Marcas verticais digitalmente nativas: Uma análise das pequenas marcas de moda que nascem na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maués, Amanda Gonçalves Afonso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12453
Resumo: Durante muito tempo, as grandes empresas de moda não viam como eficaz a criação de DNVBs (Digital Native Vertical Brand) como um braço de negócios. No entanto, principalmente após a pandemia de COVID-19, o jogo mudou e atualmente, o mercado de moda tem se atentado ao poder que essas marcas têm de se relacionar com o consumidor, principalmente através das redes sociais. Por meio de uma análise qualitativa, este trabalho buscou compreender como as estratégias de relacionamento, das chamadas informalmente pelo mercado de “marcas nativas digitais” com seu público, podem ajudar na reinvenção das práticas de empresas de moda consideradas “tradicionais”, que estão tendo que se adaptar ao meio on-line. Constatou-se, através de análises de conteúdos e inquéritos, que as DNVBs podem ser uma excelente referência do domínio da linguagem digital, do e-commerce, do orgânico e da inovação e, que de facto, podem inspirar as marcas consideradas tradicionais a melhorarem a sua performance no ambiente on-line. Contudo, as necessidades do mercado exigem, cada vez mais, que os dois tipos de modelo de negócio se reinventem, ou seja, não se trata de haver uma marca melhor do que a outra on e off-line, mas sim de trabalhar para criar um mercado cada vez mais eficiente, orgânico, pessoal e omnicanal. Por ter sido baseada em uma pequena amostra e em umespaço de umespaço de tempo pré-definido, esta pesquisa não pode ser entendida como verdade absoluta e possui caráter efêmero. Todos os resultados aqui apresentados estão sujeitos às mudanças do mercado e comportamento do consumidor. Vale também ressaltar, que as mudanças futuras do mercado não invalidam a origem das marcas escolhidas para a análise.
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