(Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Rita Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21332
Resumo: Sabemos que as noções de Língua e Cultura são indissociáveis e, deste modo, julgamos ser fulcral a integração desta no ensino de línguas estrangeiras. Acreditamos, por isso, nas potencialidades didáticas da Literatura no ensino de línguas estrangeiras, uma vez que ela é parte integrante da Cultura. Tendo como suporte um conjunto de bibliografia especializada nestas temáticas, o presente Relatório propõe-se a perceber qual a presença e quais as finalidades da literatura nos manuais de Inglês Língua Estrangeira (ILE). A análise documental foi o instrumento de recolha de dados utilizado neste estudo, ao serem analisados dois manuais de ILE, um de editora portuguesa e outro de editora inglesa. Para proceder à exploração destes dados seguiu-se a análise de conteúdo, onde combinámos os métodos quantitativo e qualitativo. Os resultados obtidos com este estudo permitem-nos concluir que a literatura manifesta uma presença pouco significativa nos manuais analisados, sendo explorada, principalmente, através de atividades de compreensão escrita, visando, particularmente, o desenvolvimento das competências linguísticas.
id RCAP_217e6ab9c55fb93e295ed7adf39823f8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesaDidática das línguasEnsino de línguasLíngua inglesa - Ensino de uma segunda línguaLiteratura - DidáticaLíngua inglesa - Manuais escolaresManuais escolares - Análise de conteudoSabemos que as noções de Língua e Cultura são indissociáveis e, deste modo, julgamos ser fulcral a integração desta no ensino de línguas estrangeiras. Acreditamos, por isso, nas potencialidades didáticas da Literatura no ensino de línguas estrangeiras, uma vez que ela é parte integrante da Cultura. Tendo como suporte um conjunto de bibliografia especializada nestas temáticas, o presente Relatório propõe-se a perceber qual a presença e quais as finalidades da literatura nos manuais de Inglês Língua Estrangeira (ILE). A análise documental foi o instrumento de recolha de dados utilizado neste estudo, ao serem analisados dois manuais de ILE, um de editora portuguesa e outro de editora inglesa. Para proceder à exploração destes dados seguiu-se a análise de conteúdo, onde combinámos os métodos quantitativo e qualitativo. Os resultados obtidos com este estudo permitem-nos concluir que a literatura manifesta uma presença pouco significativa nos manuais analisados, sendo explorada, principalmente, através de atividades de compreensão escrita, visando, particularmente, o desenvolvimento das competências linguísticas.Having the notion that Language and Culture are inseparable, it’s of the upmost importance to have them present in the teaching of foreign languages. Being Literature an integrant part of Culture, we believe in the didactic potential of its use in foreign language teaching. Having consulted specialized bibliography as a base of resource on the issue, the present study seeks to understand the presence and finality of literature in the English as a Foreign Language (EFL) textbooks. The documental analysis was the instrument used to collect data in this study, having been analysed two manuals of EFL, one of a Portuguese editor and another of an English editor. In order to analyse the data collected we examine the content along quantitative and qualitative approaches. The results obtained from this study allow us to conclude that literature manifests a not significant presence in the analysed manuals and it seems to be explored mainly through activities of reading comprehension, focusing particularly the development of linguistic competences.Universidade de Aveiro2018-01-04T11:44:33Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21332TID:201564718porMoreira, Ana Rita Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:05Zoai:ria.ua.pt:10773/21332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:54.171517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa
title (Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa
spellingShingle (Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa
Moreira, Ana Rita Rocha
Didática das línguas
Ensino de línguas
Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua
Literatura - Didática
Língua inglesa - Manuais escolares
Manuais escolares - Análise de conteudo
title_short (Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa
title_full (Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa
title_fullStr (Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa
title_full_unstemmed (Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa
title_sort (Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa
author Moreira, Ana Rita Rocha
author_facet Moreira, Ana Rita Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Rita Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Didática das línguas
Ensino de línguas
Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua
Literatura - Didática
Língua inglesa - Manuais escolares
Manuais escolares - Análise de conteudo
topic Didática das línguas
Ensino de línguas
Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua
Literatura - Didática
Língua inglesa - Manuais escolares
Manuais escolares - Análise de conteudo
description Sabemos que as noções de Língua e Cultura são indissociáveis e, deste modo, julgamos ser fulcral a integração desta no ensino de línguas estrangeiras. Acreditamos, por isso, nas potencialidades didáticas da Literatura no ensino de línguas estrangeiras, uma vez que ela é parte integrante da Cultura. Tendo como suporte um conjunto de bibliografia especializada nestas temáticas, o presente Relatório propõe-se a perceber qual a presença e quais as finalidades da literatura nos manuais de Inglês Língua Estrangeira (ILE). A análise documental foi o instrumento de recolha de dados utilizado neste estudo, ao serem analisados dois manuais de ILE, um de editora portuguesa e outro de editora inglesa. Para proceder à exploração destes dados seguiu-se a análise de conteúdo, onde combinámos os métodos quantitativo e qualitativo. Os resultados obtidos com este estudo permitem-nos concluir que a literatura manifesta uma presença pouco significativa nos manuais analisados, sendo explorada, principalmente, através de atividades de compreensão escrita, visando, particularmente, o desenvolvimento das competências linguísticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2018-01-04T11:44:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21332
TID:201564718
url http://hdl.handle.net/10773/21332
identifier_str_mv TID:201564718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137612810682368