O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/94110 |
Resumo: | Neste estudo, descreve-se uma experiência pedagógica com base na utilização da Plataforma de Ensino Khan Academy (KA), enquanto ferramenta de apoio pedagógico às explicações de matemática, num Centro de Estudos. O objetivo é facultar uma prática diferente, criando condições para que os alunos se sintam motivados a melhorar os seus estudos de forma autónoma e efetiva além da programação das aulas e do apoio escolar. A investigação foi desenvolvida no terceiro período do ano letivo 2017/2018, junto de um grupo com seis alunos do 9ºano, com diferentes caraterísticas, tendo como objetivo a análise crítica e reflexiva sobre a forma como o papel da Plataforma de Ensino KA influencia as aprendizagens dos alunos, na área da geometria. Ao longo deste estudo, procura-se responder às seguintes questões: 1. Como se desenvolve o processo de ensino e aprendizagem nos alunos que utilizam a Plataforma KA e como são mobilizados os seus conhecimentos? 2. Qual é o papel da Plataforma KA na aprendizagem dos alunos? 3. Qual o impacto da utilização da Plataforma KA na motivação dos alunos? Na revisão de literatura apresentam-se as principais ideias dos trabalhos mais relevantes que analisaram este tema, o papel da plataforma no ensino da matemática, nomeadamente a Plataforma KA. Na metodologia de investigação explica-se os princípios metodológicos e os métodos utilizados nesta pesquisa, aplicando como estratégia de investigação científica o estudo de caso. Durante as sessões a recolha de dados baseou-se na observação direta, exploração da plataforma e acompanhamento da evolução de cada aluno através de ficheiros disponibilizados pela mesma. Os inúmeros estímulos (pontuações e medalhas), conversação e curiosidade em explorar foram incentivos ao estudo. Considera-se que a plataforma online ajuda os alunos a estudar de forma autónoma e fora do ambiente escolar. O investigador acompanha o desenvolvimento dos alunos através dos dados disponibilizados e atribui as tarefas de acordo com o progresso do grupo, atendendo às suas necessidades e conseguindo programar as suas “aulas” a partir das dúvidas mais recorrentes. |
id |
RCAP_218a57b8020129d7ed1120a398173f30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/94110 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da MatemáticaPlataformaAprendizagemMotivaçãoGeometriaCentro de EstudosMatemáticaDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasNeste estudo, descreve-se uma experiência pedagógica com base na utilização da Plataforma de Ensino Khan Academy (KA), enquanto ferramenta de apoio pedagógico às explicações de matemática, num Centro de Estudos. O objetivo é facultar uma prática diferente, criando condições para que os alunos se sintam motivados a melhorar os seus estudos de forma autónoma e efetiva além da programação das aulas e do apoio escolar. A investigação foi desenvolvida no terceiro período do ano letivo 2017/2018, junto de um grupo com seis alunos do 9ºano, com diferentes caraterísticas, tendo como objetivo a análise crítica e reflexiva sobre a forma como o papel da Plataforma de Ensino KA influencia as aprendizagens dos alunos, na área da geometria. Ao longo deste estudo, procura-se responder às seguintes questões: 1. Como se desenvolve o processo de ensino e aprendizagem nos alunos que utilizam a Plataforma KA e como são mobilizados os seus conhecimentos? 2. Qual é o papel da Plataforma KA na aprendizagem dos alunos? 3. Qual o impacto da utilização da Plataforma KA na motivação dos alunos? Na revisão de literatura apresentam-se as principais ideias dos trabalhos mais relevantes que analisaram este tema, o papel da plataforma no ensino da matemática, nomeadamente a Plataforma KA. Na metodologia de investigação explica-se os princípios metodológicos e os métodos utilizados nesta pesquisa, aplicando como estratégia de investigação científica o estudo de caso. Durante as sessões a recolha de dados baseou-se na observação direta, exploração da plataforma e acompanhamento da evolução de cada aluno através de ficheiros disponibilizados pela mesma. Os inúmeros estímulos (pontuações e medalhas), conversação e curiosidade em explorar foram incentivos ao estudo. Considera-se que a plataforma online ajuda os alunos a estudar de forma autónoma e fora do ambiente escolar. O investigador acompanha o desenvolvimento dos alunos através dos dados disponibilizados e atribui as tarefas de acordo com o progresso do grupo, atendendo às suas necessidades e conseguindo programar as suas “aulas” a partir das dúvidas mais recorrentes.Domingos, AntónioRUNGomes, Susana Isabel de Almeida Ramos2020-03-11T11:53:32Z2019-1220192019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/94110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:42:12Zoai:run.unl.pt:10362/94110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:54.004853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática |
title |
O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática |
spellingShingle |
O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática Gomes, Susana Isabel de Almeida Ramos Plataforma Aprendizagem Motivação Geometria Centro de Estudos Matemática Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas |
title_short |
O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática |
title_full |
O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática |
title_fullStr |
O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática |
title_full_unstemmed |
O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática |
title_sort |
O Papel da Plataforma Khan Academy na Aprendizagem da Matemática |
author |
Gomes, Susana Isabel de Almeida Ramos |
author_facet |
Gomes, Susana Isabel de Almeida Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingos, António RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Susana Isabel de Almeida Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataforma Aprendizagem Motivação Geometria Centro de Estudos Matemática Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas |
topic |
Plataforma Aprendizagem Motivação Geometria Centro de Estudos Matemática Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas |
description |
Neste estudo, descreve-se uma experiência pedagógica com base na utilização da Plataforma de Ensino Khan Academy (KA), enquanto ferramenta de apoio pedagógico às explicações de matemática, num Centro de Estudos. O objetivo é facultar uma prática diferente, criando condições para que os alunos se sintam motivados a melhorar os seus estudos de forma autónoma e efetiva além da programação das aulas e do apoio escolar. A investigação foi desenvolvida no terceiro período do ano letivo 2017/2018, junto de um grupo com seis alunos do 9ºano, com diferentes caraterísticas, tendo como objetivo a análise crítica e reflexiva sobre a forma como o papel da Plataforma de Ensino KA influencia as aprendizagens dos alunos, na área da geometria. Ao longo deste estudo, procura-se responder às seguintes questões: 1. Como se desenvolve o processo de ensino e aprendizagem nos alunos que utilizam a Plataforma KA e como são mobilizados os seus conhecimentos? 2. Qual é o papel da Plataforma KA na aprendizagem dos alunos? 3. Qual o impacto da utilização da Plataforma KA na motivação dos alunos? Na revisão de literatura apresentam-se as principais ideias dos trabalhos mais relevantes que analisaram este tema, o papel da plataforma no ensino da matemática, nomeadamente a Plataforma KA. Na metodologia de investigação explica-se os princípios metodológicos e os métodos utilizados nesta pesquisa, aplicando como estratégia de investigação científica o estudo de caso. Durante as sessões a recolha de dados baseou-se na observação direta, exploração da plataforma e acompanhamento da evolução de cada aluno através de ficheiros disponibilizados pela mesma. Os inúmeros estímulos (pontuações e medalhas), conversação e curiosidade em explorar foram incentivos ao estudo. Considera-se que a plataforma online ajuda os alunos a estudar de forma autónoma e fora do ambiente escolar. O investigador acompanha o desenvolvimento dos alunos através dos dados disponibilizados e atribui as tarefas de acordo com o progresso do grupo, atendendo às suas necessidades e conseguindo programar as suas “aulas” a partir das dúvidas mais recorrentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2019 2019-12-01T00:00:00Z 2020-03-11T11:53:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/94110 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/94110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137995753783296 |