Motociclos portugueses: um olhar do design sobre 50 anos de produção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4754 |
Resumo: | A produção de motociclos em Portugal, teve o seu início a partir da segunda metade do século XX, e esta actividade desenvolveu-se com sucesso durante cerca de cinquenta anos. A entrada de Portugal para a CEE, e consequente abertura dos mercados à produção estrangeira, as graves crises económicas que ocorreram na década de oitenta foram determinantes para o encerramento de grande parte desta indústria, cuja fragilidade se revelou na dificuldade em competir com modelos técnica e formalmente mais evoluídos apresentados no mercado nacional pela indústria japonesa. Este ciclo de evolução/extinção da produção ciclomotorizada em Portugal ofereceu-se como uma oportunidade para a análise feita a partir dos seus resultados, sob a perspectiva do design. Assim, nesta dissertação procedeu-se à caracterização, classificação e avaliação dos modelos concebidos e produzidos por esta indústria segundo três eixos analíticos: autoria, tecnologia e programa. O património cultural que esta produção legou, parte indiscutível da História do Design Português, representa um espólio de considerável potencial para a compreensão da história e da cultura portuguesas da segunda metade do século XX o que, em última análise, depois de devidamente estudado poderá ajudar a sedimentar a identidade cultural do nosso país e consolidar uma memória que deverá estar acessível a todos. |
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Motociclos portugueses: um olhar do design sobre 50 anos de produçãoDesign de produtosVeículos motorizadosA produção de motociclos em Portugal, teve o seu início a partir da segunda metade do século XX, e esta actividade desenvolveu-se com sucesso durante cerca de cinquenta anos. A entrada de Portugal para a CEE, e consequente abertura dos mercados à produção estrangeira, as graves crises económicas que ocorreram na década de oitenta foram determinantes para o encerramento de grande parte desta indústria, cuja fragilidade se revelou na dificuldade em competir com modelos técnica e formalmente mais evoluídos apresentados no mercado nacional pela indústria japonesa. Este ciclo de evolução/extinção da produção ciclomotorizada em Portugal ofereceu-se como uma oportunidade para a análise feita a partir dos seus resultados, sob a perspectiva do design. Assim, nesta dissertação procedeu-se à caracterização, classificação e avaliação dos modelos concebidos e produzidos por esta indústria segundo três eixos analíticos: autoria, tecnologia e programa. O património cultural que esta produção legou, parte indiscutível da História do Design Português, representa um espólio de considerável potencial para a compreensão da história e da cultura portuguesas da segunda metade do século XX o que, em última análise, depois de devidamente estudado poderá ajudar a sedimentar a identidade cultural do nosso país e consolidar uma memória que deverá estar acessível a todos.During the post-war period, when the industrial conditioning imposed by the State was one of the determining factors that promoted the industrialization in Portugal, design was not considered a supporting tool in this process. Even without a design-informed project practice, the production of motoroperated vehicles of two or three wheels, which began on the second half of the 20th century, was successfully developed through nearly fifty years. The inclusion of Portugal in the EEC and consequent opening of markets to foreign production, together with the severe economic crisis that occurred in the 80’s decade, resulted in the close-up of an important part of this industry, whose fragility was revealed even through the difficulty to resist to mere changes in the legislation about driving licenses. Such cycle of evolution/extinction of motorcycle production on Portugal revealed itself as an opportunity for the analysis of its results under a designoriented perspective. This dissertation consists therefore in the characterization of the models designed and produced by this industry according to three analytic axes, typological, morphological, and of performance. The cultural assets left by such production represent a heritage of significant potentiality for the understanding of Portuguese history and culture in the 2nd half of the 20th century. Conveniently studied, such knowledge could help consolidate our country’s cultural identity and a memory that should be available to everyone.Universidade de Aveiro2011-12-27T15:20:15Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4754porGonzaga, Susana P. Gomes Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:45Zoai:ria.ua.pt:10773/4754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:38.057159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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