Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Mónica Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23083
Resumo: Atualmente, as novas tecnologias fazem parte do dia-a-dia dos estudantes, na vida académica ou fora desta. Assim, o investimento nas plataformas de e-learning por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), tornou-se num fator de sucesso. O desenvolvimento destas plataformas, deve assentar na importância dos elementos visuais e na perceção dos utilizadores. Através de uma abordagem de Investigação de Desenvolvimento e de técnicas de recolha de dados qualitativa, a presente investigação, procurou conhecer a opinião dos alunos da Universidade de Aveiro sobre o uso da cor na plataforma de e-learning (Moodle), através de um inquérito por questionário. Posteriormente, procedeu-se ao desenvolvimento de duas propostas para a reformulação visual da plataforma de e-learning. Para avaliar ambas as reformulações visuais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete participantes, tendo como finalidade propor uma solução mais eficaz, apresentando um conjunto de nove guidelines. Os resultados obtidos permitem concluir que o uso da cor na plataforma da Universidade de Aveiro pode ser melhorado, nomeadamente na cor do texto e dos links em contraste com a cor de fundo, permitindo mudar a perceção e melhor satisfazer as necessidades dos alunos de forma a contribuir para uma experiência de utilização mais agradável.
id RCAP_212ee2bce3ba7f29a44d736ec9e1125f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23083
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoriaComunicação multimédiaSistemas de armazenamento e recuperação da informação - Ensino SuperiorServiços web - CorInteracção homem-computador - CorAtualmente, as novas tecnologias fazem parte do dia-a-dia dos estudantes, na vida académica ou fora desta. Assim, o investimento nas plataformas de e-learning por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), tornou-se num fator de sucesso. O desenvolvimento destas plataformas, deve assentar na importância dos elementos visuais e na perceção dos utilizadores. Através de uma abordagem de Investigação de Desenvolvimento e de técnicas de recolha de dados qualitativa, a presente investigação, procurou conhecer a opinião dos alunos da Universidade de Aveiro sobre o uso da cor na plataforma de e-learning (Moodle), através de um inquérito por questionário. Posteriormente, procedeu-se ao desenvolvimento de duas propostas para a reformulação visual da plataforma de e-learning. Para avaliar ambas as reformulações visuais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete participantes, tendo como finalidade propor uma solução mais eficaz, apresentando um conjunto de nove guidelines. Os resultados obtidos permitem concluir que o uso da cor na plataforma da Universidade de Aveiro pode ser melhorado, nomeadamente na cor do texto e dos links em contraste com a cor de fundo, permitindo mudar a perceção e melhor satisfazer as necessidades dos alunos de forma a contribuir para uma experiência de utilização mais agradável.Nowadays, students are facing new challenges regarding the exponential usage of Information and communications technology (ICT) in their learning. Thus, the investment in e-learning platforms by Higher Education Institutions (HEIs) has become a differentiating factor. The platform development is based on the importance of the visual elements and their perception by end users. Based on a Research Development Approach and qualitative data collection techniques, the proposed research seeks to know the opinion of the students of the University of Aveiro on the use of color in the e-learning platform (Moodle), through a survey. Subsequently, two approaches were developed for a visual reformulation of the e-learning platform. In order to evaluate both visual reformulations, semi-structured interviews were conducted with seven participants, aiming to find a more effective solution, proposing a set of nine guidelines. The obtained results, allow us to concluded that the use of color in the University of Aveiro platform could be improved, regarding the color of the text and the links in contrast to the background color, allowing students perception regarding user experience.Universidade de Aveiro2018-05-09T11:41:32Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23083TID:201943980porAzevedo, Mónica Alexandra da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:01Zoai:ria.ua.pt:10773/23083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:59.643499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria
title Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria
spellingShingle Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria
Azevedo, Mónica Alexandra da Silva
Comunicação multimédia
Sistemas de armazenamento e recuperação da informação - Ensino Superior
Serviços web - Cor
Interacção homem-computador - Cor
title_short Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria
title_full Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria
title_fullStr Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria
title_full_unstemmed Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria
title_sort Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria
author Azevedo, Mónica Alexandra da Silva
author_facet Azevedo, Mónica Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Mónica Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Sistemas de armazenamento e recuperação da informação - Ensino Superior
Serviços web - Cor
Interacção homem-computador - Cor
topic Comunicação multimédia
Sistemas de armazenamento e recuperação da informação - Ensino Superior
Serviços web - Cor
Interacção homem-computador - Cor
description Atualmente, as novas tecnologias fazem parte do dia-a-dia dos estudantes, na vida académica ou fora desta. Assim, o investimento nas plataformas de e-learning por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), tornou-se num fator de sucesso. O desenvolvimento destas plataformas, deve assentar na importância dos elementos visuais e na perceção dos utilizadores. Através de uma abordagem de Investigação de Desenvolvimento e de técnicas de recolha de dados qualitativa, a presente investigação, procurou conhecer a opinião dos alunos da Universidade de Aveiro sobre o uso da cor na plataforma de e-learning (Moodle), através de um inquérito por questionário. Posteriormente, procedeu-se ao desenvolvimento de duas propostas para a reformulação visual da plataforma de e-learning. Para avaliar ambas as reformulações visuais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete participantes, tendo como finalidade propor uma solução mais eficaz, apresentando um conjunto de nove guidelines. Os resultados obtidos permitem concluir que o uso da cor na plataforma da Universidade de Aveiro pode ser melhorado, nomeadamente na cor do texto e dos links em contraste com a cor de fundo, permitindo mudar a perceção e melhor satisfazer as necessidades dos alunos de forma a contribuir para uma experiência de utilização mais agradável.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-05-09T11:41:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23083
TID:201943980
url http://hdl.handle.net/10773/23083
identifier_str_mv TID:201943980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137623985356800