Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23083 |
Resumo: | Atualmente, as novas tecnologias fazem parte do dia-a-dia dos estudantes, na vida académica ou fora desta. Assim, o investimento nas plataformas de e-learning por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), tornou-se num fator de sucesso. O desenvolvimento destas plataformas, deve assentar na importância dos elementos visuais e na perceção dos utilizadores. Através de uma abordagem de Investigação de Desenvolvimento e de técnicas de recolha de dados qualitativa, a presente investigação, procurou conhecer a opinião dos alunos da Universidade de Aveiro sobre o uso da cor na plataforma de e-learning (Moodle), através de um inquérito por questionário. Posteriormente, procedeu-se ao desenvolvimento de duas propostas para a reformulação visual da plataforma de e-learning. Para avaliar ambas as reformulações visuais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete participantes, tendo como finalidade propor uma solução mais eficaz, apresentando um conjunto de nove guidelines. Os resultados obtidos permitem concluir que o uso da cor na plataforma da Universidade de Aveiro pode ser melhorado, nomeadamente na cor do texto e dos links em contraste com a cor de fundo, permitindo mudar a perceção e melhor satisfazer as necessidades dos alunos de forma a contribuir para uma experiência de utilização mais agradável. |
id |
RCAP_212ee2bce3ba7f29a44d736ec9e1125f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23083 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoriaComunicação multimédiaSistemas de armazenamento e recuperação da informação - Ensino SuperiorServiços web - CorInteracção homem-computador - CorAtualmente, as novas tecnologias fazem parte do dia-a-dia dos estudantes, na vida académica ou fora desta. Assim, o investimento nas plataformas de e-learning por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), tornou-se num fator de sucesso. O desenvolvimento destas plataformas, deve assentar na importância dos elementos visuais e na perceção dos utilizadores. Através de uma abordagem de Investigação de Desenvolvimento e de técnicas de recolha de dados qualitativa, a presente investigação, procurou conhecer a opinião dos alunos da Universidade de Aveiro sobre o uso da cor na plataforma de e-learning (Moodle), através de um inquérito por questionário. Posteriormente, procedeu-se ao desenvolvimento de duas propostas para a reformulação visual da plataforma de e-learning. Para avaliar ambas as reformulações visuais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete participantes, tendo como finalidade propor uma solução mais eficaz, apresentando um conjunto de nove guidelines. Os resultados obtidos permitem concluir que o uso da cor na plataforma da Universidade de Aveiro pode ser melhorado, nomeadamente na cor do texto e dos links em contraste com a cor de fundo, permitindo mudar a perceção e melhor satisfazer as necessidades dos alunos de forma a contribuir para uma experiência de utilização mais agradável.Nowadays, students are facing new challenges regarding the exponential usage of Information and communications technology (ICT) in their learning. Thus, the investment in e-learning platforms by Higher Education Institutions (HEIs) has become a differentiating factor. The platform development is based on the importance of the visual elements and their perception by end users. Based on a Research Development Approach and qualitative data collection techniques, the proposed research seeks to know the opinion of the students of the University of Aveiro on the use of color in the e-learning platform (Moodle), through a survey. Subsequently, two approaches were developed for a visual reformulation of the e-learning platform. In order to evaluate both visual reformulations, semi-structured interviews were conducted with seven participants, aiming to find a more effective solution, proposing a set of nine guidelines. The obtained results, allow us to concluded that the use of color in the University of Aveiro platform could be improved, regarding the color of the text and the links in contrast to the background color, allowing students perception regarding user experience.Universidade de Aveiro2018-05-09T11:41:32Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23083TID:201943980porAzevedo, Mónica Alexandra da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:01Zoai:ria.ua.pt:10773/23083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:59.643499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria |
title |
Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria |
spellingShingle |
Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria Azevedo, Mónica Alexandra da Silva Comunicação multimédia Sistemas de armazenamento e recuperação da informação - Ensino Superior Serviços web - Cor Interacção homem-computador - Cor |
title_short |
Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria |
title_full |
Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria |
title_fullStr |
Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria |
title_full_unstemmed |
Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria |
title_sort |
Uso da cor na plataforma de e-learning da Universidade de Aveiro: avaliação e proposta de melhoria |
author |
Azevedo, Mónica Alexandra da Silva |
author_facet |
Azevedo, Mónica Alexandra da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Mónica Alexandra da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação multimédia Sistemas de armazenamento e recuperação da informação - Ensino Superior Serviços web - Cor Interacção homem-computador - Cor |
topic |
Comunicação multimédia Sistemas de armazenamento e recuperação da informação - Ensino Superior Serviços web - Cor Interacção homem-computador - Cor |
description |
Atualmente, as novas tecnologias fazem parte do dia-a-dia dos estudantes, na vida académica ou fora desta. Assim, o investimento nas plataformas de e-learning por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), tornou-se num fator de sucesso. O desenvolvimento destas plataformas, deve assentar na importância dos elementos visuais e na perceção dos utilizadores. Através de uma abordagem de Investigação de Desenvolvimento e de técnicas de recolha de dados qualitativa, a presente investigação, procurou conhecer a opinião dos alunos da Universidade de Aveiro sobre o uso da cor na plataforma de e-learning (Moodle), através de um inquérito por questionário. Posteriormente, procedeu-se ao desenvolvimento de duas propostas para a reformulação visual da plataforma de e-learning. Para avaliar ambas as reformulações visuais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete participantes, tendo como finalidade propor uma solução mais eficaz, apresentando um conjunto de nove guidelines. Os resultados obtidos permitem concluir que o uso da cor na plataforma da Universidade de Aveiro pode ser melhorado, nomeadamente na cor do texto e dos links em contraste com a cor de fundo, permitindo mudar a perceção e melhor satisfazer as necessidades dos alunos de forma a contribuir para uma experiência de utilização mais agradável. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-05-09T11:41:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23083 TID:201943980 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23083 |
identifier_str_mv |
TID:201943980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137623985356800 |