Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1386 |
Resumo: | O presente documento surge da investigação decorrida na prática pedagógica durante o período de estágio profissionalizante, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II em 1º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro foi desenvolvido com um grupo de crianças de quatro anos numa Instituição Particular Solidariedade Social (IPSS) e o segundo com um grupo de alunos do 4º ano do ensino básico numa Instituição oficial. Nestes testemunhos serão caracterizados os contextos em que decorreram a ação educativa, os intervenientes do estudo e ao mesmo tempo serão descritos todos os processos de intervenção no que respeita ao observar, planear/planificar, agir e avaliar, podendo estes aspetos serem traduzidos em evidências. Será ainda considerada toda a prática de estágio enquanto experiência enriquecedora e refletida no que toca à vertente pessoal e profissional numa perspetiva de prática reflexiva no panorama educacional. ABSTRACT This paper is the investigation elapsed in pedagogical practice during the training period , conducted within the Master of Education Preschool and 1st cycle of basic education , specifically in Stage I in Pre - School Education and Training II on 1st Cycle Basic Education . The first was developed with a group of four year olds in a Private Institution Social Solidarity ( IPSS ) and the second with a group of students in the 4th year of primary education in a public institution . These testimonies will be characterized the contexts in which educational activities took place , the actors of the study and at the same time will be described all the processes of intervention with regard to observing , planning / plan, act and evaluate these aspects can be translated into evidence . It will be further considered all the practical internship while enriching and reflected with regard to present a personal and professional perspective of reflective practice in education landscape experience. |
id |
RCAP_6ef7fb3264908114746a18b6a974cc26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1386 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuroEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoIntervençãoO presente documento surge da investigação decorrida na prática pedagógica durante o período de estágio profissionalizante, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II em 1º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro foi desenvolvido com um grupo de crianças de quatro anos numa Instituição Particular Solidariedade Social (IPSS) e o segundo com um grupo de alunos do 4º ano do ensino básico numa Instituição oficial. Nestes testemunhos serão caracterizados os contextos em que decorreram a ação educativa, os intervenientes do estudo e ao mesmo tempo serão descritos todos os processos de intervenção no que respeita ao observar, planear/planificar, agir e avaliar, podendo estes aspetos serem traduzidos em evidências. Será ainda considerada toda a prática de estágio enquanto experiência enriquecedora e refletida no que toca à vertente pessoal e profissional numa perspetiva de prática reflexiva no panorama educacional. ABSTRACT This paper is the investigation elapsed in pedagogical practice during the training period , conducted within the Master of Education Preschool and 1st cycle of basic education , specifically in Stage I in Pre - School Education and Training II on 1st Cycle Basic Education . The first was developed with a group of four year olds in a Private Institution Social Solidarity ( IPSS ) and the second with a group of students in the 4th year of primary education in a public institution . These testimonies will be characterized the contexts in which educational activities took place , the actors of the study and at the same time will be described all the processes of intervention with regard to observing , planning / plan, act and evaluate these aspects can be translated into evidence . It will be further considered all the practical internship while enriching and reflected with regard to present a personal and professional perspective of reflective practice in education landscape experience.2014-05-14T11:28:20Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1386TID:201460319porTeixeira, Sílviainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.829600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro |
title |
Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro |
spellingShingle |
Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro Teixeira, Sílvia Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Intervenção |
title_short |
Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro |
title_full |
Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro |
title_fullStr |
Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro |
title_full_unstemmed |
Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro |
title_sort |
Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro |
author |
Teixeira, Sílvia |
author_facet |
Teixeira, Sílvia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Sílvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Intervenção |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Intervenção |
description |
O presente documento surge da investigação decorrida na prática pedagógica durante o período de estágio profissionalizante, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II em 1º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro foi desenvolvido com um grupo de crianças de quatro anos numa Instituição Particular Solidariedade Social (IPSS) e o segundo com um grupo de alunos do 4º ano do ensino básico numa Instituição oficial. Nestes testemunhos serão caracterizados os contextos em que decorreram a ação educativa, os intervenientes do estudo e ao mesmo tempo serão descritos todos os processos de intervenção no que respeita ao observar, planear/planificar, agir e avaliar, podendo estes aspetos serem traduzidos em evidências. Será ainda considerada toda a prática de estágio enquanto experiência enriquecedora e refletida no que toca à vertente pessoal e profissional numa perspetiva de prática reflexiva no panorama educacional. ABSTRACT This paper is the investigation elapsed in pedagogical practice during the training period , conducted within the Master of Education Preschool and 1st cycle of basic education , specifically in Stage I in Pre - School Education and Training II on 1st Cycle Basic Education . The first was developed with a group of four year olds in a Private Institution Social Solidarity ( IPSS ) and the second with a group of students in the 4th year of primary education in a public institution . These testimonies will be characterized the contexts in which educational activities took place , the actors of the study and at the same time will be described all the processes of intervention with regard to observing , planning / plan, act and evaluate these aspects can be translated into evidence . It will be further considered all the practical internship while enriching and reflected with regard to present a personal and professional perspective of reflective practice in education landscape experience. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-14T11:28:20Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1386 TID:201460319 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1386 |
identifier_str_mv |
TID:201460319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621981421568 |