Implementação de um sistema de gestão da qualidade em clínica médica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10370 |
Resumo: | O presente trabalho pretende explorar o desenvolvimento e Implementação de um sistema de gestão da qualidade numa organização prestadora de serviços e saúde. Na primeira parte do trabalho, introduz-se o conceito de qualidade, apresentam-se os fundamentos da qualidade, o referencial normativo ISO 9000 e a qualidade no setor dos serviços de saúde. A parte prática do trabalho descreve o processo de desenvolvimento e implementação do sistema de gestão da qualidade numa organização em concreto e são realçadas as motivações que conduziram a esta implementação, a forma de cumprimento os requisitos estabelecidos no referencial normativo (ISO 9000) e a perceção dos colaboradores e dos pacientes relativamente a este processo de mudança organizacional. |
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Implementação de um sistema de gestão da qualidade em clínica médicaGestão da qualidadeAvaliação da qualidadeControlo de qualidadeCertificação de qualidadeServiços de saúde: Santa Maria da Feira (Aveiro, Portugal)O presente trabalho pretende explorar o desenvolvimento e Implementação de um sistema de gestão da qualidade numa organização prestadora de serviços e saúde. Na primeira parte do trabalho, introduz-se o conceito de qualidade, apresentam-se os fundamentos da qualidade, o referencial normativo ISO 9000 e a qualidade no setor dos serviços de saúde. A parte prática do trabalho descreve o processo de desenvolvimento e implementação do sistema de gestão da qualidade numa organização em concreto e são realçadas as motivações que conduziram a esta implementação, a forma de cumprimento os requisitos estabelecidos no referencial normativo (ISO 9000) e a perceção dos colaboradores e dos pacientes relativamente a este processo de mudança organizacional.Present work intends to explore an implementation and development of a quality management system in a organization dedicated to healthcare services. Firstly, author introduces quality concept, presents quality principles, presents standard normative ISO 9000 and presents quality concept on healthcare industry. After this first part, author presents a case study which describes a process of implementing and developing a quality management system in a real organization where are emphasized motivations that conduct to implementation, how were accomplished all ISO 9000 requirements and also the perception of stakeholders concerning this organizational changing.Universidade de Aveiro2013-05-07T15:59:20Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10370porGomes, Helder Tiago de Resendeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:08Zoai:ria.ua.pt:10773/10370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:59.647405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho pretende explorar o desenvolvimento e Implementação de um sistema de gestão da qualidade numa organização prestadora de serviços e saúde. Na primeira parte do trabalho, introduz-se o conceito de qualidade, apresentam-se os fundamentos da qualidade, o referencial normativo ISO 9000 e a qualidade no setor dos serviços de saúde. A parte prática do trabalho descreve o processo de desenvolvimento e implementação do sistema de gestão da qualidade numa organização em concreto e são realçadas as motivações que conduziram a esta implementação, a forma de cumprimento os requisitos estabelecidos no referencial normativo (ISO 9000) e a perceção dos colaboradores e dos pacientes relativamente a este processo de mudança organizacional. |
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