Perspetivas de docentes do ensino básico e secundário sobre práticas interdisciplinares em projetos e-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carla Cristina Jorge Gonçalves da, 1971-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9098
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
id RCAP_2154ac50f9e21c0c5e41feb430a2b87e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9098
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetivas de docentes do ensino básico e secundário sobre práticas interdisciplinares em projetos e-learningE-learningTecnologias da informação e da comunicaçãoInterdisciplinaridadeTrabalho colaborativoTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013Para o estudo da interdisciplinaridade no âmbito das aprendizagens em modalidade de e-learning, é relevante investigar em primeira mão o que pensam os professores, quais as suas conceções e práticas, de forma a podermos contribuir para que mais professores adiram a esta forma de organização do ensino e da aprendizagem. Partindo da convicção de que a interdisciplinaridade pode ser um meio de responder às exigências da sociedade em que vivemos, pretendemos contribuir para a caracterização do professor interdisciplinar em termos das suas práticas, identificando constrangimentos e oportunidades que se colocam às suas experiências interdisciplinares com uso de tecnologias em e-learning. O objetivo do estudo é compreender o entendimento sobre a interdisciplinaridade de um conjunto de docentes envolvidos em projetos colaborativos em que as tecnologias assumem papel importante. Trata-se de uma investigação qualitativa de cariz fenomenológico baseada numa amostra por conveniência de cinco professores do ensino básico e secundário em que utilizámos a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha e análise de dados. Em termos de resultados constata-se que, numa perspetiva interdisciplinar em elearning, é na concretização e valorização da metodologia de projeto colaborativo que podemos compreender o que carateriza um professor interdisciplinar. Esta investigação mostrou igualmente, através dos depoimentos destes cinco entrevistados, que o trabalho interdisciplinar em e-learning promove o desenvolvimento das competências na literacia digital e também as competências curriculares, uma vez que o e-learning facilita os processos de comunicação e integração de meta-pontos de vista sobre as temáticas de aprendizagem.For the study of interdisciplinarity in learning within e-learning activities, it is important to investigate and produce firsthand results about teachers’ thinking, what are their conceptions and practices, so that we can contribute to the appropriation from most teachers to this form of organization of teaching and learning. From this idea and conviction that the interdisciplinarity can be a way to meet the requirements of the society in which we live, we want to find out what characterizes an interdisciplinary teacher in terms of their practices, constraints and opportunities facing the practice of interdisciplinarity with technologies and how e-learning can help to promote those practices. In this line, the objective of the study is to understand how a set of teachers involved in collaborative projects with technologies assume an important interdisciplinary role on this alternative way of structuring the process of teaching and learning in schools. It is a qualitative research phenomenological study, based on a convenience sample of five teachers, in which we used a semi-structured interview as a tool for data collection and analysis. In terms of results it seems clear that, in an interdisciplinary perspective on elearning, it is in the implementation and enhancement of collaborative design methodology, since the process to the product, that we can understand the interdisciplinary teacher. It turns out that it is an evolutionary process, dependent on the technological skills that are acquired. This research also shows, through the voice of the five respondents that interdisciplinary working based on e-learning promotes gradually the development of skills in digital literacy and learning skills, as well as that e-learning and communication processes facilitate the integration of reflective views on learning issues.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Carla Cristina Jorge Gonçalves da, 1971-2013-09-06T14:33:39Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9098TID:201278510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:23.104317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetivas de docentes do ensino básico e secundário sobre práticas interdisciplinares em projetos e-learning
title Perspetivas de docentes do ensino básico e secundário sobre práticas interdisciplinares em projetos e-learning
spellingShingle Perspetivas de docentes do ensino básico e secundário sobre práticas interdisciplinares em projetos e-learning
Costa, Carla Cristina Jorge Gonçalves da, 1971-
E-learning
Tecnologias da informação e da comunicação
Interdisciplinaridade
Trabalho colaborativo
Teses de mestrado - 2013
title_short Perspetivas de docentes do ensino básico e secundário sobre práticas interdisciplinares em projetos e-learning
title_full Perspetivas de docentes do ensino básico e secundário sobre práticas interdisciplinares em projetos e-learning
title_fullStr Perspetivas de docentes do ensino básico e secundário sobre práticas interdisciplinares em projetos e-learning
title_full_unstemmed Perspetivas de docentes do ensino básico e secundário sobre práticas interdisciplinares em projetos e-learning
title_sort Perspetivas de docentes do ensino básico e secundário sobre práticas interdisciplinares em projetos e-learning
author Costa, Carla Cristina Jorge Gonçalves da, 1971-
author_facet Costa, Carla Cristina Jorge Gonçalves da, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carla Cristina Jorge Gonçalves da, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
Tecnologias da informação e da comunicação
Interdisciplinaridade
Trabalho colaborativo
Teses de mestrado - 2013
topic E-learning
Tecnologias da informação e da comunicação
Interdisciplinaridade
Trabalho colaborativo
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-06T14:33:39Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9098
TID:201278510
url http://hdl.handle.net/10451/9098
identifier_str_mv TID:201278510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134227801833472