O stress do estudante: identificar, treinar e optimizar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38602 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objectivo sensibilizar os estudantes para compreender e lidar com o stresse, em particular identificar e controlar os seus sintomas. Com metodologias dinâmicas e interactivas foi realizado um workshop de formação sobre stresse. Os resultados obtidos parecem indicar que intervenções como esta têm utilidade na promoção do bem-estar do estudante. Os estudantes do Ensino Básico/ Secundário demonstram menor número de sintomas de stresse do que estudantes do Ensino Superior. Por fim, a forma como o aluno lida com o stresse parece ser o maior preditor da sua percepção de sucesso escolar. São referidas algumas implicações deste trabalho no sentido de serem optimizados recursos para uma adequada gestão do stresse em contexto escolar. |
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O stress do estudante: identificar, treinar e optimizarControlo do stresseSintomasEstudanteBem-estarO presente trabalho tem como objectivo sensibilizar os estudantes para compreender e lidar com o stresse, em particular identificar e controlar os seus sintomas. Com metodologias dinâmicas e interactivas foi realizado um workshop de formação sobre stresse. Os resultados obtidos parecem indicar que intervenções como esta têm utilidade na promoção do bem-estar do estudante. Os estudantes do Ensino Básico/ Secundário demonstram menor número de sintomas de stresse do que estudantes do Ensino Superior. Por fim, a forma como o aluno lida com o stresse parece ser o maior preditor da sua percepção de sucesso escolar. São referidas algumas implicações deste trabalho no sentido de serem optimizados recursos para uma adequada gestão do stresse em contexto escolar.The present work aims to develop student awareness on understanding and dealing with stress, particularly to identify and control stress symptoms. Based on dynamic and interactive methodologies, a stress-related training workshop was conducted. Results seem to show that these trainings are useful for the promotion of student wellness. They also demonstrate that primary and secondary school attending students show less stress symptoms than higher education students. Finally, the way students handle stress seems to be the greatest predictor of their perception of school success. Some implications of this work are referred, in order to optimize resources, envisaging suitable stress management in the school context.Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior2023-07-12T17:36:53Z2007-06-01T00:00:00Z2007-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38602por1645-6084Pereira, Anabela SousaMonteiro, SaraSantos, LuísaVagos, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:10Zoai:ria.ua.pt:10773/38602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:56.346484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho tem como objectivo sensibilizar os estudantes para compreender e lidar com o stresse, em particular identificar e controlar os seus sintomas. Com metodologias dinâmicas e interactivas foi realizado um workshop de formação sobre stresse. Os resultados obtidos parecem indicar que intervenções como esta têm utilidade na promoção do bem-estar do estudante. Os estudantes do Ensino Básico/ Secundário demonstram menor número de sintomas de stresse do que estudantes do Ensino Superior. Por fim, a forma como o aluno lida com o stresse parece ser o maior preditor da sua percepção de sucesso escolar. São referidas algumas implicações deste trabalho no sentido de serem optimizados recursos para uma adequada gestão do stresse em contexto escolar. |
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