O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Susana Isabel de Almeida Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/94110
Resumo: Neste estudo, descreve-se uma experiência pedagógica com base na utilização da Plataforma de Ensino Khan Academy (KA), enquanto ferramenta de apoio pedagógico às explicações de matemática, num Centro de Estudos. O objetivo é facultar uma prática diferente, criando condições para que os alunos se sintam motivados a melhorar os seus estudos de forma autónoma e efetiva além da programação das aulas e do apoio escolar. A investigação foi desenvolvida no terceiro período do ano letivo 2017/2018, junto de um grupo com seis alunos do 9ºano, com diferentes caraterísticas, tendo como objetivo a análise crítica e reflexiva sobre a forma como o papel da Plataforma de Ensino KA influencia as aprendizagens dos alunos, na área da geometria. Ao longo deste estudo, procura-se responder às seguintes questões: 1. Como se desenvolve o processo de ensino e aprendizagem nos alunos que utilizam a Plataforma KA e como são mobilizados os seus conhecimentos? 2. Qual é o papel da Plataforma KA na aprendizagem dos alunos? 3. Qual o impacto da utilização da Plataforma KA na motivação dos alunos? Na revisão de literatura apresentam-se as principais ideias dos trabalhos mais relevantes que analisaram este tema, o papel da plataforma no ensino da matemática, nomeadamente a Plataforma KA. Na metodologia de investigação explica-se os princípios metodológicos e os métodos utilizados nesta pesquisa, aplicando como estratégia de investigação científica o estudo de caso. Durante as sessões a recolha de dados baseou-se na observação direta, exploração da plataforma e acompanhamento da evolução de cada aluno através de ficheiros disponibilizados pela mesma. Os inúmeros estímulos (pontuações e medalhas), conversação e curiosidade em explorar foram incentivos ao estudo. Considera-se que a plataforma online ajuda os alunos a estudar de forma autónoma e fora do ambiente escolar. O investigador acompanha o desenvolvimento dos alunos através dos dados disponibilizados e atribui as tarefas de acordo com o progresso do grupo, atendendo às suas necessidades e conseguindo programar as suas “aulas” a partir das dúvidas mais recorrentes.
id RCAP_218a57b8020129d7ed1120a398173f30
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/94110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da MatemáticaPlataformaAprendizagemMotivaçãoGeometriaCentro de EstudosMatemáticaDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasNeste estudo, descreve-se uma experiência pedagógica com base na utilização da Plataforma de Ensino Khan Academy (KA), enquanto ferramenta de apoio pedagógico às explicações de matemática, num Centro de Estudos. O objetivo é facultar uma prática diferente, criando condições para que os alunos se sintam motivados a melhorar os seus estudos de forma autónoma e efetiva além da programação das aulas e do apoio escolar. A investigação foi desenvolvida no terceiro período do ano letivo 2017/2018, junto de um grupo com seis alunos do 9ºano, com diferentes caraterísticas, tendo como objetivo a análise crítica e reflexiva sobre a forma como o papel da Plataforma de Ensino KA influencia as aprendizagens dos alunos, na área da geometria. Ao longo deste estudo, procura-se responder às seguintes questões: 1. Como se desenvolve o processo de ensino e aprendizagem nos alunos que utilizam a Plataforma KA e como são mobilizados os seus conhecimentos? 2. Qual é o papel da Plataforma KA na aprendizagem dos alunos? 3. Qual o impacto da utilização da Plataforma KA na motivação dos alunos? Na revisão de literatura apresentam-se as principais ideias dos trabalhos mais relevantes que analisaram este tema, o papel da plataforma no ensino da matemática, nomeadamente a Plataforma KA. Na metodologia de investigação explica-se os princípios metodológicos e os métodos utilizados nesta pesquisa, aplicando como estratégia de investigação científica o estudo de caso. Durante as sessões a recolha de dados baseou-se na observação direta, exploração da plataforma e acompanhamento da evolução de cada aluno através de ficheiros disponibilizados pela mesma. Os inúmeros estímulos (pontuações e medalhas), conversação e curiosidade em explorar foram incentivos ao estudo. Considera-se que a plataforma online ajuda os alunos a estudar de forma autónoma e fora do ambiente escolar. O investigador acompanha o desenvolvimento dos alunos através dos dados disponibilizados e atribui as tarefas de acordo com o progresso do grupo, atendendo às suas necessidades e conseguindo programar as suas “aulas” a partir das dúvidas mais recorrentes.Domingos, AntónioRUNGomes, Susana Isabel de Almeida Ramos2020-03-11T11:53:32Z2019-1220192019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/94110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:42:12Zoai:run.unl.pt:10362/94110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:54.004853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática
title O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática
spellingShingle O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática
Gomes, Susana Isabel de Almeida Ramos
Plataforma
Aprendizagem
Motivação
Geometria
Centro de Estudos
Matemática
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
title_short O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática
title_full O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática
title_fullStr O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática
title_full_unstemmed O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática
title_sort O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática
author Gomes, Susana Isabel de Almeida Ramos
author_facet Gomes, Susana Isabel de Almeida Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, António
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Susana Isabel de Almeida Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Plataforma
Aprendizagem
Motivação
Geometria
Centro de Estudos
Matemática
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
topic Plataforma
Aprendizagem
Motivação
Geometria
Centro de Estudos
Matemática
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
description Neste estudo, descreve-se uma experiência pedagógica com base na utilização da Plataforma de Ensino Khan Academy (KA), enquanto ferramenta de apoio pedagógico às explicações de matemática, num Centro de Estudos. O objetivo é facultar uma prática diferente, criando condições para que os alunos se sintam motivados a melhorar os seus estudos de forma autónoma e efetiva além da programação das aulas e do apoio escolar. A investigação foi desenvolvida no terceiro período do ano letivo 2017/2018, junto de um grupo com seis alunos do 9ºano, com diferentes caraterísticas, tendo como objetivo a análise crítica e reflexiva sobre a forma como o papel da Plataforma de Ensino KA influencia as aprendizagens dos alunos, na área da geometria. Ao longo deste estudo, procura-se responder às seguintes questões: 1. Como se desenvolve o processo de ensino e aprendizagem nos alunos que utilizam a Plataforma KA e como são mobilizados os seus conhecimentos? 2. Qual é o papel da Plataforma KA na aprendizagem dos alunos? 3. Qual o impacto da utilização da Plataforma KA na motivação dos alunos? Na revisão de literatura apresentam-se as principais ideias dos trabalhos mais relevantes que analisaram este tema, o papel da plataforma no ensino da matemática, nomeadamente a Plataforma KA. Na metodologia de investigação explica-se os princípios metodológicos e os métodos utilizados nesta pesquisa, aplicando como estratégia de investigação científica o estudo de caso. Durante as sessões a recolha de dados baseou-se na observação direta, exploração da plataforma e acompanhamento da evolução de cada aluno através de ficheiros disponibilizados pela mesma. Os inúmeros estímulos (pontuações e medalhas), conversação e curiosidade em explorar foram incentivos ao estudo. Considera-se que a plataforma online ajuda os alunos a estudar de forma autónoma e fora do ambiente escolar. O investigador acompanha o desenvolvimento dos alunos através dos dados disponibilizados e atribui as tarefas de acordo com o progresso do grupo, atendendo às suas necessidades e conseguindo programar as suas “aulas” a partir das dúvidas mais recorrentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019
2019-12-01T00:00:00Z
2020-03-11T11:53:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/94110
url http://hdl.handle.net/10362/94110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137995753783296