O stress do estudante: identificar, treinar e optimizar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Anabela Sousa
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Monteiro, Sara, Santos, Luísa, Vagos, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38602
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo sensibilizar os estudantes para compreender e lidar com o stresse, em particular identificar e controlar os seus sintomas. Com metodologias dinâmicas e interactivas foi realizado um workshop de formação sobre stresse. Os resultados obtidos parecem indicar que intervenções como esta têm utilidade na promoção do bem-estar do estudante. Os estudantes do Ensino Básico/ Secundário demonstram menor número de sintomas de stresse do que estudantes do Ensino Superior. Por fim, a forma como o aluno lida com o stresse parece ser o maior preditor da sua percepção de sucesso escolar. São referidas algumas implicações deste trabalho no sentido de serem optimizados recursos para uma adequada gestão do stresse em contexto escolar.
id RCAP_2122a0693ed8d7c18f81628a2f7034e7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38602
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O stress do estudante: identificar, treinar e optimizarControlo do stresseSintomasEstudanteBem-estarO presente trabalho tem como objectivo sensibilizar os estudantes para compreender e lidar com o stresse, em particular identificar e controlar os seus sintomas. Com metodologias dinâmicas e interactivas foi realizado um workshop de formação sobre stresse. Os resultados obtidos parecem indicar que intervenções como esta têm utilidade na promoção do bem-estar do estudante. Os estudantes do Ensino Básico/ Secundário demonstram menor número de sintomas de stresse do que estudantes do Ensino Superior. Por fim, a forma como o aluno lida com o stresse parece ser o maior preditor da sua percepção de sucesso escolar. São referidas algumas implicações deste trabalho no sentido de serem optimizados recursos para uma adequada gestão do stresse em contexto escolar.The present work aims to develop student awareness on understanding and dealing with stress, particularly to identify and control stress symptoms. Based on dynamic and interactive methodologies, a stress-related training workshop was conducted. Results seem to show that these trainings are useful for the promotion of student wellness. They also demonstrate that primary and secondary school attending students show less stress symptoms than higher education students. Finally, the way students handle stress seems to be the greatest predictor of their perception of school success. Some implications of this work are referred, in order to optimize resources, envisaging suitable stress management in the school context.Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior2023-07-12T17:36:53Z2007-06-01T00:00:00Z2007-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38602por1645-6084Pereira, Anabela SousaMonteiro, SaraSantos, LuísaVagos, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:10Zoai:ria.ua.pt:10773/38602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:56.346484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O stress do estudante: identificar, treinar e optimizar
title O stress do estudante: identificar, treinar e optimizar
spellingShingle O stress do estudante: identificar, treinar e optimizar
Pereira, Anabela Sousa
Controlo do stresse
Sintomas
Estudante
Bem-estar
title_short O stress do estudante: identificar, treinar e optimizar
title_full O stress do estudante: identificar, treinar e optimizar
title_fullStr O stress do estudante: identificar, treinar e optimizar
title_full_unstemmed O stress do estudante: identificar, treinar e optimizar
title_sort O stress do estudante: identificar, treinar e optimizar
author Pereira, Anabela Sousa
author_facet Pereira, Anabela Sousa
Monteiro, Sara
Santos, Luísa
Vagos, Paula
author_role author
author2 Monteiro, Sara
Santos, Luísa
Vagos, Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Anabela Sousa
Monteiro, Sara
Santos, Luísa
Vagos, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Controlo do stresse
Sintomas
Estudante
Bem-estar
topic Controlo do stresse
Sintomas
Estudante
Bem-estar
description O presente trabalho tem como objectivo sensibilizar os estudantes para compreender e lidar com o stresse, em particular identificar e controlar os seus sintomas. Com metodologias dinâmicas e interactivas foi realizado um workshop de formação sobre stresse. Os resultados obtidos parecem indicar que intervenções como esta têm utilidade na promoção do bem-estar do estudante. Os estudantes do Ensino Básico/ Secundário demonstram menor número de sintomas de stresse do que estudantes do Ensino Superior. Por fim, a forma como o aluno lida com o stresse parece ser o maior preditor da sua percepção de sucesso escolar. São referidas algumas implicações deste trabalho no sentido de serem optimizados recursos para uma adequada gestão do stresse em contexto escolar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01T00:00:00Z
2007-06
2023-07-12T17:36:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38602
url http://hdl.handle.net/10773/38602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-6084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137741089275904