Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Sílvia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1386
Resumo: O presente documento surge da investigação decorrida na prática pedagógica durante o período de estágio profissionalizante, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II em 1º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro foi desenvolvido com um grupo de crianças de quatro anos numa Instituição Particular Solidariedade Social (IPSS) e o segundo com um grupo de alunos do 4º ano do ensino básico numa Instituição oficial. Nestes testemunhos serão caracterizados os contextos em que decorreram a ação educativa, os intervenientes do estudo e ao mesmo tempo serão descritos todos os processos de intervenção no que respeita ao observar, planear/planificar, agir e avaliar, podendo estes aspetos serem traduzidos em evidências. Será ainda considerada toda a prática de estágio enquanto experiência enriquecedora e refletida no que toca à vertente pessoal e profissional numa perspetiva de prática reflexiva no panorama educacional. ABSTRACT This paper is the investigation elapsed in pedagogical practice during the training period , conducted within the Master of Education Preschool and 1st cycle of basic education , specifically in Stage I in Pre - School Education and Training II on 1st Cycle Basic Education . The first was developed with a group of four year olds in a Private Institution Social Solidarity ( IPSS ) and the second with a group of students in the 4th year of primary education in a public institution . These testimonies will be characterized the contexts in which educational activities took place , the actors of the study and at the same time will be described all the processes of intervention with regard to observing , planning / plan, act and evaluate these aspects can be translated into evidence . It will be further considered all the practical internship while enriching and reflected with regard to present a personal and professional perspective of reflective practice in education landscape experience.
id RCAP_6ef7fb3264908114746a18b6a974cc26
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1386
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuroEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoIntervençãoO presente documento surge da investigação decorrida na prática pedagógica durante o período de estágio profissionalizante, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II em 1º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro foi desenvolvido com um grupo de crianças de quatro anos numa Instituição Particular Solidariedade Social (IPSS) e o segundo com um grupo de alunos do 4º ano do ensino básico numa Instituição oficial. Nestes testemunhos serão caracterizados os contextos em que decorreram a ação educativa, os intervenientes do estudo e ao mesmo tempo serão descritos todos os processos de intervenção no que respeita ao observar, planear/planificar, agir e avaliar, podendo estes aspetos serem traduzidos em evidências. Será ainda considerada toda a prática de estágio enquanto experiência enriquecedora e refletida no que toca à vertente pessoal e profissional numa perspetiva de prática reflexiva no panorama educacional. ABSTRACT This paper is the investigation elapsed in pedagogical practice during the training period , conducted within the Master of Education Preschool and 1st cycle of basic education , specifically in Stage I in Pre - School Education and Training II on 1st Cycle Basic Education . The first was developed with a group of four year olds in a Private Institution Social Solidarity ( IPSS ) and the second with a group of students in the 4th year of primary education in a public institution . These testimonies will be characterized the contexts in which educational activities took place , the actors of the study and at the same time will be described all the processes of intervention with regard to observing , planning / plan, act and evaluate these aspects can be translated into evidence . It will be further considered all the practical internship while enriching and reflected with regard to present a personal and professional perspective of reflective practice in education landscape experience.2014-05-14T11:28:20Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1386TID:201460319porTeixeira, Sílviainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.829600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
title Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
spellingShingle Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
Teixeira, Sílvia
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção
title_short Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
title_full Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
title_fullStr Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
title_full_unstemmed Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
title_sort Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
author Teixeira, Sílvia
author_facet Teixeira, Sílvia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção
description O presente documento surge da investigação decorrida na prática pedagógica durante o período de estágio profissionalizante, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II em 1º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro foi desenvolvido com um grupo de crianças de quatro anos numa Instituição Particular Solidariedade Social (IPSS) e o segundo com um grupo de alunos do 4º ano do ensino básico numa Instituição oficial. Nestes testemunhos serão caracterizados os contextos em que decorreram a ação educativa, os intervenientes do estudo e ao mesmo tempo serão descritos todos os processos de intervenção no que respeita ao observar, planear/planificar, agir e avaliar, podendo estes aspetos serem traduzidos em evidências. Será ainda considerada toda a prática de estágio enquanto experiência enriquecedora e refletida no que toca à vertente pessoal e profissional numa perspetiva de prática reflexiva no panorama educacional. ABSTRACT This paper is the investigation elapsed in pedagogical practice during the training period , conducted within the Master of Education Preschool and 1st cycle of basic education , specifically in Stage I in Pre - School Education and Training II on 1st Cycle Basic Education . The first was developed with a group of four year olds in a Private Institution Social Solidarity ( IPSS ) and the second with a group of students in the 4th year of primary education in a public institution . These testimonies will be characterized the contexts in which educational activities took place , the actors of the study and at the same time will be described all the processes of intervention with regard to observing , planning / plan, act and evaluate these aspects can be translated into evidence . It will be further considered all the practical internship while enriching and reflected with regard to present a personal and professional perspective of reflective practice in education landscape experience.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14T11:28:20Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1386
TID:201460319
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1386
identifier_str_mv TID:201460319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621981421568