(Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21332 |
Resumo: | Sabemos que as noções de Língua e Cultura são indissociáveis e, deste modo, julgamos ser fulcral a integração desta no ensino de línguas estrangeiras. Acreditamos, por isso, nas potencialidades didáticas da Literatura no ensino de línguas estrangeiras, uma vez que ela é parte integrante da Cultura. Tendo como suporte um conjunto de bibliografia especializada nestas temáticas, o presente Relatório propõe-se a perceber qual a presença e quais as finalidades da literatura nos manuais de Inglês Língua Estrangeira (ILE). A análise documental foi o instrumento de recolha de dados utilizado neste estudo, ao serem analisados dois manuais de ILE, um de editora portuguesa e outro de editora inglesa. Para proceder à exploração destes dados seguiu-se a análise de conteúdo, onde combinámos os métodos quantitativo e qualitativo. Os resultados obtidos com este estudo permitem-nos concluir que a literatura manifesta uma presença pouco significativa nos manuais analisados, sendo explorada, principalmente, através de atividades de compreensão escrita, visando, particularmente, o desenvolvimento das competências linguísticas. |
id |
RCAP_217e6ab9c55fb93e295ed7adf39823f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21332 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesaDidática das línguasEnsino de línguasLíngua inglesa - Ensino de uma segunda línguaLiteratura - DidáticaLíngua inglesa - Manuais escolaresManuais escolares - Análise de conteudoSabemos que as noções de Língua e Cultura são indissociáveis e, deste modo, julgamos ser fulcral a integração desta no ensino de línguas estrangeiras. Acreditamos, por isso, nas potencialidades didáticas da Literatura no ensino de línguas estrangeiras, uma vez que ela é parte integrante da Cultura. Tendo como suporte um conjunto de bibliografia especializada nestas temáticas, o presente Relatório propõe-se a perceber qual a presença e quais as finalidades da literatura nos manuais de Inglês Língua Estrangeira (ILE). A análise documental foi o instrumento de recolha de dados utilizado neste estudo, ao serem analisados dois manuais de ILE, um de editora portuguesa e outro de editora inglesa. Para proceder à exploração destes dados seguiu-se a análise de conteúdo, onde combinámos os métodos quantitativo e qualitativo. Os resultados obtidos com este estudo permitem-nos concluir que a literatura manifesta uma presença pouco significativa nos manuais analisados, sendo explorada, principalmente, através de atividades de compreensão escrita, visando, particularmente, o desenvolvimento das competências linguísticas.Having the notion that Language and Culture are inseparable, it’s of the upmost importance to have them present in the teaching of foreign languages. Being Literature an integrant part of Culture, we believe in the didactic potential of its use in foreign language teaching. Having consulted specialized bibliography as a base of resource on the issue, the present study seeks to understand the presence and finality of literature in the English as a Foreign Language (EFL) textbooks. The documental analysis was the instrument used to collect data in this study, having been analysed two manuals of EFL, one of a Portuguese editor and another of an English editor. In order to analyse the data collected we examine the content along quantitative and qualitative approaches. The results obtained from this study allow us to conclude that literature manifests a not significant presence in the analysed manuals and it seems to be explored mainly through activities of reading comprehension, focusing particularly the development of linguistic competences.Universidade de Aveiro2018-01-04T11:44:33Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21332TID:201564718porMoreira, Ana Rita Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:05Zoai:ria.ua.pt:10773/21332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:54.171517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa |
title |
(Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa |
spellingShingle |
(Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa Moreira, Ana Rita Rocha Didática das línguas Ensino de línguas Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua Literatura - Didática Língua inglesa - Manuais escolares Manuais escolares - Análise de conteudo |
title_short |
(Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa |
title_full |
(Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa |
title_fullStr |
(Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa |
title_full_unstemmed |
(Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa |
title_sort |
(Des)usos da literatura: análise comparativa entre manuais de inglês língua estrangeira de editoras portuguesa e inglesa |
author |
Moreira, Ana Rita Rocha |
author_facet |
Moreira, Ana Rita Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Ana Rita Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática das línguas Ensino de línguas Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua Literatura - Didática Língua inglesa - Manuais escolares Manuais escolares - Análise de conteudo |
topic |
Didática das línguas Ensino de línguas Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua Literatura - Didática Língua inglesa - Manuais escolares Manuais escolares - Análise de conteudo |
description |
Sabemos que as noções de Língua e Cultura são indissociáveis e, deste modo, julgamos ser fulcral a integração desta no ensino de línguas estrangeiras. Acreditamos, por isso, nas potencialidades didáticas da Literatura no ensino de línguas estrangeiras, uma vez que ela é parte integrante da Cultura. Tendo como suporte um conjunto de bibliografia especializada nestas temáticas, o presente Relatório propõe-se a perceber qual a presença e quais as finalidades da literatura nos manuais de Inglês Língua Estrangeira (ILE). A análise documental foi o instrumento de recolha de dados utilizado neste estudo, ao serem analisados dois manuais de ILE, um de editora portuguesa e outro de editora inglesa. Para proceder à exploração destes dados seguiu-se a análise de conteúdo, onde combinámos os métodos quantitativo e qualitativo. Os resultados obtidos com este estudo permitem-nos concluir que a literatura manifesta uma presença pouco significativa nos manuais analisados, sendo explorada, principalmente, através de atividades de compreensão escrita, visando, particularmente, o desenvolvimento das competências linguísticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2018-01-04T11:44:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21332 TID:201564718 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21332 |
identifier_str_mv |
TID:201564718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137612810682368 |