Controlador Integrado Para Veículos Elétricos Até 7kW AC Monofásico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, André Tiago Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19244
Resumo: A sensibilização para com as alterações climáticas nos últimos anos tem levado investigadores, governos e cidadãos a procurar uma redução das emissões dos gases com efeito de estufa. Como possível alternativa para os veículos com motor de combustão interna, ressurgiram os veículos elétricos, que utilizam energia elétrica, através de fontes renováveis, como meio de locomoção. Contudo, uma das grandes desvantagens apontada ao veículo elétrico é o seu tempo de carga, face ao tempo de abastecimento de um veículo de combustão interna. A presente proposta de dissertação assenta no desenvolvimento de um controlador de carga para veículos elétricos com um limite de potência de 7kW e que possa ser adaptado a contextos empresariais ou escolares, onde cada utilizador tem tipicamente o seu veículo estacionado durante cerca de 8 horas e nesse espaço temporal poderá colocá-lo a carregar. Desta forma o veículo fica completamente carregado no final do dia, evitando longos períodos de espera e ainda usufruir de tarifas mais atrativas do que em casa ou num posto de carregamento rápido. Desta forma desenvolveu-se um protótipo baseado no protocolo de comunicação SAE J1772, através do qual e em função dos dados inseridos pelo utilizador, capacidade das baterias do veículo (kWh), percentagem atual da bateria (%) e o tempo em que o veículo estará em carregamento (h), o equipamento calcula a corrente mínima/ideal de forma que o veículo esteja completamente carregado ao custo mais baixo. O protótipo desenvolvido disponibiliza de um leitor RFID para identificação do utilizador, um equipamento de medição de tensão, corrente e cálculo da energia fornecida e um display tátil, onde são inseridas e consultadas as informações relativas ao carregamento. O equipamento está conectado à internet para envio de um e-mail ao utilizador com o consumo energético e respetivo custo.
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