Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241 |
Resumo: | Objetivo: Identificar, pela ótica dos profissionais, quais os referenciais utilizados em suas práticas no campo da Intervenção Precoce, se empregam práticas baseadas em evidências e quais os desafios relacionados à formação profissional. Método: Trata-se do recorte de um estudo com metodologia transversal, descritiva e exploratória, de abordagem quali-quantitativa. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: identificação e caracterização dos serviços e equipes de Intervenção Precoce; e estudo exploratório com profissionais que integram essas equipes. Resultados: Os resultados da primeira etapa permitiram a identificação de 95 profissionais, pertencentes a 15 diferentes especialidades, atuando em 9 serviços de Intervenção Precoce das regiões epesquisadas. Na segunda etapa, foram descritas pelos mesmos uma ampla complexidade de referenciais teóricos empregados em suas práticas, assim como dificuldades nos processos de formação continuada e no acesso á conhecimentos científicos que fundamentam as práticas baseadas em evidências. Considerações finais: Diante das questões colocadas, conclui-se que ainda existe um longo caminho a percorrer para a aproximação entre as práticas desenvolvidas e aquelas reconhecidas como as mais eficazes, o que demanda o investimento na formação de qualidade, na articulação entre serviços e universidades e no desenvolvimento de pesquisas em vários níveis para o fomento da qualidade técnica e, consequentemente, o desenvolvimento das melhores práticas. |
id |
RCAP_21a42ab780aebe39970b6f9572d4658a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/241 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidênciaObjetivo: Identificar, pela ótica dos profissionais, quais os referenciais utilizados em suas práticas no campo da Intervenção Precoce, se empregam práticas baseadas em evidências e quais os desafios relacionados à formação profissional. Método: Trata-se do recorte de um estudo com metodologia transversal, descritiva e exploratória, de abordagem quali-quantitativa. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: identificação e caracterização dos serviços e equipes de Intervenção Precoce; e estudo exploratório com profissionais que integram essas equipes. Resultados: Os resultados da primeira etapa permitiram a identificação de 95 profissionais, pertencentes a 15 diferentes especialidades, atuando em 9 serviços de Intervenção Precoce das regiões epesquisadas. Na segunda etapa, foram descritas pelos mesmos uma ampla complexidade de referenciais teóricos empregados em suas práticas, assim como dificuldades nos processos de formação continuada e no acesso á conhecimentos científicos que fundamentam as práticas baseadas em evidências. Considerações finais: Diante das questões colocadas, conclui-se que ainda existe um longo caminho a percorrer para a aproximação entre as práticas desenvolvidas e aquelas reconhecidas como as mais eficazes, o que demanda o investimento na formação de qualidade, na articulação entre serviços e universidades e no desenvolvimento de pesquisas em vários níveis para o fomento da qualidade técnica e, consequentemente, o desenvolvimento das melhores práticas.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2021-03-24T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/241Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 4-24Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 4-24Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 4-24Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 4-242182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241/364https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241/382Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarini, Bruna Pereira RicciBarba, Patrícia Carla de Souza Della2022-09-22T10:36:36Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:34.974488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
title |
Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
spellingShingle |
Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência Marini, Bruna Pereira Ricci |
title_short |
Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
title_full |
Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
title_fullStr |
Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
title_full_unstemmed |
Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
title_sort |
Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidência |
author |
Marini, Bruna Pereira Ricci |
author_facet |
Marini, Bruna Pereira Ricci Barba, Patrícia Carla de Souza Della |
author_role |
author |
author2 |
Barba, Patrícia Carla de Souza Della |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marini, Bruna Pereira Ricci Barba, Patrícia Carla de Souza Della |
description |
Objetivo: Identificar, pela ótica dos profissionais, quais os referenciais utilizados em suas práticas no campo da Intervenção Precoce, se empregam práticas baseadas em evidências e quais os desafios relacionados à formação profissional. Método: Trata-se do recorte de um estudo com metodologia transversal, descritiva e exploratória, de abordagem quali-quantitativa. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: identificação e caracterização dos serviços e equipes de Intervenção Precoce; e estudo exploratório com profissionais que integram essas equipes. Resultados: Os resultados da primeira etapa permitiram a identificação de 95 profissionais, pertencentes a 15 diferentes especialidades, atuando em 9 serviços de Intervenção Precoce das regiões epesquisadas. Na segunda etapa, foram descritas pelos mesmos uma ampla complexidade de referenciais teóricos empregados em suas práticas, assim como dificuldades nos processos de formação continuada e no acesso á conhecimentos científicos que fundamentam as práticas baseadas em evidências. Considerações finais: Diante das questões colocadas, conclui-se que ainda existe um longo caminho a percorrer para a aproximação entre as práticas desenvolvidas e aquelas reconhecidas como as mais eficazes, o que demanda o investimento na formação de qualidade, na articulação entre serviços e universidades e no desenvolvimento de pesquisas em vários níveis para o fomento da qualidade técnica e, consequentemente, o desenvolvimento das melhores práticas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-24T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/241 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241/364 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/241/382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 4-24 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 4-24 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 4-24 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 4-24 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130453147385856 |