Estudo da estratégia de design e do comportamento do consumidor da marca de luxo Just Cavalli
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1668 |
Resumo: | Na sociedade contemporânea o luxo é cada vez mais procurado pelos consumidores, que procuram a diferença e a exclusividade, nem que para isso tenham que pagar um preço elevado. Cada pessoa tem uma lista de desejos que quer concretizar para si, desde carros, a jóias, a telemóveis sofisticados e peças de roupa exclusivas e todos esses bens presentes na lista estão ligados a um desejo ainda mais íntimo e secreto que é o grupo social onde esses bens a podem colocar. Claro que a intensidade destes sentimentos varia de pessoa para pessoa. Cada vez mais as marcas de luxo tentam introduzir na vida dos consumidores um conceito de lifestyle, criando em volta da marca toda uma gama de produtos e, através do marketing, fazem com que esses produtos sejam necessários ao dia a dia das pessoas, promovendo a sua aquisição. A abordagem deste tema nesta dissertação, revela-se, assim, da maior oportunidade, podendo dizer-se que “o luxo está cada vez mais na moda”. O enquadramento teórico deste trabalho pretende caracterizar o comportamento do consumidor de luxo, as marcas de luxo e a evolução do vestuário de luxo desde as grandes casas de moda até ao prêt-à-porter, numa análise contemporânea dos mercados. Neste contexto, o objectivo desta dissertação é estudar uma marca de vestuário de luxo, tendo-se escolhido a Just Cavalli. O estudo incide no comportamento de compra do consumidor da marca, nomeadamente entender o que o faz procurar em concreto essa marca e conhecer os seus desejos e expectativas em relação ao design de moda das peças apresentadas por Roberto Cavalli. Por outro lado, o estudo do design de moda das colecções Just Cavalli, bem como o seu posicionamento em Portugal face ao enquadramento mundial da marca, tem também um grande relevo neste trabalho. “Uma marca de Luxo é uma referência; o Luxo é uma das grandes indústrias do século XXI” (Lipovetsky, 2007) |
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Estudo da estratégia de design e do comportamento do consumidor da marca de luxo Just CavalliJust Cavalli - Marca de luxo - Estudo de caso - PortugalMarcas de luxoDesign de modaComportamento do consumidor - Marcas de luxo - PortugalNa sociedade contemporânea o luxo é cada vez mais procurado pelos consumidores, que procuram a diferença e a exclusividade, nem que para isso tenham que pagar um preço elevado. Cada pessoa tem uma lista de desejos que quer concretizar para si, desde carros, a jóias, a telemóveis sofisticados e peças de roupa exclusivas e todos esses bens presentes na lista estão ligados a um desejo ainda mais íntimo e secreto que é o grupo social onde esses bens a podem colocar. Claro que a intensidade destes sentimentos varia de pessoa para pessoa. Cada vez mais as marcas de luxo tentam introduzir na vida dos consumidores um conceito de lifestyle, criando em volta da marca toda uma gama de produtos e, através do marketing, fazem com que esses produtos sejam necessários ao dia a dia das pessoas, promovendo a sua aquisição. A abordagem deste tema nesta dissertação, revela-se, assim, da maior oportunidade, podendo dizer-se que “o luxo está cada vez mais na moda”. O enquadramento teórico deste trabalho pretende caracterizar o comportamento do consumidor de luxo, as marcas de luxo e a evolução do vestuário de luxo desde as grandes casas de moda até ao prêt-à-porter, numa análise contemporânea dos mercados. Neste contexto, o objectivo desta dissertação é estudar uma marca de vestuário de luxo, tendo-se escolhido a Just Cavalli. O estudo incide no comportamento de compra do consumidor da marca, nomeadamente entender o que o faz procurar em concreto essa marca e conhecer os seus desejos e expectativas em relação ao design de moda das peças apresentadas por Roberto Cavalli. Por outro lado, o estudo do design de moda das colecções Just Cavalli, bem como o seu posicionamento em Portugal face ao enquadramento mundial da marca, tem também um grande relevo neste trabalho. “Uma marca de Luxo é uma referência; o Luxo é uma das grandes indústrias do século XXI” (Lipovetsky, 2007)Luxury in the contemporary society is increasingly being sought by consumers who seek exclusivity and difference, no matter what the price may be. Each of us has a personal list of wishes which we want to see come true, from cars to jewellery, sophisticated mobile phones or unique pieces of clothing, all these goods are linked to a desire even more intimate and secret which is the social group where they may place us. Of course the intensity of these feelings varies from person to person. Increasingly the brands are trying to introduce the concept of “lifestyle” into the life of consumers, they create a range of products around the brand and, through marketing, they make these products to be necessary to people, leading them to its acquisition. The discussion of this matter in this work comes as a high opportunity as we can say that “luxury is more and more in fashion”. The theoretical fitting of this work is to get to know the behaviour of the luxury consumer, the luxury brands and the evolution of the luxury clothing from the great fashion houses to prêt a porter on a contemporary market analysis. In this context, the purpose of this study is to analyse a luxury clothing brand being Just Cavalli the chosen one. The study will consist in the study the fashions consumer behaviour in what concerns to the brand Just Cavalli, to know why they choose the brand, to know their wishes and expectations about the design of the clothes presented by Roberto Cavalli but on the other side, to study the brand Just Cavalli and know what kind of consumers they want to achieve as well as the position they want to establish in Portugal. The development of this work is also to try to define and characterize the situation of the luxury brands in Portugal nowadays, such as to find out who are the consumers of these luxury brands. “A brand of luxury is a reference; the luxury is one of the major industries of the XXI century.”( Lipovetsky, 2007)Universidade da Beira InteriorMiguel, Rui Alberto LopesAzevedo, Susana Maria Palavra GarridouBibliorumSantos, Andreia Cristina Lopes dos2014-04-01T15:23:37Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:27.031530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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