Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marini, Bruna Pereira Ricci
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barba, Patrícia Carla de Souza Della
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241
Resumo: Objetivo: Identificar, pela ótica dos profissionais, quais os referenciais utilizados em suas práticas no campo da Intervenção Precoce, se empregam práticas baseadas em evidências e quais os desafios relacionados à formação profissional. Método: Trata-se do recorte de um estudo com metodologia transversal, descritiva e exploratória, de abordagem quali-quantitativa. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: identificação e caracterização dos serviços e equipes de Intervenção Precoce; e estudo exploratório com profissionais que integram essas equipes. Resultados: Os resultados da primeira etapa permitiram a identificação de 95 profissionais, pertencentes a 15 diferentes especialidades, atuando em 9 serviços de Intervenção Precoce das regiões epesquisadas. Na segunda etapa, foram descritas pelos mesmos uma ampla complexidade de referenciais teóricos empregados em suas práticas, assim como dificuldades nos processos de formação continuada e no acesso á conhecimentos científicos que fundamentam as práticas baseadas em evidências. Considerações finais: Diante das questões colocadas, conclui-se que ainda existe um longo caminho a percorrer para a aproximação entre as práticas desenvolvidas e aquelas reconhecidas como as mais eficazes, o que demanda o investimento na formação de qualidade, na articulação entre serviços e universidades e no desenvolvimento de pesquisas em vários níveis para o fomento da qualidade técnica e, consequentemente, o desenvolvimento das melhores práticas.
id RCAP_21a42ab780aebe39970b6f9572d4658a
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidênciaObjetivo: Identificar, pela ótica dos profissionais, quais os referenciais utilizados em suas práticas no campo da Intervenção Precoce, se empregam práticas baseadas em evidências e quais os desafios relacionados à formação profissional. Método: Trata-se do recorte de um estudo com metodologia transversal, descritiva e exploratória, de abordagem quali-quantitativa. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: identificação e caracterização dos serviços e equipes de Intervenção Precoce; e estudo exploratório com profissionais que integram essas equipes. Resultados: Os resultados da primeira etapa permitiram a identificação de 95 profissionais, pertencentes a 15 diferentes especialidades, atuando em 9 serviços de Intervenção Precoce das regiões epesquisadas. Na segunda etapa, foram descritas pelos mesmos uma ampla complexidade de referenciais teóricos empregados em suas práticas, assim como dificuldades nos processos de formação continuada e no acesso á conhecimentos científicos que fundamentam as práticas baseadas em evidências. Considerações finais: Diante das questões colocadas, conclui-se que ainda existe um longo caminho a percorrer para a aproximação entre as práticas desenvolvidas e aquelas reconhecidas como as mais eficazes, o que demanda o investimento na formação de qualidade, na articulação entre serviços e universidades e no desenvolvimento de pesquisas em vários níveis para o fomento da qualidade técnica e, consequentemente, o desenvolvimento das melhores práticas.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2021-03-24T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/241Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 4-24Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 4-24Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 4-24Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 4-242182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241/364https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241/382Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarini, Bruna Pereira RicciBarba, Patrícia Carla de Souza Della2022-09-22T10:36:36Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:34.974488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência
title Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência
spellingShingle Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência
Marini, Bruna Pereira Ricci
title_short Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência
title_full Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência
title_fullStr Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência
title_full_unstemmed Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência
title_sort Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência
author Marini, Bruna Pereira Ricci
author_facet Marini, Bruna Pereira Ricci
Barba, Patrícia Carla de Souza Della
author_role author
author2 Barba, Patrícia Carla de Souza Della
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marini, Bruna Pereira Ricci
Barba, Patrícia Carla de Souza Della
description Objetivo: Identificar, pela ótica dos profissionais, quais os referenciais utilizados em suas práticas no campo da Intervenção Precoce, se empregam práticas baseadas em evidências e quais os desafios relacionados à formação profissional. Método: Trata-se do recorte de um estudo com metodologia transversal, descritiva e exploratória, de abordagem quali-quantitativa. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: identificação e caracterização dos serviços e equipes de Intervenção Precoce; e estudo exploratório com profissionais que integram essas equipes. Resultados: Os resultados da primeira etapa permitiram a identificação de 95 profissionais, pertencentes a 15 diferentes especialidades, atuando em 9 serviços de Intervenção Precoce das regiões epesquisadas. Na segunda etapa, foram descritas pelos mesmos uma ampla complexidade de referenciais teóricos empregados em suas práticas, assim como dificuldades nos processos de formação continuada e no acesso á conhecimentos científicos que fundamentam as práticas baseadas em evidências. Considerações finais: Diante das questões colocadas, conclui-se que ainda existe um longo caminho a percorrer para a aproximação entre as práticas desenvolvidas e aquelas reconhecidas como as mais eficazes, o que demanda o investimento na formação de qualidade, na articulação entre serviços e universidades e no desenvolvimento de pesquisas em vários níveis para o fomento da qualidade técnica e, consequentemente, o desenvolvimento das melhores práticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-24T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/241
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241/364
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241/382
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 4-24
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 4-24
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 4-24
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 4-24
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453147385856