Marcas verticais digitalmente nativas: Uma análise das pequenas marcas de moda que nascem na internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12453 |
Resumo: | Durante muito tempo, as grandes empresas de moda não viam como eficaz a criação de DNVBs (Digital Native Vertical Brand) como um braço de negócios. No entanto, principalmente após a pandemia de COVID-19, o jogo mudou e atualmente, o mercado de moda tem se atentado ao poder que essas marcas têm de se relacionar com o consumidor, principalmente através das redes sociais. Por meio de uma análise qualitativa, este trabalho buscou compreender como as estratégias de relacionamento, das chamadas informalmente pelo mercado de “marcas nativas digitais” com seu público, podem ajudar na reinvenção das práticas de empresas de moda consideradas “tradicionais”, que estão tendo que se adaptar ao meio on-line. Constatou-se, através de análises de conteúdos e inquéritos, que as DNVBs podem ser uma excelente referência do domínio da linguagem digital, do e-commerce, do orgânico e da inovação e, que de facto, podem inspirar as marcas consideradas tradicionais a melhorarem a sua performance no ambiente on-line. Contudo, as necessidades do mercado exigem, cada vez mais, que os dois tipos de modelo de negócio se reinventem, ou seja, não se trata de haver uma marca melhor do que a outra on e off-line, mas sim de trabalhar para criar um mercado cada vez mais eficiente, orgânico, pessoal e omnicanal. Por ter sido baseada em uma pequena amostra e em umespaço de umespaço de tempo pré-definido, esta pesquisa não pode ser entendida como verdade absoluta e possui caráter efêmero. Todos os resultados aqui apresentados estão sujeitos às mudanças do mercado e comportamento do consumidor. Vale também ressaltar, que as mudanças futuras do mercado não invalidam a origem das marcas escolhidas para a análise. |
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Marcas verticais digitalmente nativas: Uma análise das pequenas marcas de moda que nascem na internetComunidadeBrandingConsumidorDigitalizaçãoMarca Vertical Digitalmente Nativa (Dnvb)Marcas TradicionaisModaOmnicanalDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes:: Branding::Design de ModaDurante muito tempo, as grandes empresas de moda não viam como eficaz a criação de DNVBs (Digital Native Vertical Brand) como um braço de negócios. No entanto, principalmente após a pandemia de COVID-19, o jogo mudou e atualmente, o mercado de moda tem se atentado ao poder que essas marcas têm de se relacionar com o consumidor, principalmente através das redes sociais. Por meio de uma análise qualitativa, este trabalho buscou compreender como as estratégias de relacionamento, das chamadas informalmente pelo mercado de “marcas nativas digitais” com seu público, podem ajudar na reinvenção das práticas de empresas de moda consideradas “tradicionais”, que estão tendo que se adaptar ao meio on-line. Constatou-se, através de análises de conteúdos e inquéritos, que as DNVBs podem ser uma excelente referência do domínio da linguagem digital, do e-commerce, do orgânico e da inovação e, que de facto, podem inspirar as marcas consideradas tradicionais a melhorarem a sua performance no ambiente on-line. Contudo, as necessidades do mercado exigem, cada vez mais, que os dois tipos de modelo de negócio se reinventem, ou seja, não se trata de haver uma marca melhor do que a outra on e off-line, mas sim de trabalhar para criar um mercado cada vez mais eficiente, orgânico, pessoal e omnicanal. Por ter sido baseada em uma pequena amostra e em umespaço de umespaço de tempo pré-definido, esta pesquisa não pode ser entendida como verdade absoluta e possui caráter efêmero. Todos os resultados aqui apresentados estão sujeitos às mudanças do mercado e comportamento do consumidor. Vale também ressaltar, que as mudanças futuras do mercado não invalidam a origem das marcas escolhidas para a análise.For a long time, the big fashion companies did not see the creation of DNVBs (Digital Native Vertical Brand) as an effective business arm. However, especially after the COVID-19 pandemic, the game has changed and currently, the fashion market has been attacking the power that these brands have to relate to the consumer, mainly through social networks. Through a qualitative analysis, this work sought to understand how relationship strategies, informally called by the market of "digital native brands" with their audience, can help in the reinvention of the practices of fashion companies considered "traditional", which are having to adapt to the online environment. It was found, through content analysis and surveys, that DNVBs can be an excellent reference in the domain of digital language, e-commerce, organic and innovation and, in fact, can inspire traditional brands to improve their performance in the online environment. However, the market needs increasingly demand that both types of business models reinvent themselves, that is, it is not about having a better brand than the other online and offline, but working to create an increasingly efficient, organic, personal and omnichannel market. Because it was based on a small sample and a predefined space of time, this research cannot be understood as absolute truth and has an ephemeral character. All results presented here are subject to changes in the market and consumer behavior. It is also worth mentioning that future market changes do not invalidate the origin of the brands chosen for the analysis.Ribeiro, Liliana SimõesuBibliorumMaués, Amanda Gonçalves Afonso2022-12-06T12:20:39Z2022-02-112021-10-142022-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12453TID:203109210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:03.244363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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