Os trabalhos para casa (TPC) no ensino remoto de emergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breda, Inês Sofia Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14498
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_2106d2e19064720b2473b4caf5fd0467
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14498
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os trabalhos para casa (TPC) no ensino remoto de emergênciaTrabalhos para casaEnsino remoto de emergênciaTecnologias digitais.HomeworkRemote emergency teachingDigital technologiesRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte, apresenta-se uma análise crítica e reflexiva do período de observação, intervenção e avaliação pedagógica desenvolvido nos contextos do 1.º e do 2.º CEB. Na segunda parte, apresenta-se um estudo sobre o tema “Os Trabalhos Para Casa (TPC) no Ensino Remoto de Emergência”. Este estudo tem como objetivo geral contribuir para a investigação sobre o processo de realização de TPC no contexto de ensino remoto de emergência. Complementarmente, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) caracterizar o processo de realização de TPC dos alunos; (ii) analisar a perceção dos alunos sobre os TPC; (iii) aplicar um programa de intervenção centrado no uso de tecnologias digitais para promover o aumento da taxa de realização de TPC; (iv) avaliar o impacto do programa de intervenção na taxa de realização dos TPC. Para o desenvolvimento do estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza mista. Como instrumentos de recolha de dados, privilegiou-se o inquérito por questionário (online) e a utilização de grelhas de observação para analisar o desempenho dos alunos nos TPC nas áreas disciplinares de Português e História e Geografia de Portugal. Participaram no estudo 20 alunos do 2.º CEB. O tratamento dos dados foi realizado com recurso ao programa Microsoft Excel. Os resultados do estudo permitem evidenciar o contributo positivo que as tecnologias digitais têm no aumento da taxa de realização dos TPC no ensino remoto de emergência.ABSTRACT This report was carried out within the curricular unit of Supervised Teaching Practice II, the Master's degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, at the Escola Superior de Educação de Lisboa. The report is organised in two parts. The first part presents a critical and reflective analysis of the period of observation, intervention and pedagogical evaluation developed in the contexts of the 1st and 2nd CEB. In the second part, a study on the theme "Homework (TPC) in Remote Emergency Education is presented." This study has as general objective to contribute to the investigation on the process of performing homework in the context of remote emergency teaching. In addition, the following specific objectives were defined: (i) to characterize the process of performing homework of the students; (ii) analyze students' perception of homework; (iii) implement an intervention program focused on the use of digital technologies to promote the increase in the rate of homework; (iv) assess the impact of the intervention program on the rate of homework. For the development of the study, a methodology of a mixed nature was used. As data collection instruments, the questionnaire survey (online) and the use of observation grids to analyze the performance of students in homework in the disciplinary areas of Portuguese and History and Geography of Portugal were privileged. Twenty students from the 2nd CEB participated in the study. Data were processed using the Microsoft Excel program. The results of the study show the positive contribution that digital technologies have in increasing the rate of homework in remote emergency education.Cardoso, AdrianaRCIPLBreda, Inês Sofia Cardoso2022-03-18T10:43:31Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14498TID:202937534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:17.733555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os trabalhos para casa (TPC) no ensino remoto de emergência
title Os trabalhos para casa (TPC) no ensino remoto de emergência
spellingShingle Os trabalhos para casa (TPC) no ensino remoto de emergência
Breda, Inês Sofia Cardoso
Trabalhos para casa
Ensino remoto de emergência
Tecnologias digitais.
Homework
Remote emergency teaching
Digital technologies
title_short Os trabalhos para casa (TPC) no ensino remoto de emergência
title_full Os trabalhos para casa (TPC) no ensino remoto de emergência
title_fullStr Os trabalhos para casa (TPC) no ensino remoto de emergência
title_full_unstemmed Os trabalhos para casa (TPC) no ensino remoto de emergência
title_sort Os trabalhos para casa (TPC) no ensino remoto de emergência
author Breda, Inês Sofia Cardoso
author_facet Breda, Inês Sofia Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Adriana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Breda, Inês Sofia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalhos para casa
Ensino remoto de emergência
Tecnologias digitais.
Homework
Remote emergency teaching
Digital technologies
topic Trabalhos para casa
Ensino remoto de emergência
Tecnologias digitais.
Homework
Remote emergency teaching
Digital technologies
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12
2021-07-12T00:00:00Z
2022-03-18T10:43:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14498
TID:202937534
url http://hdl.handle.net/10400.21/14498
identifier_str_mv TID:202937534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494635397120