Insucesso Escolar Prevenção e Intervenção na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Helena Sofia Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2504
Resumo: O conceito de insucesso escolar é bastante complexo e relativo, uma vez que o seu estudo apresenta uma enorme polissemia no que diz respeito à sua definição dentro da comunidade de investigadores e pedagogos. De um modo geral, designa-se de insucesso escolar quando a criança/aluno não atinge os objetivos de escolaridade propostos referentes à sua idade e ano de escolaridade. Desta forma, o presente trabalho de investigação teve como objetivo identificar estratégias de prevenção e intervenção do insucesso escolar. Para além de tentar perceber quais os agentes e fatores originadores do mesmo. Neste sentido, foi possível contar com a participação de 11 educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. A quem foi aplicado um inquérito por questionário de carácter quantitativo e qualitativo, com o objetivo de perceber os vários pontos de vista tanto dos educadores de infância como dos professores do 1º CEB face ao insucesso escolar. Assim, na análise de dados, os profissionais de educação acreditam que é possível prevenir o insucesso escolar na Educação Pré-Escolar e dar continuidade no 1º CEB. Ao longo da análise podemos constatar que existem aspetos em que os educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico estão de acordo, tal como nos fatores causadores do insucesso escolar e nas medidas a serem implementadas para atuar contra o mesmo. No entanto, os profissionais de educação pontos de vista diferentes no que diz respeito à relação entre os documentos orientadores e o insucesso escolar, bem como nos comportamentos que as crianças podem demonstrar quando têm dificuldades
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