O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225279 |
Resumo: | Este Este artigo discute a influência da institucionalização da Educação a Distância (EaD) na implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em instituições de ensino superior durante a pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil. O objetivo é compreender o impacto da experiência institucional em EaD no processo de implementação do ERE. O caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tomado como exemplo neste trabalho, sugere que o desenvolvimento prévio de tecnologias digitais voltadas à EaD pela instituição, bem como a existência de uma estrutura organizacional para a gestão acadêmica da EaD, foram fundamentais para um processo de implementação do ERE. |
id |
UFRGS-2_050cf544f05dec45064b546e06b5aaaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225279 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schwetz, Paulete FridmanDal Pai, DinaraJacques, Jocelise Jacques deHoffmann, Anelise Todeschini2021-08-06T04:41:44Z20212359-6082http://hdl.handle.net/10183/225279001129057Este Este artigo discute a influência da institucionalização da Educação a Distância (EaD) na implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em instituições de ensino superior durante a pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil. O objetivo é compreender o impacto da experiência institucional em EaD no processo de implementação do ERE. O caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tomado como exemplo neste trabalho, sugere que o desenvolvimento prévio de tecnologias digitais voltadas à EaD pela instituição, bem como a existência de uma estrutura organizacional para a gestão acadêmica da EaD, foram fundamentais para um processo de implementação do ERE.This paper discusses the influence of the institutionalization of Distance Learning (DL) on the implementation of Emergency Remote Teaching (ERT) in higher education institutions during the Covid-19 pandemic in Brazil in 2020. The aim is to understand the impact of the institutional experience in DL on the process of implementation of ERT. The Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)´s case, taken as an example in this work, suggests that the previous development of digital technologies aimed at DL by the institution, as well as the existence of an organizational structure for the academic management of DL, were fundamental for the implementation process of ERT.application/pdfporEmRede : revista de educação a distância. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 1-18Educação a distânciaTecnologia digitalEnsino Remoto Emergencial (ERE)Distance EducationDigita technologiesEmergency Remote Teaching.O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19The impact of the institutionalization of distance learning on the implementation of emergencial remote teaching : the case of the Federal University of Rio Grande Do Sul during the COVID-19 pandemicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129057.pdf.txt001129057.pdf.txtExtracted Texttext/plain59603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225279/2/001129057.pdf.txt2bb44ae8ba8650d592c8903e3486292bMD52ORIGINAL001129057.pdfTexto completoapplication/pdf370891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225279/1/001129057.pdffdfed2d990682a0e0422c5d8f9790433MD5110183/2252792021-08-18 04:37:01.72955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225279Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:37:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The impact of the institutionalization of distance learning on the implementation of emergencial remote teaching : the case of the Federal University of Rio Grande Do Sul during the COVID-19 pandemic |
title |
O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19 |
spellingShingle |
O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19 Schwetz, Paulete Fridman Educação a distância Tecnologia digital Ensino Remoto Emergencial (ERE) Distance Education Digita technologies Emergency Remote Teaching. |
title_short |
O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19 |
title_full |
O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19 |
title_fullStr |
O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19 |
title_full_unstemmed |
O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19 |
title_sort |
O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial : o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19 |
author |
Schwetz, Paulete Fridman |
author_facet |
Schwetz, Paulete Fridman Dal Pai, Dinara Jacques, Jocelise Jacques de Hoffmann, Anelise Todeschini |
author_role |
author |
author2 |
Dal Pai, Dinara Jacques, Jocelise Jacques de Hoffmann, Anelise Todeschini |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwetz, Paulete Fridman Dal Pai, Dinara Jacques, Jocelise Jacques de Hoffmann, Anelise Todeschini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Tecnologia digital Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
topic |
Educação a distância Tecnologia digital Ensino Remoto Emergencial (ERE) Distance Education Digita technologies Emergency Remote Teaching. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance Education Digita technologies Emergency Remote Teaching. |
description |
Este Este artigo discute a influência da institucionalização da Educação a Distância (EaD) na implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em instituições de ensino superior durante a pandemia de Covid-19 em 2020 no Brasil. O objetivo é compreender o impacto da experiência institucional em EaD no processo de implementação do ERE. O caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tomado como exemplo neste trabalho, sugere que o desenvolvimento prévio de tecnologias digitais voltadas à EaD pela instituição, bem como a existência de uma estrutura organizacional para a gestão acadêmica da EaD, foram fundamentais para um processo de implementação do ERE. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-06T04:41:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225279 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2359-6082 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001129057 |
identifier_str_mv |
2359-6082 001129057 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
EmRede : revista de educação a distância. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 1-18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225279/2/001129057.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225279/1/001129057.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bb44ae8ba8650d592c8903e3486292b fdfed2d990682a0e0422c5d8f9790433 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447761531699200 |