Implementação de um Sistema de Bilhética usando a Plataforma Salesforce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jaime Alberto Carriço
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13109
Resumo: O seguinte trabalho foi desenvolvido a fim de concluir o Mestrado em Engenharia Informática e, para tal, foi divido em duas fases, com o intuito de realizar a primeira fase no primeiro semestre e, consequentemente, a segunda fase no segundo semestre. Assim, na primeira fase, teve início a academia de Salesforce, que compreendeu a concretização de diversos módulos e projetos na plataforma Trailhead, indicados pela empresa onde se realizou o estágio, LOBA.cx, sob supervisão empresarial do Eng. Samuel Alves. De seguida, foi feito o estudo do estado da arte, que consistiu na análise da plataforma Salesforce e de outras concorrentes e, também, na pesquisa de sistemas de bilhética e no estudo das características destes, uma vez que o foco do estágio seria o desenvolvimento de um sistema de bilhética. Adiante, foi feita a planificação do estágio, onde foram enumeradas as tarefas a realizar ao longo do mesmo e, por fim, expostas as tecnologias e as ferramentas utilizadas no desenvolvimento do projeto. No que diz respeito ao desenvolvimento prático, este foi inteiramente executado na segunda fase e compreendeu a produção de um projeto introdutório às tecnologias, que possibilita a gestão de projetos inerentes ao Salesforce e, finalmente, a implementação de um sistema de bilhética e a sua publicação na AppExchange (uma Plataforma de aplicações Salesforce). O desenvolvimento destes sistemas (em Salesforce) permite obter uma visão unificada do cliente, através da interligação e centralização dos diferentes serviços e pontos de contacto entre a empresa e os clientes. Além disso, a utilização de relatórios e gráficos aliado ao uso de processos otimizados garantem, não só uma apresentação intuitiva dos dados, mas também assegura que estes são mostrados em tempo útil. A implementação de um sistema de gestão bilhética facilita imenso o processo associado tanto à compra como à venda de bilhetes, conforme o ponto de vista, sendo que em ambos as vantagens são várias, desde a simplicidade à eficácia. Além das vantagens referidas e considerando um contexto de pandemia, um sistema deste tipo, ao possibilitar a compra dos bilhetes online, garante a diminuição das filas normalmente associadas à compra dos bilhetes presencialmente o que, consequentemente, favorece o distanciamento social. No final do estágio e à data de entrega, este sistema encontra-se implementado e em total funcionamento.
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De seguida, foi feito o estudo do estado da arte, que consistiu na análise da plataforma Salesforce e de outras concorrentes e, também, na pesquisa de sistemas de bilhética e no estudo das características destes, uma vez que o foco do estágio seria o desenvolvimento de um sistema de bilhética. Adiante, foi feita a planificação do estágio, onde foram enumeradas as tarefas a realizar ao longo do mesmo e, por fim, expostas as tecnologias e as ferramentas utilizadas no desenvolvimento do projeto. No que diz respeito ao desenvolvimento prático, este foi inteiramente executado na segunda fase e compreendeu a produção de um projeto introdutório às tecnologias, que possibilita a gestão de projetos inerentes ao Salesforce e, finalmente, a implementação de um sistema de bilhética e a sua publicação na AppExchange (uma Plataforma de aplicações Salesforce). O desenvolvimento destes sistemas (em Salesforce) permite obter uma visão unificada do cliente, através da interligação e centralização dos diferentes serviços e pontos de contacto entre a empresa e os clientes. Além disso, a utilização de relatórios e gráficos aliado ao uso de processos otimizados garantem, não só uma apresentação intuitiva dos dados, mas também assegura que estes são mostrados em tempo útil. A implementação de um sistema de gestão bilhética facilita imenso o processo associado tanto à compra como à venda de bilhetes, conforme o ponto de vista, sendo que em ambos as vantagens são várias, desde a simplicidade à eficácia. Além das vantagens referidas e considerando um contexto de pandemia, um sistema deste tipo, ao possibilitar a compra dos bilhetes online, garante a diminuição das filas normalmente associadas à compra dos bilhetes presencialmente o que, consequentemente, favorece o distanciamento social. No final do estágio e à data de entrega, este sistema encontra-se implementado e em total funcionamento.The following work was developed in order to finish the Master’s Degree in Computer Science and, for that, it was split into two phases, each phase related to the appropriate semester. Therefore, in the first phase, the Salesforce academy began, which included the completion of various modules and projects on the Trailhead platform, suggested by the company where the internship took place, LOBA.cx, under the business supervision of Engr. Samuel Alves. Then, a study of the state of the art was carried out, which consisted of the analysis of the Salesforce platform and other competitors, as well as the research of ticketing management systems and the study of their features, since the focus of the internship would be the development of a ticketing system. Next, the internship planning was done, where the tasks to be performed throughout the internship were described and, finnaly, the technologies and tools used in the project development were presented. As far as practical development is concerned, this was entirely executed in the second phase and included the implementation of an introductory project to the technologies, namely a project management system inherent to Salesforce and, finally, the implementation of a ticketing management system and its deploy on the AppExchange. The development of these systems in Salesforce provides a unified vision of the customer, achieved through the interconnection and centralization of the different services and points of contact between the company and its customers. In addition, the use of reports and graphics combined with the use of optimized processes guarantee not only an intuitive presentation of the information, but also ensures it is displayed quickly. The implementation of a ticketing management system is useful and interesting because it eases the process associated with both the purchase and sale of tickets which, in both cases, provides several advantages, ranging from simplicity to effectiveness. Furthermore, and considering a pandemic context, a system of this type, by enabling the purchase of tickets online, guarantees a queue reduction (usually associated with the purchase of tickets in person) which, consequently, favors social distancing. At the end of the internship and on the delivery date, this system is implemented and fully functional.Inácio, Pedro Ricardo MoraisAlves, Samuel Filipe HenriquesuBibliorumOliveira, Jaime Alberto Carriço2023-02-20T16:43:00Z2022-12-062022-10-102022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13109TID:203226160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:36.529889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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