Design de motociclo elétrico para reabilitação da marca Famel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Helder José Cação
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23433
Resumo: Na cultura material portuguesa há inúmeros modelos de motorizadas que marcaram o século anterior, e que mesmo após o seu desaparecimento comercial permanecem vivos na memória coletiva da sociedade. Nos últimos vinte e cinco anos do século passado, fruto de um forte constrangimento às importações nacionais, desenvolveu-se em Portugal uma indústria de produção de velocípedes a motor e motociclos, quer sob licença de marcas estrangeiras, quer por desenvolvimento de marcas próprias. Da extensa coleção de artefactos construídos, distinguem-se pela sua eficiência e velocidade as motorizadas Famel XF 17 e SIS Sachs V5. Com a abertura ao mercado mundial e o progressivo incremento do nível de vida da sociedade portuguesa, a indústria dos veículos motorizados de duas rodas acabaria por manifestar insustentabilidade económica, sofrendo paulatinamente a insolvência de todas as unidades. Do parque de mais de cinquenta indústrias hoje não resta qualquer memória. O aparecimento do novo paradigma de motorização elétrica permitirá a emergência de novas soluções no mercado, usufruindo da pertinência ecológica dos novos meios e da débil concorrência das marcas estruturantes do paradigma anterior. Nesse sentido, o presente projeto constitui uma reflexão morfológica de desenho, ensaiando a reabilitação da indústria portuguesa de motociclos a partir da memória Famel.
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