A cor como meio para a compreensão da abstração na educação visual - proposta de metodologia de auxílio no processo de ensino da arte abstrata no 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Filipa Raquel Aguiar Macedo de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10922
Resumo: Este trabalho tem como ponto de partida o ensino da arte abstrata e a importância e relação direta da cor neste processo. Pretende-se perceber até que ponto, e de que forma, está o ensino da arte abstrata relacionado com a cor, se os alunos serão capazes de a utilizar conscientemente como auxiliar para a abstração e compreender, neste contexto, qual a contribuição da psicologia da cor. Com base em autores como Kandinsky, Itten, Pastoureau e Heller, a psicologia da cor, que o estudo revelou ser apreendida facilmente pelos alunos, é empregue como meio auxiliar privilegiado de compreensão da arte abstrata e do processo de ultrapassagem do pensamento figurativo. A metodologia foi criada tendo em conta não apenas o tema principal deste estudo, mas também o desenvolvimento cognitivo e a mentalidade artística dos adolescentes. Deste modo, foi possível aliar as características da crise da puberdade aos exercícios práticos desenvolvidos, mantendo os alunos interessados e motivados.
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