Cinema e Memória: um estudo sobre a representação da memória no cinema de Ficção Científica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/111130 |
Resumo: | O género de ficção científica é um dos mais proeminentes e influentes nos dias de hoje, dominado por sequelas e remakes de sagas populares ou novas obras que desafiam os limites da realidade, sempre com plano de fundo os temas que são tão característicos ao género: o medo do futuro, do desconhecido e da evolução tecnológica que possa levar à perda do controlo das máquinas. No entanto, o que acontece à ficção científica quando explora a natureza do ser humano como um meio para contar as suas histórias e definir os seus protagonistas, especificamente a temática da memória? A resposta a esta pergunta é o que esta dissertação pretende descodificar, através do estudo de quatro filmes que marcaram o género e partilham a representação da memória como uma das temáticas mais importantes no desenvolvimento da narrativa, partindo de uma reflexão sobre a história da ficção científica e passando pelo estudo da relação cinema-memória antes de analisar como é representada a memória nos quatro filmes de ficção científica propostos. A análise prática destes quatro exemplos permite concluir que a memória surge não só como um ponto fundamental de estabelecimento das narrativas, mas também como um meio de controlo das personagens e das suas ações, e comprova esta relação como íntima, duradoura e indispensável. |
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Cinema e Memória: um estudo sobre a representação da memória no cinema de Ficção CientíficaCinemaMemóriaFicção CientíficaCinemaMemoryScience fictionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO género de ficção científica é um dos mais proeminentes e influentes nos dias de hoje, dominado por sequelas e remakes de sagas populares ou novas obras que desafiam os limites da realidade, sempre com plano de fundo os temas que são tão característicos ao género: o medo do futuro, do desconhecido e da evolução tecnológica que possa levar à perda do controlo das máquinas. No entanto, o que acontece à ficção científica quando explora a natureza do ser humano como um meio para contar as suas histórias e definir os seus protagonistas, especificamente a temática da memória? A resposta a esta pergunta é o que esta dissertação pretende descodificar, através do estudo de quatro filmes que marcaram o género e partilham a representação da memória como uma das temáticas mais importantes no desenvolvimento da narrativa, partindo de uma reflexão sobre a história da ficção científica e passando pelo estudo da relação cinema-memória antes de analisar como é representada a memória nos quatro filmes de ficção científica propostos. A análise prática destes quatro exemplos permite concluir que a memória surge não só como um ponto fundamental de estabelecimento das narrativas, mas também como um meio de controlo das personagens e das suas ações, e comprova esta relação como íntima, duradoura e indispensável.The science fiction genre is one of the most prominent and influent nowadays, dominated by sequels and remakes of popular franchises or new titles that challenge the limits of reality, always backed by the themes that are so characteristic of the genre: fear of the future, of the unknown and of technological advancements that could lead to a loss of control over the machines. However, what happens to science fiction when it explores the nature of the human being as a means to tell its story and define its protagonists, specifically the theme of memory? The answer to this question is what this dissertation intends to decode, through the study of four films that left a mark in the genre and who share the representation of memory as one of the most important themes in the development of the narrative, starting with a reflection on the history of science fiction and involving a study on the cinema-memory relationship before analysing the representation of memory in the four science fiction movies suggested. The practical analysis of these four examples leads to the conclusion that memory not only appears as a fundamental point to establish the narratives, but also as a means to control the characters and their actions, and proves this relationship as intimate, everlasting and indispensable.Rosa, Jorge MartinsRUNCosta, Ana Catarina Araújo2021-02-02T15:25:45Z2020-12-092020-10-122020-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/111130TID:202580113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:54:57Zoai:run.unl.pt:10362/111130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:48.611608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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