objeto de alteração em função da publicação das Metas Curriculares de Português (Buescu et al., 2012), um novo documento orientador que originou mudanças nos discursos e nas práticas desses ME, ao nível de conteúdos e atividades, ou seja, na organização do conhecimento gramatical (aqui estudado) e dos outros domínios específicos do ensino e da aprendizagem do Português. De facto, as Metas Curriculares de Português (MCP) defendem que “O ensino dos conteúdos gramaticais deve ser realizado em estreita sintonia com atividades inerentes à consecução dos objetivos dos restantes domínios” (Buescu et al., 2012, p. 6). Tal visão implica a tendência de um ensino integrado da gramática, em que o conhecimento apoia as competências de compreensão e de expressão orais e escritas. Neste contexto, escolhendo para objeto de análise ME novos do 3.º Ciclo, este artigo tem por objetivos verificar a ocorrência de novas formas de abordagem dos conteúdos gramaticais e avaliar se as questões desse domínio são vistas como (re) construção do conhecimento escolar do Português. Espera-se, pois, que as conclusões ajudem a caracterizar algumas dimensões da natureza da gramática escolar, pela análise de conteúdos, atividades e métodos de ensino da gramática presentes em três manuais escolares de Português do 7.º ano. |
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